00:00:00
22 Nov

Zurich é uma das vencedoras do Prêmio ECO 2023

30 de outubro de 2023
156 Visualizações

O mote do negócio de uma seguradora é a proteção da vida e do patrimônio dos clientes através de produtos de seguro. Na Seguradora Zurich, porém, isso vai além. A companhia tem a ambição de ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto do mundo e vem desenvolvendo projetos de sustentabilidade que ampliam o conceito de proteção com um olhar para a construção de um futuro melhor.

Com esse propósito, a companhia estruturou, desde 2021, uma série de iniciativas para reciclar o grande volume de salvados (bens avariados sem valor comercial, e que são recolhidos após o acionamento do seguro), bem como resíduos decorrentes do reparo de aparelhos celulares, informática e móveis.

Estas iniciativas foram reunidas sob o projeto Zurich Recicla, que acaba de ser anunciado como o vencedor do Prêmio ECO 2023, organizado pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), uma das mais tradicionais premiações de sustentabilidade no Brasil. O projeto concorreu junto a 195 projetos de mais de 100 empresas de diversos segmentos em todo o país, e foi vencedor na modalidade Práticas de Sustentabilidade, Categoria Produtos e Serviços para Grandes Empresas.

Chama a atenção o volume de resíduos com reciclagem registrados pelo projeto em pouco mais de dois anos – cerca de 151 toneladas até agosto de 2023. Jason Sampaio, superintendente de Sinistros de Afinidades da Seguradora Zurich e responsável pelo projeto, lembra que a companhia é uma das líderes de mercado nos seguros de garantia estendida (que tem como objetivo ampliar a garantia original de fábrica para eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos eletrônicos e móveis) e de celulares (oferecem cobertura para roubo, furto ou dano ao aparelho), o que abriu uma janela grande de oportunidade de atuação responsável em relação aos resíduos, subproduto da operação de sinistros.

“Apesar de o descarte responsável ou a reciclagem não serem responsabilidade legal das seguradoras, a Zurich entende o cenário como uma chance de incentivar a sustentabilidade no setor, além de uma forma de envolver outros stakeholders nessa jornada e de estimular desenvolvimento de toda a cadeia de descarte e reciclagem desses produtos”, explica Sampaio.

Até agosto deste ano, já foram coletadas cerca de 60 toneladas de resíduos, 29% a mais do que em todo o período de 2022 (46,4 toneladas). A destinação é feita a partir de parceiros especializados na reciclagem de cada tipo de produto de seguro: os móveis e eletrodomésticos, provenientes dos acionamentos de garantia estendida e de assistências (como do seguro residencial, por exemplo), são de responsabilidade da Ecoassist; já os resíduos oriundos de automóveis em final de vida útil sem valor comercial, depois de indenizado o cliente, ficam a cargo da Ecopalace.

Já a GM&C faz a destinação dos resíduos provenientes dos acionamentos do seguro de celulares e informática – nesse caso, a Zurich tem mais de 300 urnas de coleta espalhadas pelo país em suas assistências técnicas parceiras, o que permite que tanto clientes quanto não clientes usufruam do serviço.

Segundo o Jason, o projeto vem crescendo conforme são identificadas oportunidades para ampliar seu escopo. “Os parceiros separam todos os componentes e direcionam para recicladores especializados. Dessa forma, vão sendo desenvolvidos processos e parcerias de modo que produtos e peças possam ser reintegrados à cadeia de produção”, explica.

Por tudo isso, para o executivo, o projeto promove não só a minimização dos impactos ambientais, mas o desenvolvimento de práticas de sustentabilidade em cadeia, estimulando o envolvimento da comunidade e a capacitação das assistências técnicas.

“Neste ano, procuramos promover a conscientização dos nossos parceiros de serviço, e por isso implementamos um programa de incentivo a práticas sustentáveis com toda a nossa rede de fornecedores, que passam a ser multiplicadores desse conhecimento”, complementa Jason.

Sustentabilidade em sinistros é meta da seguradora

O Zurich Recicla faz parte de uma série de iniciativas na área de Sinistros da companhia que têm aderência à sustentabilidade. Entre elas, podem ser mencionados o projeto Selo Verde, que certifica as oficinas de reparo automotivo parceiras com melhores práticas de sustentabilidade, e o diagnóstico remoto no seguro de garantia estendida, que diminuiu o número de viagens à casa do cliente com a criação de um call center técnico e especializado.

Com o amadurecimento da incorporação de iniciativas sustentáveis nos processos, a área desenvolveu inclusive um indicador para avaliar o percentual de sinistros que contam com alguma iniciativa de sustentabilidade. A meta é que, até 2023, 55% de todos os sinistros da Zurich sejam encerrados com pelo menos uma ação sustentável – até setembro, já são 52,8%. O indicador está sendo estudado, pensando em sua adaptação para outras unidades de negócio da Zurich ao redor do mundo.

“A jornada de sustentabilidade é uma agenda global da Zurich, e temos nos dedicado com afinco no Brasil para incorporá-la em todos os nossos produtos e processos, com seriedade e competência. Existe uma governança estruturada para isso, e esta meta, entre outras relacionadas à sustentabilidade, estão atreladas à avaliação de resultados dos principais executivos da companhia”, resume Jason.

A Zurich tem compromissos globais com relação à sustentabilidade que estão sendo cascateados para as diversas unidades de negócio da companhia, incluindo o Brasil. A seguradora espera zerar as emissões de carbono em suas operações até 2030, e vem atuando em diversas frentes, como na redução de viagens e adoção de uma frota híbrida e elétrica.

Em 2023, uma das principais iniciativas da companhia foi o projeto de compensação de carbono no seguro auto, em parceria com a Localiza&Co e a Tempo, que ajudará a compensar mais de 6,5 mil toneladas anuais de carbono provenientes dos serviços de carro reserva e assistência 24h.

Conteúdo Comunicação

Foto: Jason Sampaio, superintendente de Sinistros de Afinidades da Seguradora Zurich e responsável pelo projeto

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
53 Vizualizações
Lojacorr
53 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin