00:00:00
29 Apr

Equilíbrio emocional: especialista em RH traz dicas para gestores

22 de setembro de 2023
110 Visualizações

Quem nunca vivenciou um momento desafiador no mercado de trabalho? É comum, nessas situações, as pessoas sentirem certa dificuldade em entender e gerenciar as próprias emoções. E, quando se assume o papel de liderança de pessoas, a busca pelo equilíbrio emocional se torna ainda mais importante para lidar com todas as situações.

Neste caminho, o primeiro passo é entender o que se sente. De acordo com Valdirene Soares Secato (foto), Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros, quando conhecemos e nomeamos uma emoção, conseguimos gerenciar melhor as atitudes. O segundo passo é entender que toda situação tem uma resolução e que ela é apenas parte de um todo.

Diante disso, a executiva elaborou uma lista com algumas dicas de ações que contribuem para o bem-estar físico e emocional e, consequentemente, auxilia as lideranças a lidarem da melhor forma com suas emoções, inspirando e motivando suas equipes na constante busca pelo equilíbrio emocional.

1 – Inclua a meditação na sua rotina

Prática milenar, meditar pode ser uma poderosa técnica de relaxamento e (re)conhecimento do que se sente. Podendo ser praticada ao acordar, antes de dormir ou em alguma pausa no trabalho, ela também auxilia no controle de ansiedade, redução da perda de memória e melhora do sono, além de potencializar a autoestima e o autoconhecimento.

2 – Estruture bem o seu dia e busque o equilíbrio

Por mais que existam dias desafiadores, em que parece não haver horas suficientes para gerenciar todas as tarefas, quando estruturamos o nosso dia a dia, incluindo pausas, evitando a procrastinação e com foco no que foi definido, isso nos auxilia a enxergarmos aquela “luz no fim do túnel”. Além disso, vale lembrar que a estruturação dos nossos dias deve envolver não apenas a rotina de trabalho, mas também um tempo de qualidade com família e amigos, boas noites de sono e um tempo para você.

3 – Pratique exercícios físicos

Além de promoverem diversos benefícios para a saúde, os exercícios físicos são uma valiosa ferramenta para o bem-estar. Fazer uma caminhada, andar de bicicleta, jogar bola, praticar ioga ou ir para a academia são algumas das inúmeras opções de exercícios que o ajudarão ter uma vida mais saudável – incluindo corpo e mente.

4 – Tenha um hobby

O equilíbrio das emoções é fundamental para uma vida mais leve. Hobbies são uma ótima maneira de reservarmos um tempo para nós, para fazer algo que nos diverte, acalma e cria vínculos com as pessoas ao nosso redor. Do tricô ao motociclismo, aqui vale tudo que nos alegra e colabora para o nosso bem-estar físico e emocional.

5 – Converse sobre saúde mental

Nos últimos anos, as áreas de Recursos Humanos das empresas passaram a desenvolver ações preventivas com foco na saúde mental, com objetivo de auxiliar seus funcionários. Procure saber se sua empresa oferece cursos, palestras e encontros e estimule seus times a conhecerem os conteúdos. O autocuidado é importante, assim como buscar a ajuda de profissionais da área. Fale sobre suas emoções, se expresse, compreenda seus limites e como você pode contornar as situações antes que elas fujam do seu controle.

Edelman

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
192 Vizualizações
Zurich
192 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
101 Vizualizações
MetLife
101 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
110 Vizualizações
TEx
110 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin