00:00:00
29 Apr

Carros usados: tíquete recua 8,6% em julho

21 de agosto de 2023
197 Visualizações

O tíquete médio das vendas de veículos usados ficou em R$ 74.706,00 em julho, recuo de 8,6% em comparação ao mês anterior e atingiu o menor patamar dos últimos 12 meses. A maior queda de preço após as medidas governamentais de redução de impostos para os carros 0km foi verificada em automóveis com mais de três anos de uso. Quanto aos seminovos, a desvalorização foi mais forte nos segmentos de veículos premium e sedans médios, enquanto os compactos hatch aumentaram a representatividade nas vendas. Os dados são do Estudo Performance de Veículos Usados PVU, realizado pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV. A pesquisa abrange 2.410 concessionárias, de 21 marcas, cadastradas em todo o Brasil, que representam cerca de 65% do volume total de vendas do país.

Além da diminuição do preço médio, observou-se uma melhora significativa no giro de estoque das revendas que, no mês de julho ficou em 41 dias, o menor patamar em 12 meses. Para efeito de comparação, em junho o giro era de 48 dias e em maio, de 50. Dezembro de 2022, foi o mês cujo desempenho das vendas mais se aproximou, com giro de 43 dias. “O giro de julho ficou abaixo de dezembro, o que chama a atenção, pois o final do ano costuma ter um giro de estoque mais rápido por conta da sazonalidade”, observa Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.

A queda no preço médio explica o aumento da velocidade de venda de veículos usados e seminovos, pois os revendedores precisam buscar formas de se desfazer mais rapidamente dos estoques adquiridos a valores maiores. “O giro maior é consequência de ações promocionais das concessionárias, sensíveis quanto à necessidade de aumentar o fluxo de vendas para manterem a rentabilidade de suas operações”, explica.

A atitude de realizar ações promocionais, aliás, trouxe resultados positivos, pois mesmo com a diminuição do tíquete médio, as concessionárias conseguiram recompor a margem bruta do faturamento, que ficou em 11%, o maior percentual desde março deste ano (11,2%). Em junho a margem bruta era de 10,6%.

Nas vendas de veículos usados seminovos, o segmento de compactos Hatch cresceu em representatividade, de 31% em junho para 35% em julho, após as medidas governamentais de redução de preços e impostos para veículos 0km. Na ponta negativa, perderam participação os modelos Compact Sedan, SUV, Pickup e Midsize Sedan.

Quanto mais velho, mais desvalorizado

Segundo o levantamento, os veículos de 2012 a 2015 foram os que apresentaram as maiores reduções de preços em julho na comparação com junho, de 8,7%. Em seguida estão os fabricados entre 2016 e 2019 (-7,5%) e, por fim, aqueles entre 2020 e 2022, ou seja, os seminovos, com recuo de 4,7%.

Entre os seminovos, os veículos do segmento premium apresentaram recuo em seus preços da ordem de – 5,3%, enquanto nos sedans compactos a queda ficou em – 2,7%. Completam a lista os sedans médios (-2%), hatches compactos (-1,4%) e SUVs e picapes (-1,2%). “A redução de preços foi geral, mas o segmento de veículos premium e sedans compactos foram aqueles que sofreram a maior queda de preços em julho, especialmente após o anúncio do programa do governo de redução de impostos e preços dos veículos 0km”, conclui Fábio Braga.

Compliance Comunicação

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
186 Vizualizações
Zurich
186 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
93 Vizualizações
MetLife
93 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
99 Vizualizações
TEx
99 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin