00:00:00
02 May

Base de dados da ATP sobre 301 portos brasileiros ganha versão em inglês

17 de agosto de 2023
107 Visualizações

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) lançou, nesta quarta-feira (16/8), em seu site, a versão em inglês do DATaPort, base de dados confiável que reúne números relacionados a investimento, movimentação de carga, atracação, índices ambientais, estruturas e demais informações relevantes dos terminais portuários brasileiros. No site da entidade, os interessados podem acessar gratuitamente a novidade da plataforma on-line, originalmente disponível em português.

O diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, destaca que a nova versão do DATaPort em inglês é mais uma forma de compartilhar com o mundo as relevantes informações do setor portuário brasileiro e fortalecer a transparência dos dados. No total, o país tem 301 portos em funcionamento, dos quais 266 (88,3%) são privados, e 35 (11,6%), públicos (18 delegados, 15 federais e 2 concedidos).

Barbosa explica que o DATaPort é atualizado a partir de informações de fontes oficiais, como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Fórum Econômico Mundial e a Marinha. Os números também são comparados com os de outras bases de dados oficiais. A versão em inglês é resultado do MOU assinado com Associação Internacional de Portos (IAPH, sigla em inglês), visando o fomento de estudos e pesquisas internacionais.

“A plataforma criada pela ATP reúne todas as informações sobre o setor portuário privado e público em um único sistema, oferecendo um diferencial único para quem busca informações completas e atualizadas”, afirma o diretor-presidente.

Com a versão em inglês, profissionais do setor portuário de todo o mundo e demais interessados poderão acessar as informações compiladas pela ATP em um banco de dados com um mecanismo de busca ágil sobre o panorama do setor em diversos aspectos, como tipos de carga e regiões do país. Por isso, o DATaPort já é considerado um hub qualificado de informações sobre os portos brasileiros.

Assim como a versão em português, a versão em inglês possibilita visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples e funcional. Um dos grandes diferenciais da ferramenta é apresentar ainda dados de investimentos e estruturas dos Terminais de Uso Privado (TUPs), como áreas, acesso e calado, em suas diversas instalações pelo país.

O DATaPort também oferece pesquisas personalizadas, de acordo com a necessidade do usuário do banco de dados. Segundo a ATP, a busca pode ser feita por tipo de instalação, região, unidade da federação, zona de praticagem e perfil de carga. Todas essas possibilidades podem ser aplicadas por meio de filtros na pesquisa, que gera gráficos e informações visuais aos interessados, de forma pontual, rápida e dinâmica. A versão em português foi lançada em julho de 2020.

O que é a ATP
Criada em 24 de outubro de 2013, a ATP representa e defende o segmento portuário privado e atua pela modernização dos portos brasileiros. Atualmente, reúne 33 empresas de grande porte e congrega 61 TUPs do país. Juntas, as associadas à ATP movimentam 53% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.

As associadas são empresas que se destacam por suas performances positivas e por recordes sucessivos de movimentação. Atuam em áreas fundamentais da economia brasileira, como os setores de mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial nacional e para tornar o comércio exterior brasileiro mais robusto.

Assessoria de imprensa da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP).

You may be interested

Allianz lança campanha de incentivo
Allianz Seguros
80 Vizualizações
Allianz Seguros
80 Vizualizações

Allianz lança campanha de incentivo

Publicação - 30 de abril de 2024

A Allianz Seguros apresenta mais uma campanha de incentivo aos seus corretores, desta vez com foco no produto Vida Individual. Válida até o dia 30 de setembro,…

VII Prêmio de Jornalismo em Seguros contabiliza mais de 300 matérias
CNseg
95 Vizualizações
CNseg
95 Vizualizações

VII Prêmio de Jornalismo em Seguros contabiliza mais de 300 matérias

Publicação - 30 de abril de 2024

O prazo para as inscrições no VII Prêmio de Jornalismo em Seguros chegou ao fim. Este ano, o evento que busca reconhecer e incentivar a repercussão sobre…

Veja quem é a 2ª grande atração
Fenacor
81 Vizualizações
Fenacor
81 Vizualizações

Veja quem é a 2ª grande atração

Publicação - 30 de abril de 2024

Está confirmada a segunda grande atração musical do 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que a Fenacor irá realizar entre os dias 10 e 12 de…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin