00:00:00
27 Apr

Paternidade presente muda políticas internas de empresas

14 de agosto de 2023
117 Visualizações

As possibilidades de flexibilização, a ascensão do home office e redirecionamento de prioridades fez com que nos últimos anos as empresas se adequassem e começassem a focar mais no bem-estar dos seus colaboradores. Os benefícios, uma vez vistos como uma categoria “extra”, tornaram-se necessários para manter a taxa de retenção dos funcionários.

Esse cuidado torna-se ainda mais importante quando o assunto é a parentalidade. Apenas os 120 dias de licença maternidade e os cinco dias de licença paternidade não são suficientes para realmente cuidar e garantir o bem-estar do colaborador. As empresas também começaram a entender a importância de oferecer benefícios e apoiar os pais durante essa jornada.

A Lockton Brasil, uma das maiores corretoras de seguros do mundo, desenvolveu a segunda edição do estudo “Práticas de RH Especiais para Atuais e Futuras Mamães e Papais”, que explora o comportamento do mercado a partir dos dados coletados de 326 empresas entrevistadas em todo o Brasil. A pesquisa foca em quatro períodos importantes desta jornada: o pré-maternidade ou pré-paternidade, gestacional, a chegada do bebê e o retorno de ambos os pais para o trabalho.

A pesquisa destaca que houve um aumento de 47%, quando foi realizada pela primeira vez em 2019, para 60% em 2023 em empresas que possuem ações específicas para acompanhamento da gestação. Além disso, 56% destas empresas oferecem esse acompanhamento para os dependentes. Ou seja, tanto para os companheiros de colaboradoras gestantes quanto para gestantes que não trabalham na empresa mas são companheiras dos funcionários. Entre as ações, estão presentes monitoramento de consultas pré-natal, acompanhamento com o médico da empresa, acompanhamento psicológico e nutricional e palestras sobre o tema.

Além disso, outro dado importante nesta fase é que 32% das empresas oferecem plano de saúde para as gestantes e seus companheiros no período gestacional, e 40% permitem que o colaborador se ausente sem desconto no salário para acompanhar a futura mamãe cônjuge nas consultas de pré-natal.

Em relação à chegada do bebê, 42% das empresas aderem ao Programa Empresa Cidadã e ampliam a licença maternidade nos termos do programa. Porém, apenas 32% ampliam a licença paternidade. Apesar do número baixo, houve um grande crescimento de 2019 para 2023, a evolução na concessão de licença paternidade adicional ao que determina a legislação aumentou em 17%. A flexibilização também é extremamente importante neste período, 81% das empresas oferecem horários flexíveis para os pais após o fim da licença paternidade.

Um grande avanço mostrado nesta pesquisa é que os benefícios destinados aos filhos de todos os colaboradores, independente do gênero do funcionário, também cresceram. Na primeira edição, 88% das empresas ofereciam auxílio creche para os filhos de colaboradoras mulheres e apenas 12% para filhos de colaboradores de todos os gêneros. Atualmente, 44% das empresas oferecem este apoio para os filhos dos colaboradores, independente do gênero.

Apesar dos avanços, existe um longo caminho pela frente. Segundo Bruno Cerboncini, consultor sênior de benefícios da Lockton e responsável pela pesquisa: “os cuidados com a criança não devem ser uma responsabilidade apenas da mãe, e isso está no radar das empresas, que estão buscando oferecer cada vez mais benefícios não só para as mamães mas também para os papais. Vemos a partir da pesquisa uma forte tendência nesta questão”.

Influence Comunicação

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
63 Vizualizações
Zurich
63 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
57 Vizualizações
MetLife
57 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
46 Vizualizações
TEx
46 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin