00:00:00
29 Apr

Unimed-Rio cria ações para promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso

21 de junho de 2023
118 Visualizações

A promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso é uma preocupação cada vez mais presente nas empresas atualmente. Reconhecendo a importância dessa questão, a Unimed-Rio tem se destacado ao adotar ações fundamentais para garantir a diversidade e a inclusão em sua cultura organizacional. De acordo com Fabiano Ribeiro, Assistente Administrativo da Unidade de Autorizações Médicas e membro do Comitê de Diversidade e Inclusão da empresa, o primeiro passo dado pela empresa é abraçar verdadeiramente o conceito de trabalho inclusivo e diverso. “Ao promovê-lo com sinceridade, todos os colaboradores são convidados a se engajar nessa causa, tornando-a parte constante do cotidiano da organização”, aponta.

Segundo Fabiano, um dos maiores erros cometidos pelas empresas quando se trata de inclusão e diversidade é a falta de ação efetiva. “Atualmente, a sociedade, consumidores e clientes estão cada vez mais exigentes e cobram posturas inclusivas das empresas. Aquelas que não se mostram diversas enfrentam a desaprovação pública, como evidenciado em casos de equipes predominantemente brancas e masculinas que circulam nas redes sociais, despertando indignação”. E o erro, nesse sentido, está muitas vezes na implementação inadequada dos projetos, que acabam engavetados. “Muitos gestores demonstram boa vontade, mas desconhecem como colocar em prática tais iniciativas. Nesses casos, buscar o auxílio de especialistas é fundamental para orientar as ações”, explica o profissional.

Situações discriminatórias
Quando ocorrem situações de discriminação, é importante denunciar. “A discriminação é um crime e, quando ocorre, é necessário recorrer aos canais competentes para buscar justiça e responsabilização dos envolvidos”, aconselha Fabiano.

Inclusão
No que diz respeito à inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho, avanços significativos têm sido observados. “Historicamente, as pessoas trans têm enfrentado maiores dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, porém, essa realidade está mudando. As empresas estão evoluindo sua visão de mundo, moldando-se para serem mais inclusivas. Esse movimento é benéfico tanto para as organizações quanto para os indivíduos envolvidos. Um exemplo é o Comitê de Diversidade e Inclusão da Unimed-Rio, que vem desenvolvendo um projeto promissor nesse sentido”.

Fazendo a diferença
De acordo com o profissional, a Unimed-Rio tem adotado ações concretas para promover a diversidade em seu ambiente de trabalho. “O comitê, liderado por Sabrina Espindola, tem se dedicado com excelência a essa causa. Recentemente, realizamos uma roda de conversa com o tema ‘A liberdade de ser LGBTQIAPN+, da autoaceitação ao respeito ao próximo’. Fabiano conta que a iniciativa contou com uma participação significativa de colaboradores, mas ainda espera atrair um público maior.

No próximo mês, a partir do dia 3 de julho, a empresa promoverá a ‘Semana da Diversidade’, organizada pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da Unimed-Rio. “Além das ações voltadas ao eixo LGBTQIA+, existem projetos em andamento relacionados às questões de raça e etnia, gerações, equidade de gêneros e pessoas com deficiência”, relata o profissional.

Para Fabiano o engajamento de todos é essencial para promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, o que beneficia tanto a empresa quanto seus colaboradores. “A Unimed-Rio tem se destacado como um exemplo de comprometimento com a diversidade e inclusão, demonstrando que esse é um caminho a ser seguido por outras organizações em busca de um futuro mais igualitário”, finaliza.

FSB Comunicação

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
195 Vizualizações
Zurich
195 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
107 Vizualizações
MetLife
107 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
116 Vizualizações
TEx
116 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin