00:00:00
14 Sep

CredRisk e AVLA lançam seguro de crédito para pequenas e médias empresas

18 de maio de 2023
332 Visualizações

A CredRisk , empresa adquirida pela MDS em 2022, pioneira no Seguro de Crédito no Brasil e especializada em Gestão de Riscos, em parceria com AVLA, insurtech que oferece soluções financeiras com foco em Garantia e em Seguro de Crédito, lança o Seguro de Crédito para as pequenas e médias empresas. Com o novo produto, o segurado-credor será respaldado nas perdas financeiras causadas pela falência e/ou recuperação judicial dos seus clientes devedores. Além dos riscos de insolvência, o Seguro de Crédito inclui o serviço de gerenciamento de riscos de crédito, uma das grandes vantagens do produto.

O novo seguro da CredRisk Seguros e AVLA está disponível para empresas com faturamento de até R$ 50 milhões. Durante o contrato da apólice do seguro, a empresa também negocia o serviço de monitoramento de crédito 24h por dia, 365 dias por ano. De acordo com o country manager da AVLA, Felippe Astrachan, o papel da seguradora é monitorar se as empresas estão vendendo os seus produtos e serviços para as pessoas certas.

“O intuito é educar os empresários para proteção do negócio. Trabalhar com inovação é uma necessidade no nosso mercado e isso exige esforço e dedicação das seguradoras. Queremos trazer ao mercado nacional um seguro de crédito acessível para as PME’s. A nossa ideia é aumentar a penetração desse tipo de Seguro no país, em um momento extremamente crítico na economia”, pontua Astrachan.

Pilares do serviço de gerenciamento de riscos de crédito

1. Limites de Crédito: estabelece limites de crédito individuais dos clientes devedores. É importante estabelecer um limite de crédito adequado, em função do tamanho da empresa, sua saúde financeira e resultados financeiros. O histórico de vendas e pagamentos do devedor também são muito importantes na avaliação geral do risco.

2. Monitoramento: o monitoramento, 24 horas por dia, 365 dias por ano, é fundamental para cessar as vendas, quando os atrasos de pagamento do cliente devedor são observados em outros fornecedores.

3. Serviços de Cobrança Extrajudicial e Judicial: o serviço de cobrança é incluído nos produtos oferecidos pelas seguradoras. Em vez de mandar a cobrança para uma agência de cobrança, o segurado utiliza a seguradora para entrar com ações judiciais. A seguradora indenizará 70% do valor total da nota fiscal.

Caso Lojas Americanas

O juiz acatou, em 19 de janeiro, a solicitação da empresa para Recuperação Judicial e 6 mil fornecedores ficarão sem receber suas vendas a prazo. O valor total em aberto é calculado em aproximadamente R$ 3 bilhões, para milhares de fornecedores de produtos e serviços. Os fornecedores com seguro de crédito vão receber das suas seguradoras indenizações, em até 30 dias da publicação da lista de credores.

Ficam claras e evidentes as vantagens da contratação de um seguro de crédito quando um cliente devedor solicita recuperação judicial ou falência. É difícil estimar quantas das PMEs vão sobreviver ao não pagamento das Lojas Americanas. Vale a pena investir em um seguro de crédito, para garantir a sobrevivência da empresa, caso haja insolvência dos principais clientes, e aumentar as vendas com segurança, em novos mercados e/ou em clientes conhecidos, porém, sem aumentar o risco de crédito.

 

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
102 Vizualizações
Aon plc
102 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
97 Vizualizações
CNseg
97 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin