00:00:00
23 Apr

Mercado de bots consolida e gera economia para o mercado de seguros

9 de maio de 2023
248 Visualizações

Ligar para o atendimento ao cliente pode ser uma das experiências mais tediosas da vida. Mas quando necessário, há pouca escolha a não ser entrar na fila de espera. Porém, quando a frustração do cliente é transmitida aos representantes de atendimento, isso pode levar ao desânimo e esgotamento desses funcionários, especialmente se lidarem com os mesmos problemas repetitivos, o que gera ainda mais insatisfação.

A jornada de transformação digital do atendimento a clientes é um caminho sem volta, na verdade é o único caminho para redução de custos e para liberar a equipe do centro de relacionamento para se concentrar nas necessidades mais detalhadas e de alto valor dos clientes. O investimento em processamento de dados e desenvolvimento de fluxo de trabalho inteligente, em conjunto com a utilização de voicebots consegue resolver a grande demanda de solicitações de atendimento ao cliente e solucionar a maioria das solicitações.

Adoção dos bots aumenta a satisfação dos clientes
Segundo a edição de 2022 do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido pelo portal Mobile Time, o Brasil tem hoje 58 mil chatbots em atividade, trocando 4,5 bilhões de mensagens/mês.
A pesquisa mostra que 52% das empresas que utilizam a tecnologia como meio de interação com clientes realizam vendas, 62% das marcas aumentaram o volume de vendas graças ao uso de bots. Além disso, 81% afirmam que os robôs de conversação geraram redução de custos. E todas acreditam que o uso de bots aumentou a satisfação de seus clientes.

A humanização do atendimento por agentes virtuais explica esses índices, 71% utilizam processamento de linguagem natural permitindo que o consumidor escreva livremente sua demanda e 86% das marcas ouvidas oferecem transbordo para um atendente humano quando o bot não compreende a intenção do cliente.

Benefícios para as seguradoras
Existem vários benefícios para a adoção de agentes virtuais no atendimento ao cliente com omnichannel, na minha experiência os mais importantes são:

1. Disponibilidade 24/7: voicebots, chatbots e WhatsApp bots estão sempre disponíveis para os clientes, independentemente da hora do dia, o que significa que os clientes podem obter suporte imediato a qualquer momento;
2. Redução de custos: eles são oito vezes mais econômicos que o atendente humano, ou seja, uma solução bastante econômica para empresas que desejam fornecer suporte ao cliente com economia e qualidade;
3. Escalabilidade: bots podem lidar com múltiplas consultas e solicitações de clientes simultaneamente, o que os torna uma opção escalável para empresas em crescimento;
4. Respostas rápidas: os robôs podem fornecer respostas instantâneas aos clientes, o que pode melhorar a satisfação do consumidor e aumentar a fidelidade;
5. Melhora da eficiência: automatizar tarefas repetitivas, simples ou altamente complexas, é uma das principais indicações para os bots, liberando os funcionários para tarefas mais relevantes e estratégicas;
6. Personalização: com a capacidade de analisar dados de clientes, os voicebots podem fornecer respostas personalizadas e relevantes para as consultas dos clientes;
7. Melhora da experiência do cliente: os agentes virtuais podem fornecer uma experiência de atendimento ao cliente rápida e conveniente, o que pode melhorar a percepção do cliente sobre a marca e aumentar a fidelidade.

Sem dúvida, o uso da inteligência artificial (IA) e tecnologias em geral como principal esforço para ser customer centric e criar melhores jornadas para o atendimento é uma das grandes apostas do mercado — cada vez mais competitivo considerando o cenário pós-pandemia.

E com certeza projetos com bots podem oferecer um ROI significativo, desde que sejam implementados com estratégia e eficiência, levando em consideração as necessidades e objetivos da empresa.

Carvalho Comunicação

*Por Marco Napolitano é o CEO da BRbots S/A

You may be interested

Aon expande sua presença no Brasil
Aon
17 Vizualizações
Aon
17 Vizualizações

Aon expande sua presença no Brasil

Publicação - 23 de abril de 2024

A Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, inaugurou na última quinta-feira (18) seu novo escritório em Campinas, no interior de São Paulo, marcando…

Empresa do grupo Wiz Co, marcará presença na feira Agrishow
Wiz Co
29 Vizualizações
Wiz Co
29 Vizualizações

Empresa do grupo Wiz Co, marcará presença na feira Agrishow

Publicação - 23 de abril de 2024

A Promotiva, empresa do Grupo Wiz Co e gestora da maior rede de correspondentes bancários do Banco do Brasil no país, vai marcar presença na 29ª edição…

Aconseg-SP é referência para todas as regiões do Brasil
Aconseg-SP
28 Vizualizações
Aconseg-SP
28 Vizualizações

Aconseg-SP é referência para todas as regiões do Brasil

Publicação - 23 de abril de 2024

No tradicional almoço promovido pela Aconseg-SP nesta quarta-feira, 17, a Suhai Seguradora apresentou suas novas estratégias para expandir a inclusão de segurados no Brasil e exaltou o…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin