00:00:00
30 Apr

24% dos brasileiros já são impactados pela rede 5G, que promete revolucionar educação e vida financeira

10 de abril de 2023
146 Visualizações

De acordo com o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, cerca de 24% dos brasileiros já são impactados pela tecnologia, que promete revolucionar não só o uso da internet nos aparelhos móveis, mas também setores da como saúde, transporte, indústria, economia e da educação, oferecendo novas oportunidades para a criação de soluções inovadoras e eficazes.

Com velocidades de download até 100 vezes mais rápidas do que o 4G e latência significativamente menor, ou seja, maior tempo de resposta, o 5G tem largo potencial até para salvar vidas como, por exemplo, na área da medicina, permitindo consultas remotas e monitoramento de pacientes em tempo real, e também podendo ser usado para conectar carros autônomos e sistemas de transporte inteligentes, o que torna possível uma redução significativa no número de acidentes de trânsito.

5G na vida financeira
O vasto potencial da rede móvel 5G pode ter um impacto significativo nas atividades financeiras dos brasileiros permitindo um acesso mais rápido e fácil a informações financeiras e ferramentas de gerenciamento de dinheiro. Com isso, a tecnologia tem potencial para colaborar ainda mais com o crescimento do mercado financeiro digital, tanto dos bancos tradicionais, quanto das fintechs, famosas startups de tecnologia no ramo de finanças.

O 5G também pode facilitar a realização de operações financeiras on-line, incluindo pagamentos, empréstimo pessoal e transferências bancárias, além de permitir a utilização de aplicativos e plataformas financeiras móveis de maneira mais eficiente, podendo desempenhar um papel importante na adoção de tecnologias financeiras avançadas, como a inteligência artificial e a blockchain, permitindo que os usuários tirem proveito desses recursos para melhorar sua gestão financeira.

5G vai revolucionar a educação no Brasil?
A colaboração do 5G para novas formas de ensino e aprendizado nas escolas e universidades é maior do que apenas uma velocidade de conexão mais rápida. Além de possibilitar conteúdos educacionais em tempo real e em qualquer parte do mundo, algo valioso para as modalidades de ensino à distância, a rede móvel também permite o uso de ferramentas educacionais avançadas, como a realidade virtual aumentada.

É importante destacar que essa tecnologia pode ser uma grande aliada quando se fala de educação inclusiva e para todos, englobando aqueles que vivem em áreas remotas e com menos acesso a recursos educacionais.

Vale lembrar, no entanto, que a tecnologia, por si só, não é capaz de revolucionar a educação no país e precisa estar acompanhada de políticas e estratégias de implementação que possibilitem o acesso para toda população e que sejam bem estruturadas para aproveitar as potencialidades dessa tecnologia.

O Programa internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), disponibilizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra o Brasil na 54ª colocação entre os 65 países avaliados.

Segurança e privacidade
Em contrapartida, uma das preocupações que envolvem a implantação e uso da rede 5G é em relação com a segurança e privacidade dos usuários que interagem com o conteúdo on-line. O medo é que a grande capacidade da tecnologia de lidar com velocidades de dados muito mais rápidas e volumes de dados muito maiores do que as tecnologias anteriores possa ser usada para atividades maliciosas, como espionagem e ataques cibernéticos.

Além disso, a natureza conectada da rede e a proliferação de dispositivos IoT (Internet das coisas) que usam a tecnologia também levam a preocupações com a privacidade, já que podem coletar e transmitir grandes quantidades de dados pessoais.

Com isso, é tido como importante que as autoridades reguladoras e as empresas de tecnologia trabalhem juntos para garantir que a segurança e privacidade dos usuários sejam abordadas de maneira adequada.

Por Jornalista Victor Leahy / Melisa Murialdo

You may be interested

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego
ANSP
92 Vizualizações
ANSP
92 Vizualizações

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego

Publicação - 29 de abril de 2024

Apresentação do artigo científico sobre ODS e a contribuição do mercado de seguros na Europa, com destaque para o mercado português e um comparativo com o Brasil.…

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor
Capemisa
62 Vizualizações
Capemisa
62 Vizualizações

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor

Publicação - 29 de abril de 2024

O estande da CAPEMISA Seguradora, na 3ª edição do Congrecor, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF),…

TEx e Justos estabelecem parceria inédita
TEx
61 Vizualizações
TEx
61 Vizualizações

TEx e Justos estabelecem parceria inédita

Publicação - 29 de abril de 2024

A TEx, empresa de tecnologia que vem revolucionando o mercado segurador com soluções inovadoras, anuncia uma parceria estratégica com a Justos, empresa de seguro auto que usa…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
61 Vizualizações
61 Vizualizações
Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
54 Vizualizações
54 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024
MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
66 Vizualizações
66 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin