00:00:00
02 Feb

Gestão financeira deve ser prioridade para pequenos empresários

5 de abril de 2023
277 Visualizações

O empreendedorismo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Dados do Ministério da Economia apontam que há no país mais de 20 milhões de empresas ativas. Sendo, deste total, sete em cada dez empresas referentes a Microempreendedores Individuais (MEIs), um aumento que, segundo especialistas, demonstra que apesar do enfrentamento de uma realidade econômica desfavorável, os brasileiros seguiram empreendendo e investindo no próprio negócio.

Com este cenário também cresceu o entendimento de que há uma necessidade de priorizar a melhora do gerenciamento da empresa, focando na gestão do controle financeiro, ficando atento aos principais obstáculos, desafios e erros nas atividades financeiras, entender melhor as estratégias de descontos e negociações para não sair no prejuízo e, principalmente, saber separar os seus ganhos pessoais dos lucros da empresa, aprendendo a gerir e como abrir conta digital de Pessoa Jurídica (PJ).

É o que explica Igor Senra, CEO da Cora, banco digital focado exclusivamente em pequenas e médias empresas: “Recentemente realizamos uma pesquisa que revelou que quatro em dez pequenos e médios empreendedores usam contas de pessoa física para atividades da pessoa jurídica. Isso prejudica o controle do financeiro da empresa, sem que haja ganho real de eficiência. Em geral, o empreendedor ainda acredita que a gestão financeira de uma empresa custa caro, o que não é uma realidade para os clientes da Cora. Somos um banco digital pensado para o empreendedor. A abertura da conta é gratuita e dura menos de 30 minutos, sem burocracias, e já permite o acesso a diversas ferramentas de gestão e controle, que são úteis às PME’s”.

No setor de seguros, por exemplo, apesar do aumento de abertura de CNPJ’s pelas corretoras independentes, há ainda uma grande porcentagem de corretoras que utilizam sua própria conta de Pessoa Física (PF) para gerenciar as finanças da empresa. Segundo André Duarte, sócio fundador da Rede Lojacorr, maior rede de corretoras independentes do Brasil, a divisão de contas (PF e PJ) é primordial para certificar um bom fluxo de caixa da corretora. “Garante planejamento e previsibilidade, além de permitir uma melhor preparação para enfrentar o dia a dia financeiro da corretora e para controlar o recurso e não ser controlado por ele”, explica.

Além da necessidade de abertura de conta PJ, André ressalta ainda a necessidade do corretor fazer um controle do seu negócio. “Deve preparar a mente e o comportamento para as oscilações do mercado e da economia. Independentemente do tamanho do seu negócio, o que importa é a forma como o empreendedor se prepara para gerir a empresa. Deve pensar grande, agir como grande e começar a se espelhar nas formas como as maiores empresas do setor agem na área financeira”, defende.

Lide Multimídia

You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Machado e Cremoneze Advogados
98 Vizualizações
Machado e Cremoneze Advogados
98 Vizualizações

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores

Publicação - 30 de janeiro de 2026

Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Bradesco Seguros
134 Vizualizações
Bradesco Seguros
134 Vizualizações

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Sindsegnne
111 Vizualizações
Sindsegnne
111 Vizualizações

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional

Publicação - 30 de janeiro de 2026

O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin