00:00:00
30 Apr

Perspectivas econômicas, dificuldades e caminhos para obter crédito nos próximos anos

3 de abril de 2023
105 Visualizações

A retomada econômica brasileira iniciou-se no ano passado em ritmo lento e ainda influenciada pela queda nos indicadores no segundo semestre de 2021. Em fevereiro, por exemplo, o Relatório Focus do Banco Central apontava uma estimativa para o PIB de 2022 com crescimento tímido na casa de 0,3%.

Seis meses depois, no entanto, a estimativa do PIB alcançou 2% após 7 altas consecutivas — hoje, de acordo com projeção de dezembro, já supera a casa de 3,05 — seguida também pela queda no indicador de inflação (próximo de 7% em agosto e na casa de 5% atualmente, segundo o Banco Central). O Focus, finalmente, sinalizou também o fim da alta de juros no início do segundo semestre, que se consolidou na casa de 13,75% até o fim do ano.

“As boas notícias, certamente, não escondem que existem desafios — as medidas fiscais de contenção da crise devem cobrar juros em 2023, somada à mudança no quadro político-econômico que, naturalmente, sempre traz instabilidade para o mercado até que os passos da gestão macroeconômica fiquem mais claros. Não por acaso, a expectativa de crescimento inicial da economia para 2023 é menor, de cerca de 1%, com inflação estável na casa de 5%, também conforme dados do BC de dezembro”, analisa o CEO da Loara Crédito para Empresas, Adilson Seixas.

Ele acrescenta que isso pode ocasionar impactos diretos para empresas, em diversos pontos, com destaque para a obtenção de créditos, pois o que vem se observando é que os juros (principalmente futuros) estão altos, e isso aumenta o risco ao obter dinheiro, que muitas vezes é fundamental para investir.

Seixas acrescenta que dentro desse contexto de contrastes e expectativas o mercado de crédito também viveu movimento semelhante ao longo do ano: no início de 2022, por exemplo, a Febraban estimou um crescimento de 6,7% para o segmento creditício, ao passo que, em junho, a Federação Brasileira de Bancos elevou sua projeção para 10,4% e, em novembro, esse índice atingiu 14,1%.

Contudo, a previsão em relação ao crédito não é tão negativa. Na análise da Federação, as razões para o otimismo estão relacionadas tanto à melhora no aquecimento do ambiente econômico nacional quanto ao próprio desempenho positivo do mercado de crédito no decurso do ano.

“Vale frisar que, no âmbito do crédito empresarial, as projeções alcançaram 14,3% na carteira de recursos livres. Para 2023, por sua vez, também houve revisão da Febraban, e a expectativa de crescimento alcançou 8,4%”, analisa Adilson Seixas.

“Em outras palavras: o contexto da economia vive de transições e expectativas e, nesse sentido, estar preparado para diferentes cenários é crucial para o sucesso também nas jornadas de crédito”, finaliza.

O papel do crédito para o crescimento dos negócios
O fato é que, quando buscado de modo estratégico e planejado, o crédito empresarial é uma ferramenta decisiva para um crescimento mais ágil e estruturado para as empresas, que podem utilizar o capital de bancos e fintechs para a diversificação e expansão de seus negócios, investimentos em tecnologia e maquinário, capital de giro, reforço de caixa e reestruturação financeira.

Para tanto, Adilson detalhou algumas ações que são fundamentais adotar visando à sustentabilidade financeira de longo prazo:

1. Planejamento e organização financeira – O empreendedor precisa traçar um planejamento estratégico para definir qual a sua finalidade na busca pelo crédito e organizar-se financeiramente, inclusive, para evitar restrições/negativações no mercado. Por isso, o recomendado é que não se busque o crédito somente em situações emergenciais — períodos nos quais a conquista do capital de terceiros encontra muito mais barreiras —, mas sim como uma alavanca para o crescimento.
2. A liquidez das garantias – No entanto, mesmo o planejamento e a organização não fazem milagres se a “casa não estiver organizada”. Um dos passos nesse sentido envolve a questão de a empresa contar com garantias de boa liquidez (prazo no qual um ativo pode ser convertido em capital). Afinal de contas, quanto maior a liquidez da garantia, maiores são as possibilidades de que as empresas consigam acessar crédito de qualidade, com prazos mais flexíveis e taxas atrativas.
3. O fortalecimento de uma cultura de crédito – O ideal, de fato, é que as empresas construam uma cultura de crédito e sustentabilidade financeira dentro da organização. Com o apoio contínuo de agentes especializados, definição clara de objetivos e organização das finanças é possível, entre outros pontos, estruturar um ecossistema de linhas de crédito pré-aprovadas que poderão ser acessadas sempre que necessário, otimizando os processos de expansão de um negócio.
4. O estudo do mercado – É preciso ficar de olho no mercado, acompanhar tendências macroeconômicas — tanto em períodos de refração como de avanço do mercado —, estudar as novas linhas de crédito que estão surgindo e as políticas de incentivo ao crédito municipais, estaduais e no âmbito federal.
5. A busca de suporte especializado – O apoio de uma empresa especializada tende a ser determinante para que uma empresa consiga acessar o capital de terceiros tendo em vista o crescimento de seu negócio. Por meio desse suporte, as organizações poderão contar com núcleos de inteligência para o mapeamento de linhas de crédito que condizem com a realidade financeira da companhia, tendo o acompanhamento de especialistas nos processos de negociação junto aos bancos.

Com esse conjunto de ações, é certo que as jornadas de crédito tendem a ser otimizadas e as empresas poderão se preparar para 2023, reforçando seu caixa e encontrando oportunidades de crescimento em um ano no qual, sem dúvidas, ainda há muito a descortinar na perspectiva econômica.

Grupo Alliance

 

You may be interested

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego
ANSP
88 Vizualizações
ANSP
88 Vizualizações

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego

Publicação - 29 de abril de 2024

Apresentação do artigo científico sobre ODS e a contribuição do mercado de seguros na Europa, com destaque para o mercado português e um comparativo com o Brasil.…

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor
Capemisa
58 Vizualizações
Capemisa
58 Vizualizações

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor

Publicação - 29 de abril de 2024

O estande da CAPEMISA Seguradora, na 3ª edição do Congrecor, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF),…

TEx e Justos estabelecem parceria inédita
TEx
59 Vizualizações
TEx
59 Vizualizações

TEx e Justos estabelecem parceria inédita

Publicação - 29 de abril de 2024

A TEx, empresa de tecnologia que vem revolucionando o mercado segurador com soluções inovadoras, anuncia uma parceria estratégica com a Justos, empresa de seguro auto que usa…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
59 Vizualizações
59 Vizualizações
Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
51 Vizualizações
51 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024
MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
64 Vizualizações
64 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin