No mês de março de 2023, foi divulgado um relatório elaborado por um grupo de cientistas do clima, apoiado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que ampliou o alerta à humanidade sobre a gravidade dos efeitos climáticos sobre vários aspectos da nossa sociedade. Pelas estimativas, no fim deste século, a temperatura do planeta pode chegar a 1,5ºC acima dos níveis vistos antes da Revolução Industrial, no século XVIII. E isso é considerado um nível bastante elevado.
Além do calor, as consequências são eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes: ondas de frio intenso, terremotos e maremotos, secas prolongadas e chuvas devastadoras. Os cientistas afirmam: o mundo precisa agir agora para conseguir controlar a situação. E como todos os segmentos econômicos que são afetados por essas ocorrências, a indústria seguradora vai debater o assunto para ampliar a visão dos executivos, das autoridades e de todos os participantes da 38ª Conferência Hemisférica de Seguros, a Fides Rio 2023.
Um dos eixos temáticos do encontro internacional é chamado “Mudanças Climáticas: mitigação de riscos e desenvolvimento de novas soluções”. O evento reunirá representantes de entidades de seguros privados de 20 países da América Latina, mais Estados Unidos e Espanha, no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro de 2023. O tema central da conferência é “Seguros para um Mundo mais Sustentável”.
O site oficial da Fides Rio 2023 (www.fidesrio2023.com) apresenta materiais detalhados sobre a questão climática e seus impactos sobre a vida das pessoas e da indústria de seguros. Confira:
Impactos na agricultura
Extremos climáticos são capazes de gerar perdas inesperadas nos balanços das seguradoras e das resseguradoras mundialmente. As instabilidades climáticas estão sendo agravadas por fenômenos como La Niña e El Niño que estão se alternando nos últimos anos. As perdas agrícolas que o clima provoca podem ser medidas pelas estatísticas do seguro Rural no Brasil, por exemplo.
Saiba mais
Sai La Niña, entra El Niño: impactos na agricultura e no setor segurador
https://fidesrio2023.com.br/2023/03/22/sai-la-nina-entra-el-nino-impactos-na-agricultura-e-no-setor-segurador/
Efeitos colaterais dos terremotos
Os centros de observatórios de terremotos espalhados pelo mundo deixam claro: os abalos sísmicos são mais frequentes que o imaginado, e a grande maioria dos países não está preparada para reduzir os danos causados.
Saiba mais
Estamos preparados para os efeitos colaterais dos terremotos? https://fidesrio2023.com.br/2023/03/02/estamos-preparados-para-os-efeitos-colaterais-dos-terremotos/
Entre os 15 terremotos mais graves que ocorreram no mundo, está, por exemplo, o de Vallenar, de magnitude 8.5 graus na escala Richter, ocorrido em novembro de 1922, na região do Atacama, na fronteira do Chile com a Argentina.
Saiba mais
Abalos no Chile estão entre os mais graves registrados https://fidesrio2023.com.br/2023/03/08/abalos-no-chile-estao-entre-os-mais-graves-registrados/
Hill + Knowlton Brasil
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025