00:00:00
30 Apr

Encontro Feminino de Corretoras destaca a relevância da mulher no trabalho e sociedade

28 de março de 2023
253 Visualizações

Março é o mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. A data especial, 8 de março, representa o reconhecimento de conquistas sociais, políticas e culturais femininas. Portanto, um evento direcionado ao universo feminino no setor de seguros só poderia ser realizado nessa época do ano.

Aconteceu a 12ª edição do Encontro Estadual Feminino das Corretoras de Seguros na última sexta-feira (24) no Centro de Eventos da Fecomércio, em Porto Alegre (RS). A atividade foi promovida pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS). Durante o encontro foram realizados palestras, painéis, sorteios e a feira de expositores. Corretoras de seguros, securitárias e demais profissionais do mercado segurador confraternizaram, trocaram ideias e estabeleceram novas relações.

Logo após o café de boas vindas ocorreu a cerimônia de abertura em que o presidente do Sincor-RS, André Thozeski, manifestou tua sua alegria e entusiasmo. “Estamos vivenciando o maior encontro feminino de corretoras de todos os tempos promovido por nosso Sindicato, pois 600 mulheres participam desse evento. Muito obrigado a todas vocês”, disse Thozeski.

A CEO da Liberty Seguros, Patrícia Chacon, foi a primeira palestrante do dia. A executiva falou sobre tendências de personalização de produtos, digitalização, como o corretor poderá alavancar o digital para crescer ainda mais e também explanou sobre lideranças, destacando o papel atual da mulher. Patrícia enfatizou que na atualidade vivemos o principal momento do setor de seguros pelo fato de tudo estar alinhado para que em 2023 ocorra o crescimento da participação do mercado segurador na economia e também na mente e no coração do consumidor brasileiro.

“Nós vivemos a era da personalização, em que diversos conteúdos são produzidos de acordo com os gostos dos consumidores e isso acontece com base em estudos. E o que o cliente deseja é exatamente isso, já que 70% dos consumidores esperam que as empresas compreendam melhor eles. Cerca de 78% dos clientes afirmaram que quando têm uma oferta personalizada eles recomendam para amigos e familiares”, disse a CEO da Liberty.

“Força e Superação da Mulher no Mercado” foi o tema do painel que contou com a participação da Vereadora Comandante Nádia, da Líder Empresarial Simone Leite e da Empresária Marilene Soares.

Primeira mulher designada para comandar um batalhão de Polícia Militar da história o Rio Grande do Sul, Comandante Nádia falou sobre as dificuldades da mulher na carreira militar, pois durante o curso da Academia de Polícia a representatividade do sexo feminino era de menos de 10% em relação aos homens. Graduada em Letras, Comandante Nádia prestou concurso para a Brigada Militar aos 23 anos e que na época somente 12 mulheres foram aprovadas no concurso e no curso preparatório. Ela ressaltou as discrepâncias das exigências para ingresso na carreira, onde para os homens era apenas exigido o ensino médio e para as mulheres a exigência era de ter o ensino superior. A painelista salientou como conseguiu obter respeito e igualdade junto aos seus colegas, além de relatar alguns aspectos de sua história familiar, relembrando que sempre foi incentivada pelos pais a ter autonomia financeira.

Simone Leite falou de sua história de vida, onde destacou sua superação diante dos preconceitos que enfrentou para atingir postos de liderança como ser a primeira mulher ocupar a presidência da CICS de Canoas e posteriormente a FEDERASUL. Em sua explanação ela enfatizou que durante cinco mil anos as mulheres foram oprimidas, mas que atualmente elas são os resultados de suas escolhas.

Segundo a painelista, o universo feminino pode ocupar todos os espaços e deve buscar espaços de liderança, pois assim as mulheres poderão transformar a sociedade. As mulheres tratam do desenvolvimento econômico e influenciam no desenvolvimento social. Simone enalteceu o fato de poder ver tantas mulheres do setor de seguros que revolucionaram a partir de suas escolhas e buscaram empreender em um segmento que é muito masculino. Se por um lado o fato de mulheres representarem mais de 50% da força de trabalho do setor constitui-se em uma grande conquista, por outro significa muita responsabilidade na obtenção do sucesso e conduzir outras mulheres de mãos dadas para que ocorram sempre melhores resultados.

Empresária bem sucedida, Marilene Soares foi executiva em uma grande empresa em que trabalhou por 21 anos. Um dia resolveu empreender e escolheu o ramo de mecânica automotiva. Especialista em gerenciar processos e pessoas, Marilene falou de sua história de superação como uma mulher que comanda um negócio num setor que é predominantemente masculino. Mostrou os diferenciais de seu negócio e de que forma sua empresa tornou-se uma oficina de sucesso, destacando a gestão diferenciada de pessoas e de processos, além de sua experiência em indústrias e a sua formação em áreas distintas como contabilidade e gestão de pessoas.

Ao meio dia houve o intervalo das atividades para o almoço patrocinado pela Bradesco Seguros. No período da tarde aconteceram as palestras de Carla Galo e Leila Ferreira, além dos painéis promovidos pelas Seguradoras Bradesco, HDI e Liberty. Essas atividades serão divulgadas em uma nova matéria que posteriormente será postada no Seguro Gaúcho.

Após trabalhar intensamente na produção e na organização da 12ª edição do encontro feminino, a Diretora de Eventos e Marketing do Sincor-RS, Genesi Cassol, estava feliz e demonstrava muita gratidão pela realização do evento. “Meu sentimento por tudo que vivenciamos hoje na Fecomércio pode ser resumido em uma palavra, gratidão. Depois de termos atravessado uma longa pandemia que ceifou tantas vidas é muito bom ver tantas mulheres felizes se reencontrando”, argumentou.

Sobre os temas abordados durante o dia, Genesi explicou que foram estudados e analisados assuntos que o público feminino gostaria de ouvir: “As palestrantes apresentaram mensagens relacionadas às suas vivências. Privilegiamos relatos focados nos desafios que cada uma enfrentou enquanto mulher para chegar a uma posição de destaque”.

No fim do dia aconteceu um coquetel de encerramento do Encontro Feminino das Corretoras, na Feira do evento.

Por André Bresolin 

Foto: (Júlia Schneider)

You may be interested

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego
ANSP
80 Vizualizações
ANSP
80 Vizualizações

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego

Publicação - 29 de abril de 2024

Apresentação do artigo científico sobre ODS e a contribuição do mercado de seguros na Europa, com destaque para o mercado português e um comparativo com o Brasil.…

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor
Capemisa
54 Vizualizações
Capemisa
54 Vizualizações

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor

Publicação - 29 de abril de 2024

O estande da CAPEMISA Seguradora, na 3ª edição do Congrecor, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF),…

TEx e Justos estabelecem parceria inédita
TEx
57 Vizualizações
TEx
57 Vizualizações

TEx e Justos estabelecem parceria inédita

Publicação - 29 de abril de 2024

A TEx, empresa de tecnologia que vem revolucionando o mercado segurador com soluções inovadoras, anuncia uma parceria estratégica com a Justos, empresa de seguro auto que usa…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
55 Vizualizações
55 Vizualizações
Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
49 Vizualizações
49 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024
MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
58 Vizualizações
58 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin