Seguindo a tendência de alta do mercado de turismo, a procura por seguro Viagem cresceu 167%, com uma arrecadação superior a R$ 901 milhões, no ano de 2022 em comparação com o ano de 2021. Em indenização, o aumento foi de 77% no mesmo período, com o total de R$ 312,1 milhões. Os dados integram o levantamento divulgado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) que retrata o comportamento do segmento após a pandemia da Covid-19.
A Covid-19 trouxe impactos significativos para o turismo, com a exigência de medidas de isolamento social como forma de evitar o contágio, desencadeando uma crise econômica mundial sem precedentes. Ao consolidar os dados de arrecadação dos dois anos de pandemia, 2022 superou em 55,4% o somatório dos anos de 2020 e 2021.
Ano | Arrecadação (R$) | Var (%) |
2018 | 515.087.420 | 0,0% |
2019 | 591.709.396 | 14,9% |
2020 | 241.849.584 | -59,1% |
2021 | 337.915.431 | 39,7% |
2022 | 901.219.519 | 166,7% |
Dos estados que mais arrecadaram no segmento, São Paulo foi destaque com mais de R$ 685 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com R$ 71,3 milhões, e Minas Gerais, com R$ 24,4 milhões. A dobradinha da região Sudeste se manteve no ranking de indenizações, tendo São Paulo na liderança, com quase R$ 238 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com R$ 10,5 milhões, e Paraná com R$ 7,6 milhões
“Esta alta indica que há consciência por parte de muitos viajantes de que este tipo de seguro deve fazer parte de um bom planejamento de viagem, além de evitar aborrecimentos e despesas com imprevistos, não apenas relacionados à saúde, mas também com atrasos de voo e até extravio de bagagem”, explica o diretor técnico e de estudos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Alexandre Leal.
You may be interested
![Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/IMG_20240725_104113-scaled-e1722019156597-550x286.jpg)
Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich
Publicação - 26 de julho de 2024Hiperconectados, ágeis e que valorizam a diversidade, eles são os protagonistas que inspiraram a nova campanha da Zurich, chamada “Geração Z – Uma nova geração de seguros”.…
![Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/WhatsApp-Image-2024-07-26-at-15.09.07-e1722019888252-550x323.jpeg)
Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros
Publicação - 26 de julho de 20241. Como a DATAHOLICS percebeu a necessidade de atuar nesse setor? As seguradoras possuem formas muito padronizadas e previsíveis para medir a sinistralidade das pessoas, através de…
![Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2023/10/Gustavo-Bentes-presidente-do-Sincor-MG-scaled-e1722014816645-550x316.jpg)
Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices
Publicação - 26 de julho de 2024Quase seis em cada 10 empresas brasileiras sofreram ataques ou incidentes cibernéticos que impediram o acesso aos seus dados em 2023, de acordo com o Índice Global…
Mais desta categoria
![Grupo HDI reforça o compromisso com os corretores](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/Rafael-Ramalho-Grupo-hdi-scaled-e1722009461172-520x257.jpg)
![Arraial Solidário da Alper arrecada mais de R$ 100 mil para ajudar o RS](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2023/09/Ana-Carolina-Alper-Seguros-e1694029293372-520x225.jpg)
Arraial Solidário da Alper arrecada mais de R$ 100 mil para ajudar o RS
Publicação - 26 de julho de 2024![MAPFRE Brasil lucra 121 milhões de euros no 1º semestre](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/Felipe-Nascimento-CEO-da-MAPFRE-Brasil-e1722002953420-520x205.jpg)
![Olimpíadas em Paris? Veja como se proteger durante a viagem](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/chris-karidis-nnzkZNYWHaU-unsplash-scaled-e1722002588347-520x249.jpg)