00:00:00
29 Apr

Assessoria Técnica do Sincor-SP esclarece corretores sobre novas resoluções da Susep

11 de janeiro de 2023
217 Visualizações

A Resolução CNSP 452/2022 altera a Resolução CNSP 393/2020, estendendo a medida para entidades autorreguladoras do mercado de corretagem, liquidantes, estipulantes, sociedades processadoras de ordem do cliente e entidades registradoras de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros.

O gerente técnico do Sincor-SP explica que o conceito para intermediários já havia sido estabelecido para os responsáveis pela angariação, promoção, intermediação ou distribuição de produtos de seguros, de resseguro, de capitalização ou de previdência complementar aberta. “São eles o corretor de resseguro, o corretor de seguros, o representante de seguros, o correspondente de microsseguros, o distribuidor de título de capitalização, dentre outros executores das atividades enumeradas na norma.”

Com relação à informação constante no artigo 73-B, Fiori esclarece que existem duas vertentes para a não observância (descumprimento) das obrigações e dos padrões técnicos exigidos referentes ao registro das operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros, inclusive daqueles constantes em termo de adesão ou em demais solicitações da Susep. São elas:

a) Registro das Operações de Seguro pelas supervisionadas, exceto corretores de seguros. Vide Circular Susep nº 599/2020, Circular Susep nº 628/2021 e Circular Susep nº 624/2021.

b) Registro das Operações de Seguro pelos corretores de seguros. Vide Circular Susep nº 510/2015.

Resolução 451/2022

No que diz respeito ao resseguro e contratações de seguro no exterior, a Resolução 451/2022 revogou 25 normas que tratavam dos assuntos relativos as operações de cessão e aceitação de resseguro e retrocessão e sua intermediação, além de operações de cosseguro e moeda estrangeira, e contratações de seguro no exterior.

Fiori enfatiza que o artigo 7º sobre a oferta preferencial (pelas seguradoras) consiste no direito de preferência que possuem os resseguradores locais em relação aos demais resseguradores, para fins de aceitação de contrato de resseguro, automático ou facultativo, desde que o ressegurador local aceite a respectiva oferta de resseguro em condições idênticas às ofertadas e/ou aceitas pelo mercado internacional.

“Sobre pontos relativos à contratação de seguro no exterior, a norma informa que, quando efetuado por pessoas naturais residentes no País ou por pessoas jurídicas domiciliadas no território nacional, é restrita a situações ali previstas”, conclui.

Os corretores de seguros associados ao Sincor-SP que precisarem de instruções ou esclarecimentos podem entrar em contato com a Assessoria Técnica. Os contatos estão disponíveis no site da entidade.

Assessoria de Imprensa do Sincor-SP

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
183 Vizualizações
Zurich
183 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
90 Vizualizações
MetLife
90 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
96 Vizualizações
TEx
96 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin