00:00:00
28 Apr

Estudo organizado pela CNseg revela baixo grau de concentração de mercado em seguros

22 de novembro de 2022
240 Visualizações

Estudo organizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) concluiu que o setor de seguros apresenta baixo grau de concentração de mercado. O levantamento levou em conta 146 grupos associados à CNseg em Danos e Responsabilidades, Capitalização e Planos de Previdência, conforme tabela anexa.

“Uma forte concorrência entre os grupos seguradores, menores barreiras de acesso ao mercado brasileiro e investimentos em atualização tecnológica são alguns dos fatores que tornam o ambiente de negócios saudável no setor”, afirma o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.

O levantamento da CNseg utilizou o indicador Herfindahl-Hirschman (HHI) para aferir o grau de concentração no setor. O HHI, para fins de aferição, acena com três níveis de classificação: abaixo de 15%, baixa concentração; entre 15% e 25%, moderadamente concentrado; e, a partir de 25%, altamente concentrado.

Esse indicador é usado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aferir o grau de concentração antes de aprovar fusões e incorporações de empresas. É também usado pelo governo americano e do Reino Unido para evitar mercados concentrados.

146 grupos participaram do estudo avaliando o comportamento concorrencial de 16 ramos de Danos e Responsabilidades, oito da linha de Seguros Pessoais, que são os planos de previdência, além da Capitalização.  A taxa geral do mercado segurador (excluindo-se Saúde) caiu de 12,8%, em 2016, para 10%, considerando 12 meses até agosto de 2022.

Nos ramos de Danos e Responsabilidades, dos 14 avaliados, em 9 a concentração é considerada baixa. Nos seis ramos de Pessoas, três apresentam baixa concentração e outros três, moderada concentração. O segmento de Capitalização, também examinado, registra baixa concentração de mercado.

Entre os ramos de baixa concentração estão as carteiras de Automóvel, Residencial, Empresarial, Grandes Riscos e Transportes. O ramo de Auto registrou HHI de 14,2% em 12 meses até agosto; o Residencial, 12,2%; e o Empresarial, 9,4%. Já os seguros de Grandes Riscos e o de Transportes, 9,9% e 8,3%, respectivamente.

Nos ramos de maior concentração, como o Seguro Habitacional, Rural, Marítimos e Aeronáuticos, esse comportamento está relacionado com a presença de empresas públicas, elevado grau de especialização, participação de resseguros e valores segurados elevados, destaca o presidente da CNseg.

O baixo nível de concentração é importante para ampliar o alcance da proteção e, dessa forma, contribuir para o crescimento sustentável e bem-estar social do País. “Estudos que avaliem a concorrência são sempre bem-vindos para corrigir impressões e percepções equivocadas do funcionamento dos mercados”, assinala o executivo.

Como exemplo, ele lembra o caso do seguro de Automóvel, que corretores acreditam ser concentrado, ao contrário do que diz o levantamento da CNseg. “Esse é, na verdade, um ramo de extraordinária competição entre grupos locais e estrangeiros, de uso intenso de novas tecnologias e de práticas comerciais tão diferenciadas a ponto de serem replicadas em outros países”, lembra Oliveira.

Hill +  Knowlton Brasil

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
175 Vizualizações
Zurich
175 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
79 Vizualizações
MetLife
79 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
86 Vizualizações
TEx
86 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin