Estão abertas as inscrições para a participação na 5ª edição da pesquisa ‘Mulheres na Liderança’. Realizada pela organização internacional sem fins lucrativos WILL – Women in Leardeship in Latin America, em parceria com os veículos Valor Econômico, O Globo, Época Negócios e Marie Claire e apoio metodológico do Instituto Ipsos, a iniciativa tem o objetivo de avaliar as condições da equidade de gênero, diversidade e inclusão e identificar as empresas com as melhores práticas corporativas para a promoção da liderança feminina no território nacional.
As companhias interessadas podem participar, gratuitamente, acessando o site da WILL, latamwill.org/mulheres-na-lideranca onde encontrarão o questionário, até o dia 28 de outubro. Após a consolidação do material e análise técnica, as evidências, além de contribuírem para o estabelecimento de um cenário amplo sobre a situação da equidade, diversidade e inclusão no ambiente corporativo, darão origem ao prêmio Mulheres na Liderança, que reconhece as empresas que se destacam, de forma geral e em cada um dos seis eixos temáticos e categorias setoriais, com as melhores práticas relacionadas aos temas abordados.
Com base nas respostas compartilhadas, cada empresa consegue ter um autodiagnóstico para identificar e comparar seus resultados com as médias do mercado. Independentemente do resultado alcançado, todos os participantes ganham acesso a um relatório com as melhores práticas globais e setoriais referentes ao assunto.
“Temos acompanhado um constante processo de amadurecimento social para questões relativas à agenda ESG, o que inclui uma atenção maior a temas como a promoção da liderança feminina, equidade de gênero, diversidade e inclusão, de forma geral. As empresas, como parte fundamental desse ecossistema, precisam adaptar suas estruturas para refletir essa mudança e o propósito da pesquisa ‘Mulheres na Liderança’ é ser uma ferramenta de análise de mercado, além de fornecer insights e insumos sobre boas práticas e proporcionar às empresas participantes a visibilidade de como estão posicionadas no que se refere ao tema”, explica Silvia Fazio, presidente da WILL – Women in Leadership in Latin America.
A pesquisa, que desde o ano passado conta com recortes especiais para mapear as empresas que mais promovem mulheres negras e as que contam com maior presença feminina nos conselhos, passou por uma revisão para ficar mais atualizada em relação à realidade das empresas e ao cenário social atual. “A iniciativa ‘Mulheres na Liderança’ é uma pesquisa viva, em constante mudança para se adaptar às movimentações corporativas e da sociedade. No ano passado, incluímos novas categorias e, nesta edição, trazemos um olhar mais atento para a diversidade na liderança, tratando em mais detalhes do tema das mulheres negras, LGBTQIA+ e questões referentes ao etarismo (50+)”, diz Silvia.
O prêmio reconhece os participantes com melhores indicadores setoriais, analisados e reconhecidos em seis eixos temáticos: Estratégia e Estrutura; Recrutamento, Seleção e Retenção; Qualificação e Incentivo à Liderança Feminina; Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal; Mulheres e Interseccionalidade; e Atuação Externa. Além dessas categorias, o estudo também destaca as empresas identificadas pelo conjunto de melhores práticas em níveis nacional, multinacional e geral.
A edição anterior contou com a participação de 138 empresas, incluindo grandes corporações, de diversos setores. As empresas com os melhores indicadores serão apresentadas na edição especial Valor Carreira/Mulheres na Liderança do Valor Econômico, assim como também em reportagens no jornal O Globo e nas revistas Época Negócios e Marie Claire. Para participar, basta acessar o site: latamwill.org/mulheres-na-lideranca e preencher o questionário online. O prazo final para envio das respostas é 28 de outubro.
In Press Porter Novelli
You may be interested
Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Publicação - 22 de novembro de 2024A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…
Dia do Músico: Bradesco Seguro Equipamento Musical
Publicação - 22 de novembro de 2024No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico. Para garantir a proteção de todos aqueles que amam ou vivem de música, a Bradesco Seguros…
Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Publicação - 22 de novembro de 2024A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…