00:00:00
29 Apr

Projeto que permite a comunicação por pessoas com deficiências ganha apoio da Europ Assistance

21 de setembro de 2022
214 Visualizações

Um projeto que permite a comunicação básica de crianças e jovens com deficiência intelectual, múltiplas e transtorno do espectro autista (TEA) por meio da inteligência artificial e da educação inclusiva. Com o nome de “Programa Voz Amiga”, a iniciativa permite que pessoas tenham a possibilidade de se comunicar, expressar idéias e sentimentos através do software Livox.

Este programa teve início em fevereiro deste ano na APAE Barueri e tem o objetivo de ampliar as possibilidades e habilidades comunicativas, além de apoiar o desenvolvimento da pessoa com necessidades complexas de comunicação, favorecendo a independência, autonomia, interação e inclusão social, em parceria com a família e com a escola.

“O uso deste software proporciona uma melhor flexibilidade e direcionamento, o que facilita o planejamento nos atendimentos e a expressão por parte dos usuários no que diz respeito à comunicação. O Livox conta com diversas ferramentas, podendo ser personalizado de acordo com a deficiência ou nível de aprendizado, com ajustes de visão, contraste e tamanho dos cartões, específicos para uso conforme a necessidade”, explica Vanessa Mayumi Sarmento, uma das responsáveis pelo programa da APAE Barueri, ao lado de Dryelle Torres.

O projeto rapidamente ganhou apoio da Europ Assistance Brasil (EABR) via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) da cidade, onde também fica a sede da companhia.

“Ficamos impressionados com a tecnologia assistiva do aplicativo, que através do seu display eletrônico permite que a criança possa se expressar, pedindo ou ‘falando’ qualquer coisa que ela precisa, o que ajuda muito nas suas adaptações sociais por intermédio do tablet doado”, lembra o CEO Newton Queiroz.

O anúncio acontece no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, data que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “Há mais de dez anos nós apoiamos projetos como esse, que visam ajudar e proteger aqueles que mais precisam. O cuidado com as pessoas é parte dos nossos valores e da nossa cultura organizacional”, completa.

Ainda de acordo com o executivo, anualmente a empresa direciona parte dos impostos devidos a essas causas porque, em sua opinião, “as empresas devem ter a responsabilidade em devolver à comunidade uma parcela dos seus ganhos obtidos, pois somente assim poderemos transformar a sociedade em que vivemos. Infelizmente, algumas organizações dependem muito de doações para financiar seus projetos, uma vez que o dinheiro público está cada dia mais escasso”.

Na esfera social, além deste projeto, a EABR também apoia o hospital pediátrico Pequeno Príncipe, o maior do Brasil; a Casa do Vovô, que acolhe idosos; e o Hospital do Amor e o Hospital do Câncer, que atendem gratuitamente pacientes vítimas de câncer.

Já na área esportiva, os projetos apoiados pela companhia envolvem o Em Busca de Uma Estrela, que atua no empoderamento feminino e na formação de jogadoras de futebol; e a Associação Social Skate, que atende crianças e adolescentes socioeconomicamente vulneráveis e utiliza o esporte como agente de transformação social.
Por fim, no âmbito cultural, a Europ Assistance Brasil apoia diferentes projetos do setor, como o Festival da Consciência Negra, que promove a importância da cultura negra para a sociedade brasileira; e o Somamos Festival, que incentiva a participação de artistas independentes e de jovens talentos.

Agência Pauta VIP

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
192 Vizualizações
Zurich
192 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
99 Vizualizações
MetLife
99 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
109 Vizualizações
TEx
109 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin