00:00:00
30 Apr

Concurso ENS/PUC-Rio de Artigos Acadêmicos em Seguros premia vencedores

31 de agosto de 2022
277 Visualizações

Na última quinta-feira, 25 de agosto, foi realizada a cerimônia de premiação da primeira edição do Concurso ENS/PUC-Rio de Artigos Acadêmicos em Seguros, iniciativa da Escola de Negócios e Seguros (ENS), promovida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento aconteceu no auditório da Matriz da ENS, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com transmissão ao vivo pelo canal da Instituição no YouTube.

O presidente em exercício da Escola, Antonio Carlos Costa, deu início à solenidade de entrega de prêmios, ressaltando o fruto da parceria envolvendo duas importantes escolas de Negócios. “Nossa missão conjunta é de ampliar os estudos e programas educacionais voltados para o desenvolvimento e inovação do setor de seguros. Parabenizo todos os pesquisadores e profissionais que participaram desta primeira edição do concurso, nos agraciando com conhecimentos acadêmicos”.

O concurso contou com quatro categorias, que como forma de homenagem, receberam o nome de importantes personalidades do setor. Os trabalhos vencedores receberam prêmios no valor de R$ 30 mil.

“O prêmio se torna importante para o mercado, porque traz a visão da academia, com metodologia e aprofundamento de temas essenciais para a evolução da indústria. Para escolhermos os vencedores, todos os trabalhos foram avaliados por dois professores doutores, que não sabiam a origem de cada artigo. Com isso, mostramos o respeito pela produção intelectual”, explicou o diretor geral da Escola, Tarcísio Godoy.

Prêmio Andrea Levy – Tecnologia e Inovação em Seguros

A primeira categoria anunciada foi a “Tecnologia e Inovação em Seguros”, nomeada de Andrea Levi, e a placa de homenagem foi recebida pela sua esposa, Aik Brandão. “É com muita emoção que recebo essa homenagem. Andrea era um homem pragmático, que dedicou sua vida inteira ao trabalho. Repassar conhecimento e experiência foi algo que sempre deu prazer imenso a ele”.

Com o artigo “Transformação digital no mercado de seguros: Uma análise comparativa”, o vencedor da categoria foi Marcelo Dionísio, que possui pós-doutorado pela PUC-RJ. A coautoria é de Fábio Medeiros, doutor em Administração de Empresas pelo Coppead-UFRJ. O estudo é baseado em uma revisão sistemática da literatura do tema transformação digital no mercado de seguros, junto com uma busca de artigos que retratem a realidade brasileira, para uma análise comparativa.

“Concluímos o excelente nível de amadurecimento do mercado brasileiro e seu total alinhamento com as tendências internacionais. O único ponto que gostaríamos de ver, são mais artigos brasileiros, e espero que esse tipo de iniciativa promova este crescimento”, destacou Dionísio.

Prêmio Robert Bittar – Direito do Seguro e Resseguro

Em seguida, o homenageado foi Robert Bittar, que deu nome à categoria Direito do Seguro e Resseguro. “É um privilégio e uma honra muito grande estar sendo homenageado nessa casa. Fico muito feliz com o resultado da parceria com a PUC-Rio”.

Inserir o setor de seguros no meio de estudos acadêmico é vital e fundamental para nosso desenvolvimento e a Escola é a mola propulsora de todo desenvolvimento que podemos desejar. A ENS deveria ser e é um ponto de convergência das inteligências do mercado, e ao mesmo tempo, um ponto de difusão de conhecimento para aqueles que estão do lado de fora”.

O primeiro colocado da categoria foi o professor da FEA/PUC-SP, Mauro Maia Laruccia, com o artigo “As insatisfações do consumidor brasileiro em tempos de pandemia: Um estudo do mercado de seguros”. O trabalho, desenvolvido com o professor da ENS Dalton Tria Cusciano, analisou as reclamações do consumidor brasileiro no mercado de seguros, com o objetivo de identificar o perfil dos reclamantes, além do ramo de seguro com o maior número de reclamações.

“O trabalho que nos inspirou foi entender o comportamento do consumidor de seguros pós-compra, quais são as suas insatisfações. Algumas informações devem ser olhadas com lupa e são muito importantes”.

Prêmio Marco Antonio Rossi – Regulação do Mercado

Para a categoria Regulação do Mercado, o agraciado foi o executivo Marco Antonio Rossi, e sua esposa, Maria Isabel Rossi, recebeu a placa de homenagem. “Ele foi uma pessoa que viveu em função do trabalho e da criação. Estou muito honrada por estar aqui representando um homem tão importante”, destacou Maria Isabel, que anunciou a primeira colocada do Prêmio Marco Antonio Rossi.

Nesta categoria, o trabalho vencedor foi “A Privacidade de Dados no Open Insurance”, desenvolvido por Luíza Neves Marques da Fonseca, doutoranda em Administração de Empresas na IAG (PUC-Rio) e Bernardo Barroso, pós-graduado em Gestão de Seguros e Resseguro pela ENS.

O artigo buscou se aprofundar sobre as possibilidades de compartilhamento de dados pessoais por parte de consumidores no ambiente de Open Insurance (OI), com o intuito de somar à incipiente literatura sobre o tema, contribuindo também com agentes do mercado segurador envolvidos no processo de inovação e criação do OI no Brasil.

“O consumidor é uma parte essencial disso. É ele que tem que ceder os seus dados para que o Open Insurance possa existir e ser benéfico para todos. A partir disso, tentamos entender como seria a confiança desse consumidor sobre o compartilhamento de dados, para participar dessa iniciativa”, explicou Luíza.

Comunicação  da ENS

Foto:  Tarcísio Godoy, Diretor  geral da Escola de Negócios e Seguros – ENS

You may be interested

A insegurança custa caro para os brasileiros
Artigo
4 Vizualizações
Artigo
4 Vizualizações

A insegurança custa caro para os brasileiros

Publicação - 30 de abril de 2024

Sabemos o quanto é ruim viver em um país com um sentimento de insegurança. O medo de sair de casa e ser roubado ou de deixar nossa…

Arrecadação dos seguros de pessoa cresce 17,8%
FenaPrevi
7 Vizualizações
FenaPrevi
7 Vizualizações

Arrecadação dos seguros de pessoa cresce 17,8%

Publicação - 30 de abril de 2024

Nos dois primeiros meses de 2024 foram arrecadados R$ 11,2 bilhões em prêmios, aponta o relatório da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, com…

Bradesco Seguros apresenta ‘A Noviça Rebelde’, com Larissa Manuela
Bradescos Seguros
19 Vizualizações
Bradescos Seguros
19 Vizualizações

Bradesco Seguros apresenta ‘A Noviça Rebelde’, com Larissa Manuela

Publicação - 30 de abril de 2024

A partir de 19 de abril, o Ministério da Cultura e Bradesco Seguros apresentam uma versão inédita do musical ‘A Noviça Rebelde’, no Rio de Janeiro, no…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin