00:00:00
21 Apr

Empresas brasileiras precisam ampliar liderança feminina

18 de julho de 2022
379 Visualizações

As empresas estão hoje muito mais atentas e dedicadas a adotar as boas práticas de governança, sociais e ambientais (ESG), especialmente porque vêm constando que elas não só são uma obrigação em relação à sociedade e ao futuro, mas também porque hoje são benéficas para os negócios e para sua reputação junto aos consumidores.

“Considerando-se o ESG, nós já avançamos bastante na implementação de ações para melhor governança e temos avançado expressivamente nas práticas ambientais, bem como em sua respectiva mensuração, o que é fácil constatar pelos relatórios anuais das companhias”, afirma Cristiane Locateli, sócia da Pryor Global.

Mas ainda há muito a se avançar na área social, principalmente em relação à ampliação do número de mulheres em cargos de liderança, o que se tem comprovado por várias pesquisas ajuda a melhorar as relações entre as diferentes áreas, a otimizar os negócios e, inclusive, a aumentar a rentabilidade.

“Destaco a importância da liderança femininas, mas é fundamental também aumentar a presença de negros, indígenas, trans e outras minorias, para tornar as equipes mais diversas, colaborativas e integradas. Isso fomentaria muito a criatividade e a inovação em empresas dos mais diversos segmentos, acredita Cristiane. Infelizmente, a presença feminina nas lideranças e conselhos de administração ainda é muito pequena.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Teva Índices, menos de 20% dos conselhos de administração e fiscais, diretorias e comitês de auditoria, entre outros cargos de gestão são mulheres. “É uma constatação contraditória considerando-se que as mulheres são maioria na população no geral e sua presença têm crescido ano a ano no mercado de trabalho. Por isto, para fortalecer suas reputações e aperfeiçoar seus negócios, as empresas precisam agora encarar o desafio de tornar o perfil de suas lideranças mais diversificado ano a ano”, avalia Cristiane.

A avaliação da sócia da Pryor Global vai ao encontro de uma pesquisa conduzida, recentemente, pela empresa McKinsey & Company, que apontou que as mulheres têm mais capacidade de lidar com ambientes de maior pressão, apoiando suas equipes e outros líderes. Isso porque elas têm uma visão mais holística do bem-estar como um todo. “Esse aspecto reforça a importância de as empresas continuarem investindo na diversidade e deve motivar os gestores a estimular integrantes de suas equipes a desenvolverem habilidades de liderança e a se posicionarem sobre diferentes temas, deixando de lado preceitos antiquados”, comenta executiva.

Para Cristiane, mesmo quando as mulheres, por exemplo, conquistam espaço no C-Level, as empresas continuam a testá-las e a exigir até mais do que os homens, muitas vezes pagando salários inferiores, o que é absolutamente injusto e contraria as expectativas de conformidade com as exigências de ESG. “Mudar os padrões da sociedade e do mercado corporativo leva tempo. Mas se nos mantermos resilientes e aproveitarmos as oportunidades para nos posicionarmos com confiança, firmeza e seriedade, mostrando nossas habilidades e diferenciais, assim como apoiando outras profissionais, desde seus primeiros passos, esta realidade mudará até o fim desta década”, ressalta.

* por Cristiane Locateli, sócia da Pryor Global

 Ink Comunicação

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
66 Vizualizações
Luto no Setor
66 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo.O velório acontecerá amanhã (20/04) das 10h…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
87 Vizualizações
CNseg
87 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
79 Vizualizações
Sindsegnne
79 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin