00:00:00
26 Apr

Empresas brasileiras precisam ampliar liderança feminina

18 de julho de 2022
381 Visualizações

As empresas estão hoje muito mais atentas e dedicadas a adotar as boas práticas de governança, sociais e ambientais (ESG), especialmente porque vêm constando que elas não só são uma obrigação em relação à sociedade e ao futuro, mas também porque hoje são benéficas para os negócios e para sua reputação junto aos consumidores.

“Considerando-se o ESG, nós já avançamos bastante na implementação de ações para melhor governança e temos avançado expressivamente nas práticas ambientais, bem como em sua respectiva mensuração, o que é fácil constatar pelos relatórios anuais das companhias”, afirma Cristiane Locateli, sócia da Pryor Global.

Mas ainda há muito a se avançar na área social, principalmente em relação à ampliação do número de mulheres em cargos de liderança, o que se tem comprovado por várias pesquisas ajuda a melhorar as relações entre as diferentes áreas, a otimizar os negócios e, inclusive, a aumentar a rentabilidade.

“Destaco a importância da liderança femininas, mas é fundamental também aumentar a presença de negros, indígenas, trans e outras minorias, para tornar as equipes mais diversas, colaborativas e integradas. Isso fomentaria muito a criatividade e a inovação em empresas dos mais diversos segmentos, acredita Cristiane. Infelizmente, a presença feminina nas lideranças e conselhos de administração ainda é muito pequena.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Teva Índices, menos de 20% dos conselhos de administração e fiscais, diretorias e comitês de auditoria, entre outros cargos de gestão são mulheres. “É uma constatação contraditória considerando-se que as mulheres são maioria na população no geral e sua presença têm crescido ano a ano no mercado de trabalho. Por isto, para fortalecer suas reputações e aperfeiçoar seus negócios, as empresas precisam agora encarar o desafio de tornar o perfil de suas lideranças mais diversificado ano a ano”, avalia Cristiane.

A avaliação da sócia da Pryor Global vai ao encontro de uma pesquisa conduzida, recentemente, pela empresa McKinsey & Company, que apontou que as mulheres têm mais capacidade de lidar com ambientes de maior pressão, apoiando suas equipes e outros líderes. Isso porque elas têm uma visão mais holística do bem-estar como um todo. “Esse aspecto reforça a importância de as empresas continuarem investindo na diversidade e deve motivar os gestores a estimular integrantes de suas equipes a desenvolverem habilidades de liderança e a se posicionarem sobre diferentes temas, deixando de lado preceitos antiquados”, comenta executiva.

Para Cristiane, mesmo quando as mulheres, por exemplo, conquistam espaço no C-Level, as empresas continuam a testá-las e a exigir até mais do que os homens, muitas vezes pagando salários inferiores, o que é absolutamente injusto e contraria as expectativas de conformidade com as exigências de ESG. “Mudar os padrões da sociedade e do mercado corporativo leva tempo. Mas se nos mantermos resilientes e aproveitarmos as oportunidades para nos posicionarmos com confiança, firmeza e seriedade, mostrando nossas habilidades e diferenciais, assim como apoiando outras profissionais, desde seus primeiros passos, esta realidade mudará até o fim desta década”, ressalta.

* por Cristiane Locateli, sócia da Pryor Global

 Ink Comunicação

You may be interested

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros
Interesse Mercado
55 Vizualizações
Interesse Mercado
55 Vizualizações

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

Para atender aos corretores de seguros que anseiam diversificar os negócios, conquistar mais clientes e aumentar a lucratividade na corretora, a plataforma de especialização em seguro de…

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros
Tecnologia
51 Vizualizações
Tecnologia
51 Vizualizações

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

A Interfile, empresa do grupo Atento e uma das maiores de serviços de BPO no país, segue investindo em seu novo modelo de negócios que alia consultoria…

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais
SegurPro
49 Vizualizações
SegurPro
49 Vizualizações

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais

Publicação - 25 de abril de 2024

O mercado de carros elétricos tem registrado um aumento expressivo no número de vendas no Brasil. Em 2023, foram quase 94 mil emplacamentos, um crescimento de 91%…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin