As empresas estão hoje muito mais atentas e dedicadas a adotar as boas práticas de governança, sociais e ambientais (ESG), especialmente porque vêm constando que elas não só são uma obrigação em relação à sociedade e ao futuro, mas também porque hoje são benéficas para os negócios e para sua reputação junto aos consumidores.
“Considerando-se o ESG, nós já avançamos bastante na implementação de ações para melhor governança e temos avançado expressivamente nas práticas ambientais, bem como em sua respectiva mensuração, o que é fácil constatar pelos relatórios anuais das companhias”, afirma Cristiane Locateli, sócia da Pryor Global.
Mas ainda há muito a se avançar na área social, principalmente em relação à ampliação do número de mulheres em cargos de liderança, o que se tem comprovado por várias pesquisas ajuda a melhorar as relações entre as diferentes áreas, a otimizar os negócios e, inclusive, a aumentar a rentabilidade.
“Destaco a importância da liderança femininas, mas é fundamental também aumentar a presença de negros, indígenas, trans e outras minorias, para tornar as equipes mais diversas, colaborativas e integradas. Isso fomentaria muito a criatividade e a inovação em empresas dos mais diversos segmentos, acredita Cristiane. Infelizmente, a presença feminina nas lideranças e conselhos de administração ainda é muito pequena.
Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Teva Índices, menos de 20% dos conselhos de administração e fiscais, diretorias e comitês de auditoria, entre outros cargos de gestão são mulheres. “É uma constatação contraditória considerando-se que as mulheres são maioria na população no geral e sua presença têm crescido ano a ano no mercado de trabalho. Por isto, para fortalecer suas reputações e aperfeiçoar seus negócios, as empresas precisam agora encarar o desafio de tornar o perfil de suas lideranças mais diversificado ano a ano”, avalia Cristiane.
A avaliação da sócia da Pryor Global vai ao encontro de uma pesquisa conduzida, recentemente, pela empresa McKinsey & Company, que apontou que as mulheres têm mais capacidade de lidar com ambientes de maior pressão, apoiando suas equipes e outros líderes. Isso porque elas têm uma visão mais holística do bem-estar como um todo. “Esse aspecto reforça a importância de as empresas continuarem investindo na diversidade e deve motivar os gestores a estimular integrantes de suas equipes a desenvolverem habilidades de liderança e a se posicionarem sobre diferentes temas, deixando de lado preceitos antiquados”, comenta executiva.
Para Cristiane, mesmo quando as mulheres, por exemplo, conquistam espaço no C-Level, as empresas continuam a testá-las e a exigir até mais do que os homens, muitas vezes pagando salários inferiores, o que é absolutamente injusto e contraria as expectativas de conformidade com as exigências de ESG. “Mudar os padrões da sociedade e do mercado corporativo leva tempo. Mas se nos mantermos resilientes e aproveitarmos as oportunidades para nos posicionarmos com confiança, firmeza e seriedade, mostrando nossas habilidades e diferenciais, assim como apoiando outras profissionais, desde seus primeiros passos, esta realidade mudará até o fim desta década”, ressalta.
* por Cristiane Locateli, sócia da Pryor Global
Ink Comunicação
You may be interested
![Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/IMG_20240725_104113-scaled-e1722019156597-550x286.jpg)
Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich
Publicação - 26 de julho de 2024Hiperconectados, ágeis e que valorizam a diversidade, eles são os protagonistas que inspiraram a nova campanha da Zurich, chamada “Geração Z – Uma nova geração de seguros”.…
![Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/WhatsApp-Image-2024-07-26-at-15.09.07-e1722019888252-550x323.jpeg)
Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros
Publicação - 26 de julho de 20241. Como a DATAHOLICS percebeu a necessidade de atuar nesse setor? As seguradoras possuem formas muito padronizadas e previsíveis para medir a sinistralidade das pessoas, através de…
![Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2023/10/Gustavo-Bentes-presidente-do-Sincor-MG-scaled-e1722014816645-550x316.jpg)
Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices
Publicação - 26 de julho de 2024Quase seis em cada 10 empresas brasileiras sofreram ataques ou incidentes cibernéticos que impediram o acesso aos seus dados em 2023, de acordo com o Índice Global…
Mais desta categoria
![Grupo HDI reforça o compromisso com os corretores](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/Rafael-Ramalho-Grupo-hdi-scaled-e1722009461172-520x257.jpg)
![Arraial Solidário da Alper arrecada mais de R$ 100 mil para ajudar o RS](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2023/09/Ana-Carolina-Alper-Seguros-e1694029293372-520x225.jpg)
Arraial Solidário da Alper arrecada mais de R$ 100 mil para ajudar o RS
Publicação - 26 de julho de 2024![MAPFRE Brasil lucra 121 milhões de euros no 1º semestre](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/Felipe-Nascimento-CEO-da-MAPFRE-Brasil-e1722002953420-520x205.jpg)
![Olimpíadas em Paris? Veja como se proteger durante a viagem](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/chris-karidis-nnzkZNYWHaU-unsplash-scaled-e1722002588347-520x249.jpg)