00:00:00
02 Feb

SincorCAST – Autorregulação é selo de qualidade para o corretor de seguros

9 de junho de 2022
451 Visualizações

“Desafios da autorregulação – Estamos sendo vigiados? O que ganhamos com isso? Com esses questionamentos, a 3ª edição do SincorCAST foi ao ar na manhã desta quarta-feira (08/06), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube. E para responder às perguntas, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e o 1º tesoureiro, Edson Fecher, receberam o presidente da Fenacor, Armando Vergílio. A transmissão está disponível no link: youtube.com/watch?v=7za5hVQziLQ

Na abertura do programa, Boris ressaltou a relevância do tema, que é estrategicamente significativo para os corretores de seguros. “Trata-se da nossa emancipação, que comprova a nossa responsabilidade como profissionais. A autorregulação é o alcance da maturidade, de fazer as próprias normas e regras”.

Vergílio explicou que existem dois modelos de regulação de profissões. “O primeiro é o modelo de conselhos, que são autarquias especiais como o Conselho Regional de Medicina (CRM), por exemplo, que precisa fazer parte para poder atuar na profissão. Já no outro modelo, a autorregulação é por adesão, facultativo por parte do profissional, como o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). No caso dos corretores, é uma autorregulação com supervisão do Estado, que, neste caso, é a Susep”.

Segundo o presidente da Fenacor, a autarquia não dispõe de servidores suficientes para fazer a supervisão preventiva dos corretores de seguros. “Buscando melhorar a estrutura, a Susep foi atrás da Casa Civil, que sugeriu a autorregulação. Em 2010, foi aprovada a Lei Complementar nº 137, que considerava as autorreguladoras como órgãos auxiliares da autarquia”, explicou. “Já em 2013, quando foi criado o IBRACOR, a Susep foi designada para analisar e aprovar o estatuto, bem como os integrantes do corpo diretivo, além de ditar quais as etapas dos processos administrativos”. Vergí¬lio ainda destacou: “no momento, temos apenas uma autorreguladora registrada, o que não significa que não podem haver outras”.

Boris lembrou que o IBRACOR está com tudo pronto e atuante, com um número de pessoas elevado e que entenderam a importância de fazer parte disso. “Neste momento, temos alinhamento com o legislativo e com a Susep para avançar com isso. Não há motivo para ter medo. Estamos oferecendo à autarquia uma tarefa que não é feita”.

Fecher revelou que atuou como relator do tribunal de ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, durante este período, percebeu que o caráter educacional era o mais importante. “Isso repercute dentro da sociedade e da própria categoria de uma maneira privilegiada. E, hoje, a Susep não tem braço para fazer a regulação de maneira preventiva e educativa”.

Sobre as vantagens na adesão ao IBRACOR, Vergílio destacou que existem dois tipos de profissionais que não desejam o modelo de autorregulação: o que não conhece e o mau corretor. “Ao se associar, o corretor ganha um selo de qualidade, e o consumidor vai começar a exigir isso, uma garantia de seriedade e credibilidade”.

Assessoria de Imprensa Sincor-SP

You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Machado e Cremoneze Advogados
98 Vizualizações
Machado e Cremoneze Advogados
98 Vizualizações

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores

Publicação - 30 de janeiro de 2026

Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Bradesco Seguros
134 Vizualizações
Bradesco Seguros
134 Vizualizações

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Sindsegnne
112 Vizualizações
Sindsegnne
112 Vizualizações

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional

Publicação - 30 de janeiro de 2026

O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin