Uma imprensa livre pode, é claro, ser boa ou ruim, mas, certamente sem liberdade, a imprensa sempre será ruim.
(Albert Camus)
Giovanni Battista Líbero Badaró, jornalista, médico e político, foi morto a tiros por inimigos políticos no dia 22 de novembro de 1830. O crime ocorreu na rua de sua casa, a antiga Nova São Jose, onde hoje fica a rua Líbero Badaró, na região central da cidade de São Paulo. O jornalista era proprietário do “Observador Constitucional”, veículo que defendia ideias liberais e se opunha ao reinado de Dom Pedro I.
Instantes antes de sua morte, o jornalista disse: “morre um liberal, mas não morre a liberdade”. O assassinato aumentou ainda mais a crise no império de Dom Pedro I. A revolta da população, contrária à repressão do monarca tornaram sua permanência, problemática. Esse acontecimento, foi um dos gatilhos, que levaram Dom Pedro, abdicar o trono, em 7 de abril.
Cem anos após o imperador deixar o cargo, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), prestou homenagem ao Líbero Badaró, e celebrou 7 de abril como o dia do jornalista.
A categoria luta, ainda em tempos atuais, contra a falta da ‘liberdade de imprensa’, em todos os setores. Recentemente, em seu discurso de despedida da presidência do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, destacou o papel da imprensa no combate às informações falsas: ‘a imprensa profissional é um dos antídotos contra esse mundo da pós-verdade e dos fatos alternativos, disfarces para a mentira e as notícias fraudulentas”.
Temos um longo caminho a ser percorrido, os desafios ainda são vigentes, mas a imprensa sempre foi e será resistência em todos cenários históricos.
Nosso apoio, respeito e homenagem a todos profissionais, que se dedicam a cumprir seu papel com dignidade, ética e acima de tudo imparcialidade. Principalmente aos jornalistas do mercado de seguros e resseguro.
Márcia Kovacs – Redação Revista Insurance Corp
You may be interested

Mapfre entra no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo
Publicação - 29 de janeiro de 2026A Mapfre, companhia global de seguros e serviços financeiros, passou a integrar, em 2026, o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo, elaborado pela consultoria britânica…

Aon anuncia Leonardo Coelho como CEO para o Brasil
Publicação - 29 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, anuncia Leonardo Coelho como CEO para o Brasil, efetivo a partir de 10 de fevereiro. Leonardo Coelho assume a…

Capitalização cresce 7,7% e movimenta R$ 31,32 bilhões
Publicação - 29 de janeiro de 2026Entre janeiro e novembro de 2025, o mercado de Capitalização registrou movimentação de R$ 31,32 bilhões, alta de 7,7% em relação ao mesmo período de 2024. Os…
Mais desta categoria













