00:00:00
20 Apr

Combate ao câncer: prevenção é o melhor tratamento

15 de fevereiro de 2022
212 Visualizações

O cenário atípico da pandemia trouxe reflexões em relação à importância do cuidado com a saúde e, em paralelo, uma mudança de comportamento por parte dos pacientes, no qual muitos brasileiros deixaram de realizar exames periódicos. No mês do Dia Mundial do Câncer – 4 de fevereiro –, a rede de clínicas Meu Doutor Novamed chama a atenção sobre a importância do cuidado preventivo, além de promover informações sobre a doença, estratégias para diminuir os riscos e lidar com o tratamento.

O câncer é uma das quatro principais causas de mortes prematuras – antes dos 70 anos de idade, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano, sendo que 1,5 milhão de óbitos poderiam ser evitados com medidas adequadas. No Brasil, as estimativas para cada ano do triênio 2020-2022 são de 625 mil casos novos de câncer. Segundo a publicação, os cânceres mais incidentes no país são os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

O desenvolvimento do câncer é um processo complexo e não tem causa única. O médico de família e comunidade Diogo Amorim Campos, da rede Meu Doutor Novamed, destaca alguns fatores relacionados ao surgimento da doença: “Devemos considerar causas externas, do ambiente em que vive o paciente, e internas, como hormônios, fatores genéticos, entre outros. No que diz respeito aos fatores externos, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer”. O médico ainda complementa: “A prevenção consiste em ações que são implementadas antes de se diagnosticar uma doença e visam minimizar morbidades e melhorar a qualidade de vida. Caso a doença seja diagnosticada, essas ações podem contribuir para obtenção da cura ou da redução de eventuais complicações, diminuído as taxas de mortalidade.”

Cuidados essenciais

De acordo com o INCA, entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o comportamento podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

Por isso, a prevenção é a mais importante aliada para reduzir os riscos de desenvolvimento da doença. A revisão de prioridade e estilo de vida, o que inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável, é fundamental nesse processo.

“Alguns tipos de cânceres têm relação direta com a genética familiar do indivíduo, mas as mudanças de comportamento e diminuição às exposições ambientais são fatores essenciais para essa redução de incidência da doença”, esclarece Campos.

O especialista da rede de clínicas Meu Doutor Novamed destaca alguns hábitos que devem ser adotados para ajudar na prevenção:

· Estar em dia com a imunização (proteção específica);
· Atividade física regular;
· Ter uma alimentação balanceada e saudável;
· Utilizar filtro solar;
· Realizar check-ups periódicos;

Importância dos exames

Nos casos de doença, quanto antes detectada, melhores as chances de êxito no tratamento. Levantamento da Bradesco Saúde chama a atenção para a necessidade de que homens e mulheres realizem os exames essenciais para a detecção de dois tipos de câncer mais comuns – o de próstata e o de mama.
Segundo dados da Bradesco Saúde, até setembro de 2021, apenas 27% das mulheres que estavam na condição de elegibilidade para Mamografia (40 anos ou mais) fizeram o exame preventivo. A adesão é inferior ao mesmo período de 2020, quando 43% das mulheres elegíveis haviam realizado o exame.
Entre os homens, a adesão é maior: até setembro do ano passado, 38% dos beneficiários com 50 anos ou mais fizeram exames de PSA – o Antígeno Prostático Específico – fundamental para a detecção do câncer de próstata. Entretanto, o índice também fica abaixo do registrado até setembro de 2020, quando 56% dos beneficiários acima de 50 anos haviam realizado o exame.
Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, durante a primeira onda da pandemia, 74% dos especialistas da área declararam ter um ou mais pacientes com o tratamento postergado. Esse adiamento pode ser crucial para uma evolução ou não do quadro, a depender de cada caso. Um estudo publicado pelo The British Medical Journal mostrou que, a cada quatro semanas de atraso no tratamento do câncer, as chances de morte aumentam até 13%.

Approach Comunicação

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
50 Vizualizações
Luto no Setor
50 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo.O velório acontecerá amanhã (20/04) das 10h…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
65 Vizualizações
CNseg
65 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
61 Vizualizações
Sindsegnne
61 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin