00:00:00
27 Jul

Vila Sésamo e Fundação MetLife expandem o projeto global de fortalecimento financeiro para famílias em situação de vulnerabilidade

8 de fevereiro de 2022
523 Visualizações

Hoje, a Sésamo (Sesame Workshop) e a Fundação MetLife anunciam a terceira fase de uma parceria de sete anos. A iniciativa “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro” expande o trabalho que vem sendo feito desde 2015 e tem como objetivo promover a saúde financeira e fortalecer as habilidades, comportamentos e atitudes de crianças e famílias de modo que consigam lidar com os desafios econômicos e alcançar seus sonhos.

Nesta nova fase, a iniciativa vai se concentrar em questões raciais e de gênero em comunidades negras no Brasil e indígenas no México. A nossa expectativa é que a iniciativa “Sonhar, Planejar, Alcançar” continue ajudando o público do projeto a se conectar com tópicos relevantes sobre o fortalecimento financeiro. Todo o contexto pandêmico tem demonstrado a grande importância de cultivar a resiliência financeira, particularmente em populações historicamente afetadas pela discriminação e pela pobreza.

O projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar” é lançado nesta segunda semana de fevereiro a partir de encontros online e atividades orientadas com representantes de quatro Secretarias Municipais de Educação parceiras: Rio de Janeiro, Manaus, Salvador e Belo Horizonte, para revisar, discutir e traçar estratégias sobre a implementação, engajamento e expansão do projeto.

Como as famílias continuam lidando com a incerteza causada pela pandemia, os recursos de “Sonhar, Planejar, Alcançar” ajudarão os familiares e educadores a refletir e praticar estratégias para resiliência e a flexibilidade para superar os desafios financeiros.

Vídeos, histórias em quadrinhos, músicas, guia para educadores, roteiros com propostas para fazer em família alcançará crianças e famílias por meio de cinco abordagens:
• Mídia de massa: Conteúdos inéditos de “Sonhar, Planejar, Alcançar” irão ao ar em canais da TV aberta.
• Programa nas Unidades Educacionais: Parcerias com redes de educação públicas para atendimento de 500 escolas selecionadas. Serão distribuídos materiais para que educadores e cuidadores, principalmente de crianças negras e vulneráveis, possam ajudá-las a compreenderem que as escolhas que elas fazem todos os dias podem auxiliá-las a alcançarem seus objetivos (financeiros e não financeiros).
• Programa em Espaços Comunitários: Conteúdos e atividades serão integrados ao trabalho das organizações da sociedade, para que as famílias possam participar de “Sonhar, Planejar, Alcançar” em espaços comunitários não formais.
• Auto Adoção: Uma rede de parcerias será assegurada em ambos os países, incluindo redes públicas de educação e organizações da sociedade para que possam integrar “Sonhar, Planejar, Alcançar” em seus currículos.
• Engajamento de voluntários: Colaboradores da MetLife no Brasil e México irão participar do “Sonhar, Planejar, Alcançar” contribuindo para os esforços de engajamento da comunidade local.

“Com uma parceria de sete anos, estamos orgulhosos de expandir este importante trabalho com a Sesame Workshop e nos dedicamos a ajudar famílias de todo o mundo a construir um futuro mais confiante”, diz Tia Hodges, Presidente e CEO da MetLife Foundation. “Nesta nova fase, nosso objetivo coletivo é promover uma mentalidade, habilidades e comportamentos para promover a saúde financeira das comunidades que não foram atendidas pelos esforços de inclusão financeira”.

“Estamos orgulhosos em poder anunciar a ampliação deste importante trabalho com a Sesame Workshop no Brasil, ainda mais porque ainda vivemos uma pandemia e é, cada vez mais necessário desenvolvermos a saúde financeira das comunidades e na sociedade como um todo”, comenta Breno Gomes, CEO da MetLife Brasil.

“Junto com a MetLife Foundation, estamos comprometidos em dar às crianças e famílias estratégias e ferramentas para planejar com sucesso o futuro”, conta Sherrie Westin, Presidente da Sesame Workshop. “Como parte de nossa missão de ajudar as crianças a se tornarem mais inteligentes, fortes e gentis, esta nova fase apoiará crianças pequenas em todo o Brasil e México na construção da saúde financeira e da resiliência necessárias para prepará-las para a escola e a vida.”

Desde 2015, a Vila Sésamo e a Fundação MetLife colaboraram em uma iniciativa global de capacitação financeira sem precedentes para as famílias. Em nove países em regiões diferentes, “Sonhar, Planejar, Alcançar” ajudou crianças e adultos em suas vidas a estabelecer metas, fazer planos para alcançá-las e entender que as escolhas que fazem podem ajudá-las a alcançar seus sonhos. “Sonhar, Planejar, Alcançar” usa o processo comprovado de pesquisa da Sesame Workshop e o poder único dos personagens da Vila Sésamo para alcançar o público tanto por meio de mídias de massa quanto por meio de engajamento comunitário.

No Brasil a primeira fase da iniciativa ocorreu entre 2015 e 2018 e atendeu nove cidades em diferentes regiões do Brasil (norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste). Mais de 75 mil famílias foram diretamente alcançadas por meio de atividades e materiais de impacto social. Além disso, mais de 25 milhões de pessoas foram sensibilizadas a partir de uma campanha transmídia em televisão, rádio, redes sociais e website.

A segunda fase da iniciativa aconteceu entre e 2019 e 2020, em cinco capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba e Recife. Foram diretamente alcançadas 40.424 crianças e suas famílias e mais de 5 milhões foram sensibilizadas por meio das mídias de massa.

Em sua terceira fase, 2022 e 2023, o foco serão crianças negras, indígenas e suas comunidades, tendo a expectativa de alcançar diretamente 500 escolas, 4.000 profissionais da educação infantil, 75 mil crianças e suas famílias, e 50 espaços comunitários, a partir dos quais serão alcançadas mais 30 mil famílias via parcerias diretamente estabelecidas entre a Sésamo e Organizações da Sociedade Civil.

Os resultados somativos das duas primeiras fases mostraram impacto positivo, especificamente:
• As crianças estão economizando mais, entendendo a necessidade de planejamento e tendo aspirações mais altas.
• Os adultos que estiveram engajados com o projeto apresentaram mudanças em seu próprio comportamento como:
o Mais conversas sobre assuntos financeiros com os filhos;
o Maior conscientização sobre o que seus filhos estão pensando sobre questões de dinheiro e sobre seu futuro;
o Confiança em dar às crianças seu próprio dinheiro para aumentar a independência financeira;
o Confiança em deixar as crianças tomarem suas próprias decisões de gastos.

Os conteúdos de “Sonhar, Planejar, Alcançar” geram diálogos significativos entre adultos e crianças sobre conceitos importantes como planejar, economizar, diferenças entre necessidade e desejos, trocar, compartilhar e doar.

FSB Comunicação

You may be interested

Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich
Zurich Seguros
67 Vizualizações
Zurich Seguros
67 Vizualizações

Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich

Publicação - 26 de julho de 2024

Hiperconectados, ágeis e que valorizam a diversidade, eles são os protagonistas que inspiraram a nova campanha da Zurich, chamada “Geração Z – Uma nova geração de seguros”.…

Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros
Interesse Público
55 Vizualizações
Interesse Público
55 Vizualizações

Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros

Publicação - 26 de julho de 2024

1. Como a DATAHOLICS percebeu a necessidade de atuar nesse setor? As seguradoras possuem formas muito padronizadas e previsíveis para medir a sinistralidade das pessoas, através de…

Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices
Sincor - MG
44 Vizualizações
Sincor - MG
44 Vizualizações

Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices

Publicação - 26 de julho de 2024

Quase seis em cada 10 empresas brasileiras sofreram ataques ou incidentes cibernéticos que impediram o acesso aos seus dados em 2023, de acordo com o Índice Global…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin