00:00:00
04 May

Na Zurich, vistoria digital no seguro auto agora conta com Inteligência Artificial para agilizar atendimento

27 de janeiro de 2022
608 Visualizações

O seguro Zurich Automóvel conta com mais uma novidade que visa a melhorar ainda mais a experiência do cliente da Zurich: o uso de Inteligência Artificial (IA) no processo de avaliação dos danos e orçamentação em casos de sinistros. A tecnologia vem para otimizar ainda mais o atendimento ao cliente neste contexto, que já contava com a vistoria digital, feita por meio de fotos que o próprio segurado envia para a empresa.
O sistema implantado pela seguradora utiliza IA para análise das imagens dos danos e cria automaticamente a lista de peças e horas necessárias para reparo, com aprovação automática do reparo para danos mais simples, quando optado pela rede de oficinas referenciadas. Desta forma, a vistoria e liberação do reparo pode ocorrer antes mesmo do veículo ser levado até uma oficina, sem necessidade de intervenção de um vistoriador.
O Superintendente de Sinistros Auto da Zurich no Brasil, Fábio Santos Silva, explica que, para o cliente, o processo segue o fluxo já estabelecido com a implantação da vistoria digital: começa com o segurado contatando a assistente virtual Laiz ou a Central de Atendimento e recebendo um link para envio das fotos dos danos do veículo. A partir daí, o processo foi otimizado com a inteligência artificial.
“Por meio de Inteligência Artificial, o sistema analisa as imagens e a extensão dos danos, verifica quais peças precisarão ser substituídas, calcula o valor de cada uma delas, o custo da mão de obra, o tempo de execução dos reparos, além da aprovação do orçamento”, conta Fábio. “O sistema ainda fornece um nível de assertividade da avaliação, e a partir de determinado percentual, decidimos se é necessário o encaminhamento para um perito ou não”.
O executivo compara: “No modelo tradicional, considerando o tempo de decisão do cliente em levar o carro a uma oficina, somado ao prazo da vistoria presencial, e as etapas de aprovação, todo esse processo leva nove dias em média nos casos mais simples. Agora, pode se desenrolar no mesmo dia da comunicação do sinistro”, comemora.
Bem antes da decretação da pandemia, a Zurich já iniciara sua jornada digital, com o aperfeiçoamento de serviços e processos. A vistoria digital no seguro auto (assim como a seguradora também oferece no produto residencial) começou em 2020, por meio da criação de um canal para o cliente enviar imagens do veículo danificado. A IA veio a somar a essa funcionalidade, conferindo ainda mais rapidez e agilidade na cobertura dos sinistros.
“Colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos, tendo como fio condutor o aperfeiçoamento de processos por meio da nossa jornada digital, foi o que nos moveu a adotar esse sistema”, finaliza o executivo.

Conteúdo Comunicação

You may be interested

CNseg realiza encontro com gestores públicos
CNseg
52 Vizualizações
CNseg
52 Vizualizações

CNseg realiza encontro com gestores públicos

Publicação - 3 de maio de 2024

Com o objetivo de ajudar os gestores públicos a melhor gerir o portifólio de obras de infraestrutura, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) realizou, no fim de…

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas
WTW
62 Vizualizações
WTW
62 Vizualizações

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

Publicação - 3 de maio de 2024

Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema de saúde da Romenia ao colapso. Em fevereiro, um grupo de cibercriminosos – que…

Allianz reforça atenção para segurados no Rio Grande do Sul
Allianz Seguros
64 Vizualizações
Allianz Seguros
64 Vizualizações

Allianz reforça atenção para segurados no Rio Grande do Sul

Publicação - 3 de maio de 2024

Em função dos fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul, inclusive com o decreto de calamidade pública emitido pelo governo do Estado, a Allianz Seguros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin