00:00:00
06 Jan

Programas habitacionais do Governo leva FenSeg a criar Subcomissão de Danos Estruturais

17 de janeiro de 2022
514 Visualizações

A Comissão de Riscos de Engenharia da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) amplia seu escopo de atuação em 2022. Foi criada a Subcomissão de Danos Estruturais, a partir das mudanças introduzidas no âmbito do programa habitacional Casa Verde e Amarela, do Governo federal. Em outubro do ano passado, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) baixou a Instrução Normativa 42/2021, que exige a contratação do Seguro de Danos Estruturais (SDE) nas operações de aquisição subsidiada de imóveis em áreas urbanas.

O Programa Casa Verde e Amarela financia imóveis a juros mais baixos para o público com renda mensal entre R$ 2 mil e R$ 7 mil. Este mês, a exigência do seguro passa a valer também para as operações de financiamento habitacional com recursos do FGTS. O Governo pretende, assim, ampliar o subsídio do FGTS concedido às famílias de baixa renda, além de adequar métricas ao cenário atual para atrair o mercado da construção civil e imobiliário para novas contratações.

O Seguro de Danos Estruturais visa evitar a incidência de anomalias, defeitos ou imperfeições no imóvel, aparentes ou ocultas, no prazo de até cinco anos após a entrega das obras. A cobertura garante ressarcimento de possíveis danos à infraestrutura em uma determinada obra, ocorridos durante a vigência da apólice.

“A exigência do Seguro de Danos Estruturais abre um novo horizonte para as empresas seguradoras, além de fortalecer o próprio mercado de construção civil. O normativo garante mais transparência e segurança aos empreendimentos imobiliários. Com essa ferramenta de proteção, será possível segurar imóveis construídos com mais qualidade, supervisão e compliance. Por isso a necessidade de criar uma subcomissão na FenSeg, voltada justamente para esse novo cenário de oportunidades”, afirma Fábio Silva, presidente da Comissão de Riscos de Engenharia.

Lupa Comunicação

Foto: Fábio Silva, Presidente da Comissão de Riscos de Engenharia.

You may be interested

86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno
Zurich Seguros
63 Vizualizações
Zurich Seguros
63 Vizualizações

86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno

Publicação - 6 de janeiro de 2026

A empatia é um valor central para os consumidores brasileiros. De acordo com o estudo global "Addressing the Empathy Gap", realizado pela Zurich Insurance Group em parceria…

Odontoprev conquista mais de 12 premiações em 2025
OdontoPrev
72 Vizualizações
OdontoPrev
72 Vizualizações

Odontoprev conquista mais de 12 premiações em 2025

Publicação - 6 de janeiro de 2026

Com 38 anos de história, a Odontoprev chega ao final de 2025 com muitos motivos para comemorar e alguns deles estão relacionados com as premiações que a…

Prudential do Brasil anuncia renovação à tenista Bia Haddad
Prudential do Brasil
83 Vizualizações
Prudential do Brasil
83 Vizualizações

Prudential do Brasil anuncia renovação à tenista Bia Haddad

Publicação - 6 de janeiro de 2026

A Prudential do Brasil anuncia a renovação do patrocínio à tenista brasileira Bia Haddad Maia, um dos maiores nomes do tênis feminino mundial. A parceria entre a…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin