A Eutbem ingressa no mercado financeiro como a primeira fintech de consórcio totalmente digital e voltada para as mulheres. A nova administradora foi autorizada pelo Banco Central e desde o início de 2021 está focada em desintermediar a venda de consórcios feita hoje quase que exclusivamente pelos grandes bancos e conglomerados financeiros.
A empresa quer proporcionar acesso ao crédito justo às mulheres e ser uma catalisadora de realizações de sonhos, sejam eles: abrir um negócio, reformar a casa, viajar, fazer uma faculdade, uma cirurgia plástica ou a festa de casamento. Isso tudo, sem ter que recorrer a financiamentos ou empréstimos com altas taxas de juros. Inspirada pelos Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres criado pela ONU, foca em especial em dar vida à equidade de gênero ao incentivar o primeiro princípio (liderança corporativa), o quarto princípio (educação e formação) e o quinto princípio (políticas de empoderamento de mulheres).
O mercado de consórcios representa 3,9% do PIB brasileiro, mas ainda é muito tradicional. Praticamente opera da mesma forma desde a sua criação na década de 60. O setor totalizou R$289 bilhões de ativos no ano passado, e apesar de ter atingido recorde em out/21 com 8,4 milhões de consorciados, e R$181,85 bilhões em créditos comercializados, segundo dados do Banco Central o mercado ainda está concentrado em poucos players. Os dados da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio) tornam evidente a alta concentração do setor onde apesar de existirem 142 administradoras de consórcio, mais de 50% das cotas pertencem aos grandes bancos e conglomerados financeiros.
Esses players não tem incentivo em inovar ou mudar a forma como a venda de consórcios é feita hoje. A Eutbem quer trazer uma nova forma de se relacionar com o público, em especial o feminino, com uma solução mais digital e didática. Nem sempre as mulheres têm a mesma oportunidade para a conquista de crédito. “A missão da Eutbem é incentivá-las a dar o primeiro passo rumo à realização de seus sonhos, por meio de parcelas acessíveis e com planos simples de entender, sem pegadinhas ou taxas escondidas” completa Cristina Famano, sócia-fundadora e CEO da Eutbem.
Hoje em dia, muito dos sonhos das pessoas são da categoria de serviços, o mais jovem dos tipos de consórcios criado em 2008, e que chama a atenção pelos indicadores de crescimento: em 2020, o segmento fechou com 171% a mais de créditos disponibilizados em relação a 2019, totalizando R$461,55 milhões e, pela primeira vez, desde que foi criado, ultrapassou a casa de R$1 bilhão de créditos comercializados e mais de 197,20 mil cotas ativas até outubro de 2021.
“A Eutbem traz uma nova história para o segmento de consórcios já consagrado no Brasil. O que realmente queremos é conversar com as mulheres e oferecer um produto que tenha uma comunicação voltada para nós, sem clichês, que dialogue de verdade”, explica Cristina Famano, sócia-fundadora e CEO da Eutbem.
Depois de 21 anos atuando em empresas como Apple, Vivo, Nextel e SKY, a executiva Cristina Famano, engenheira pela POLI-USP, tomou a decisão de mudar de lado e empreender em um segmento que pudesse gerar real impacto na vida das mulheres. Fundou a Eutbem com o empresário David Carvalho, administrador de empresas pela PUC-Minas, com passagens pela Telemig, Brasil Telecom e fundador da FS Security. Juntos, eles somaram a experiência de Cristina como diretora em grandes companhias de tecnologia e telecomunicações, com a bagagem de David de empreendedor de sucesso e experiência na criação de novas empresas e produtos digitais utilizados por 30 milhões de usuários da Vivo, Tim, Oi e Nextel.
A startup teve aporte inicial de R$4 milhões e passou nos últimos anos por um período de desenvolvimento de sua plataforma digital e estruturação operacional em paralelo ao processo de autorização junto ao Banco Central. A empresa prevê investir R$10 milhões até meados de 2022.
Modelo de negócio voltado para mulheres
Segundo dados da Abac, somente 35% dos consórcios pertencem as mulheres, apesar de 45% dos lares brasileiros (34,4 milhões) serem chefiados por elas, segundo dados da PNAD Contínua, divulgados em maio de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A Eutbem aposta em oferecer um espaço com textos e vídeos que conversem diretamente com as mulheres, trazendo informações que ajudarão no planejamento financeiro de seus sonhos. A ideia é fazer com que as clientes tenham mais informações para escolher qual o melhor consórcio atenderá suas demandas e gastos envolvidos.
Como funciona a oferta da Eutbem para mulheres?
A Eutbem entra no mercado trazendo uma oferta de lançamento com taxa zero até a contemplação, sem cobrança retroativa. Após a contemplação, a taxa mensal é de 0,5% do crédito. A empresa forma grupos pequenos, onde há maior probabilidade de ser contemplada no sorteio. As cartas de crédito variam de R$15 mil a R$25 mil, com parcelas a partir de R$375,00 e prazo de 30 a 40 meses de duração.
Como funciona o serviço?
Pelo site, por telefone ou WhatsApp, escolhe-se o valor do crédito e da parcela mensal a ser paga. A contratação pode ser feita 100% digital ou ainda por meio de vendedores. Caso exista interesse em adiantar a contemplação, a cliente poderá oferecer um lance e caso contemplada terá acesso imediato ao crédito contratado. No caso de resgate somente ao final do período, a taxa de administração será zero, e o valor do crédito terá sido reajustado pelo IPCA.
Agência e Comunica
You may be interested
![Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/IMG_20240725_104113-scaled-e1722019156597-550x286.jpg)
Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich
Publicação - 26 de julho de 2024Hiperconectados, ágeis e que valorizam a diversidade, eles são os protagonistas que inspiraram a nova campanha da Zurich, chamada “Geração Z – Uma nova geração de seguros”.…
![Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/WhatsApp-Image-2024-07-26-at-15.09.07-e1722019888252-550x323.jpeg)
Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros
Publicação - 26 de julho de 20241. Como a DATAHOLICS percebeu a necessidade de atuar nesse setor? As seguradoras possuem formas muito padronizadas e previsíveis para medir a sinistralidade das pessoas, através de…
![Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2023/10/Gustavo-Bentes-presidente-do-Sincor-MG-scaled-e1722014816645-550x316.jpg)
Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices
Publicação - 26 de julho de 2024Quase seis em cada 10 empresas brasileiras sofreram ataques ou incidentes cibernéticos que impediram o acesso aos seus dados em 2023, de acordo com o Índice Global…
Mais desta categoria
![Grupo HDI reforça o compromisso com os corretores](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/Rafael-Ramalho-Grupo-hdi-scaled-e1722009461172-520x257.jpg)
![Arraial Solidário da Alper arrecada mais de R$ 100 mil para ajudar o RS](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2023/09/Ana-Carolina-Alper-Seguros-e1694029293372-520x225.jpg)
Arraial Solidário da Alper arrecada mais de R$ 100 mil para ajudar o RS
Publicação - 26 de julho de 2024![MAPFRE Brasil lucra 121 milhões de euros no 1º semestre](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/Felipe-Nascimento-CEO-da-MAPFRE-Brasil-e1722002953420-520x205.jpg)
![Olimpíadas em Paris? Veja como se proteger durante a viagem](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/07/chris-karidis-nnzkZNYWHaU-unsplash-scaled-e1722002588347-520x249.jpg)