00:00:00
18 Apr

Zurich aposta no feedback e registra alta no engajamento/satisfação de seus funcionários

27 de novembro de 2021
306 Visualizações

“Criar juntos um futuro melhor”. Este é o propósito da seguradora Zurich, que em seu 1º Relatório de Sustentabilidade, publicado em junho, anunciou que um de seus três pilares estratégicos globais está diretamente relacionado aos funcionários. Daí a companhia focar no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, fazendo com que se sintam valorizados e apoiados no desenvolvimento de suas carreiras na empresa.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, que acelerou a digitalização dos modelos de trabalho, a seguradora soube adaptar-se à nova realidade e, entre outras medidas, viu no feedback um meio de aumentar o nível de engajamento de seus 1.500 funcionários no Brasil – e de manter altos os níveis de satisfação entre eles, conforme os índices GPTW, OHI, Edge e Stonewall (detalhes abaixo).

Carlos Toledo, Diretor Executivo de Recursos Humanos da Zurich no Brasil, celebra um feito da companhia no país, que a destaca entre as outras 130 unidades de negócio do Grupo Zurich mundo afora: entre todas elas, o escritório brasileiro foi o que mais deu feedbacks no 3º trimestre de 2021.

“Oficialmente, fazemos o feedback formais e registrados em nosso sistema quatro vezes ao ano, pois queremos fortalecer cada vez mais essa cultura entre os funcionários, tanto ao dar quanto ao receber. Fechamos o 3º trimestre com 86,7% dos líderes executando-o junto aos seus times, muito próximo dos que almejamos, que são 90%”, pontua o executivo. “Foram mais de 2,5 mil sessões individuais, número que já superou as que ocorreram durante todo o ano de 2020”.

Carlos conta que o crescimento da prática é positivo porque fomenta a cultura do feedback na companhia – porém, ressalta que a Zurich frisa que o que importa no processo não é só o número, mas a qualidade do procedimento, já que o objetivo é o crescimento e desenvolvimento tanto individual como coletivo.

“O feedback deve ser um presente, uma forma de dizer que você acredita no potencial do outro. Com ele, o funcionário consegue se desenvolver, expor sua opinião e tornar a contribuição dele mais palpável. O feedback permeia todas as etapas de desenvolvimento do colaborador na Zurich”, aponta o executivo.

Por isso, o RH da companhia colocou em prática diversas iniciativas para fomentar o feedback qualificado. Foram promovidos workshops, realizadas campanhas de comunicação por meio de ferramentas como e-mail, Teams, pop-ups na intranet, entre outros.

Carlos conta ainda que a Zurich utiliza mundialmente a ferramenta Success Factor, um módulo do SAP que permite que as pessoas deem e recebam feedbacks inclusive de outros países e, também, de forma lateral, ou seja, não só entre líderes e liderados – o chamado feedback 360°, que é o que a companhia estimula e objetiva em sua cultura.

Os cinco momentos dos funcionários no Grupo Zurich
Todo o time da Zurich no Brasil – em especial, os gestores – fazem uso do feedback como ferramenta de gestão. Ele é utilizado por todos os funcionários no que a seguradora denomina “os cinco momentos da jornada”. Eis os cinco momentos:

1. Meu Primeiro Ano – Que contempla da atração ao ingresso do funcionário à empresa.
2. Meu Crescimento – Durante o qual é dado todo o apoio para o seu desenvolvimento.
3. Minha Contribuição – Na qual ele sabe quais as expectativas de suas atribuições, as recompensas e
reconhecimentos que pode colher.
4. Meu Bem-Estar – Ações que a empresa desenvolve para seu bem-estar físico e mental.
5. Meu Ambiente de Trabalho – Que envolve as tecnologias e ferramentas para a execução das tarefas e, também, o espaço físico para tal.

Embora sejam formalmente trimestrais, a área de RH da Zurich faz um acompanhamento semanal dos feedbacks dados pelos líderes. Por isso, é possível medir o engajamento, que vem sendo aprimorado desde que esse monitoramento começou, em janeiro de 2020.

“Desde então, temos percebido os líderes estão praticando o feedback cada vez menos por obrigação, pois, assim como os liderados, perceberam o seu valor. Na Zurich, costumamos dizer ‘você é o CEO da sua carreira’. Assim, quando o funcionário, de qualquer nível, recebe um feedback, ele consegue ter de forma clara onde está e para onde pode/quer ir”, pondera o Diretor Executivo de Recursos Humanos da Zurich no Brasil, Carlos Toledo.

Empresa destaca-se pelo nível de engajamento entre seus funcionários

Além de contribuir para o engajamento, o feedback e o cuidado com a jornada do colaborador também têm se mostrado importantes para o aumento dos níveis de satisfação dos empregados da companhia. Hoje, a Zurich no Brasil é considerada uma das melhores companhias para se trabalhar no país, conforme atestam algumas certificações nacionais e internacionais, a partir da avaliação de seus próprios funcionários.

O ENPS, sigla de Employee Net Promoter Score, que é um índice que mede o nível de engajamento entre eles e, portanto, determina o quanto recomendam a empresa para lugares e outras pessoas do seu círculo pessoal, foi 83 em 2021, mesma pontuação do ano de 2020. O índice vem evoluindo desde que a companhia passou a medi-lo, em 2018, quando somou 59, é e 23 pontos maior do que em 2019.

A Zurich também é reconhecida por promover a equidade, a diversidade e a inclusão em seu time, razão pela qual foi recertificada no ano passado pela britânica Stonewall. Também em 2020, foi certificada pela Edge num dos três níveis, o “Move”, que é destinado às companhias com políticas implementadas e com resultados sólidos, e listada no Guia Exame de Diversidade, por ser uma das mais inclusivas do país – e com pontuação acima da média do ranking geral. Outro reconhecimento internacional foi o Organizational Health Index, feito a cada 3 anos pela consultoria Mckinsey & Company, cuja edição mais recente também foi em 2020. A Zurich ficou com 83 face aos 66 da edição de 2017.

A empresa foi considerada a melhor seguradora do Brasil para a mulher trabalhar no país, de acordo com o 5º GPTW Mulher, que visa identificar e reconhecer as corporações que se destacam nas políticas e práticas em prol da equidade de gênero. De 641 companhias de grande e médio porte avaliadas, ela ficou na 14ª posição entre as grandes empresas de todos os setores que têm as melhores práticas de inclusão e ascensão feminina à liderança.

Conteúdo Comunicação

Foto: Carlos Toledo – Diretor Executivo de Recursos Humanos da Zurich no Brasil

You may be interested

Entenda as diferenças legais entre associações e seguradoras
Artigo
11 Vizualizações
Artigo
11 Vizualizações

Entenda as diferenças legais entre associações e seguradoras

Publicação - 18 de abril de 2024

As associações de proteção veicular têm se tornado uma alternativa cada vez mais popular para os proprietários de veículos que buscam proteção em casos de sinistros de…

IRB recebe homenagem na Câmara dos Deputados
IRB (Re)
33 Vizualizações
IRB (Re)
33 Vizualizações

IRB recebe homenagem na Câmara dos Deputados

Publicação - 18 de abril de 2024

Líder do mercado de resseguros no Brasil, o IRB(Re) recebeu homenagem na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (18/04), em…

Mercado de planos odontológicos no Brasil
OdontoPrev
25 Vizualizações
OdontoPrev
25 Vizualizações

Mercado de planos odontológicos no Brasil

Publicação - 18 de abril de 2024

Os últimos dez anos foram muito positivos para o segmento de planos odontológicos no País. Houve um aumento de usuários de 66%. Em 2013, o número de…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

MAPFRE e Sincor-SP unem forças
Mapfre
34 Vizualizações
34 Vizualizações

MAPFRE e Sincor-SP unem forças

Publicação - 18 de abril de 2024
Bradesco Seguros fortalece parcerias
Bradesco Seguros
41 Vizualizações
41 Vizualizações

Bradesco Seguros fortalece parcerias

Publicação - 18 de abril de 2024
23º Congresso: associado ao Sincor tem desconto
Fenacor
40 Vizualizações
40 Vizualizações

23º Congresso: associado ao Sincor tem desconto

Publicação - 18 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin