A Wise , empresa de valorização dos recursos naturais, que ao longo de um processo de aprendizado na gestão, iniciado em 2020, decidiu no início de 2021 contratar o especialista e insider do método OKR, Pedro Signorelli, fundador da Pragmática Consultoria em Gestão, agora celebra resultados positivos e consistentes no andamento do dia a dia da organização com mais de 100 colaboradores.
De acordo com Bruno Igel, CEO da Wise, o objetivo da companhia era tornar o time mais alinhado aos processos da empresa e com a mesma visão de alcance de resultados. “A Wise está em crescimento e este ano pretendemos crescer mais de 50%. Por isso, buscamos no OKR uma maior dose de autonomia para as áreas e os colaboradores, que precisam ser rápidos para tomar decisões importantes diariamente. Precisávamos de um sistema que trouxesse coerência ao redor da organização, tornando as pessoas engajadas com base no alinhamento da empresa”, complementa Bruno.
No processo de implementação a Wise passou por momentos de muito aprendizado, que foram fundamentais para o entendimento da aplicação do método. “Quando os objetivos estão claros, as pessoas passam a andar na mesma direção, e os OKRs trouxeram essa transparência, gerando engajamento e um ambiente transparente”, afirma Igel. Diego Bertasso, líder de custos da Wise, destaca a sintonia que a implantação da metodologia gerou. “Construímos os objetivos juntos, estamos trabalhando cada vez mais em sintonia e com clareza no dia a dia. A troca de conhecimento nos grupos permite que novas abordagens sejam exploradas. As possibilidades são incríveis”.
Agenda ESG – Da mesma maneira que a organização tem metas financeiras, também existe a preocupação com os objetivos socioambientais, não adianta a empresa ser de reciclagem, se o trabalho não for feito corretamente, as iniciativas precisam começar da fundamentação para alcançá-las. “A regulamentação do mercado como um todo, o mercado financeiro e as barreiras não tarifárias na Europa e nos EUA facilitam o engajamento à agenda ESG, no entanto, no Brasil a situação é diferente, não há essas facilidades e como eu faço tudo dentro de processos socioambientais corretos, tenho custos altos, assim preciso mais do que nunca de uma equipe engajada, conhecedora do processo e dos objetivos, financeiros e culturais, para chegar no cliente com um preço competitivo. O OKR me trouxe tudo isso, com a equipe e com a empresa como um todo”, enfatiza Bruno.
A pandemia mostrou que a sociedade não irá evoluir se só poucos evoluírem, e a temática ambiental é o pilar para essa evolução. Para Pedro Signorelli, o OKR é uma ferramenta de comunicação, sobretudo, comunicação de estratégias e prioridades. “Enquanto ferramenta de comunicação, você define as prioridades e dá foco no que é mais importante no ciclo tipicamente trimestral, mas não obrigatoriamente. Mostrando os OKRs que são prioritários, você consegue alinhar todo mundo em torno do que é prioridade para a empresa, assim como foi feito na Wise, que precisava manter uma comunicação mais integrada com todos funcionários da companhia”, completa Signorelli.
Resultados da parceria
Na visão de Bruno Igel, inicialmente o OKR gera muitos pontos de interrogação, mas ao longo do tempo as pessoas percebem que faz muito sentido. O executivo aponta que entender a parte teórica é o principal para a prática ser uma constante evolução. “O OKR é muito integrador, uma vez que põe todo mundo junto. Isso faz as pessoas se sentirem representadas como parte fundamental da organização. Percebo que o OKR deixou de ser uma obrigação para os colaboradores e passou a ser uma ferramenta de aplicação dos objetivos da organização, tornando- se parte da rotina de trabalho deles”, finaliza. O pensamento de Bruno é bem parecido com o de Luciana Martins, gerente de RH da Wise. “Após a implantação dos OKRs, percebemos que esse tema faz parte do dia a dia, se estende além da sala de reunião para conversas de café, as reuniões estão com discussões mais profundas e abrangendo mais pessoas com visões diferentes. Escrever o objetivo com o grupo, fez as pessoas se sentirem donas do negócio, esse sentimento gera engajamento, e consequentemente “resultados chave” muito mais relevantes para o negócio. Envolver as pessoas, as tornam mais importantes, e participar dessa construção com certeza traz resultados positivos, tanto para o negócio quanto para o processo”.
Sobre a Wise
A Wise acredita na valorização dos recursos naturais. Acreditamos que o plástico gera benefícios enormes para a sociedade, mas que um produto desenvolvido para durar centenas de anos não pode ser descartado após apenas alguns minutos de uso. Nosso objetivo é transformar o plástico pós uso em uma nova matéria-prima que substitui o material virgem em aplicações de valor agregado similar à utilização inicial. Isso é fechar o ciclo, isso é valorizar o material.
Sobre Pedro Signorelli
Com 20 anos de experiência no mercado corporativo, Pedro Signorelli tornou-se especialista na implementação do método OKR e, em 2019, criou e fundou a Pragmática Consultoria em Gestão, com o objetivo de ajudar outras organizações em suas jornadas de transformação e gestão.
Nos últimos seis anos, atuou no segmento de Telecomunicações em importantes players como a Nextel, na qual fez parte de um dos maiores processos de transformação empresarial do País. Por meio da implementação do método OKR’s permitiu construir um framework de uma organização engajada, que maximiza resultados e que aprende, adaptável conforme o cenário.
A partir destas experiências, o especialista tem o propósito de desenvolver a mentalidade das pessoas e apoiá-las no seu desenvolvimento individual, na criação e adaptação de processos e sistemas de gestão dos times, das organizações a que pertencem desde colaboradores até o alto escalão, ao levar a todos o uso de ferramentas, treinamentos e consultoria em todo o projeto de um OKR com eficiência.
Seven PR
* Pedro Signorelli é especialista na implementação do método OKR e fundador da Pragmática Consultoria em Gestão
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…