Há muitos motivos para comemorarmos o “Dia do Corretor de Seguros” em 2021, assim como havia em outubro do ano passado. A categoria está muito mais forte, resiliente, qualificada. Soube superar os inúmeros desafios que surgiram ao longo da pandemia, inclusive aqueles inacreditavelmente criados pelo órgão regulador, que deveria, ao contrário, estimular a atuação de quem representa o consumidor e que atua como o pilar de um mercado cuja missão máxima é proteger e amparar a população.
Pois, um a um esses desafios foram sendo vencidos, esvaziados ou arquivados. E chegamos ao final do ano mais uma vez com a imensurável sensação de dever cumprido, de ter amparado a sociedade, não deixando um só consumidor sem atendimento, sem a devida proteção, mesmo tendo que trabalhar por meio remoto, usando ferramentas quase que totalmente desconhecidas e sem ter a certeza de como o cliente reagiria ao novo cenário.
Mas, os consumidores responderam muito bem a essa nova forma de atendimento e consolidaram a excelente imagem que têm dos corretores de seguros, como consultores e assessores que estão à disposição para atendê-los e socorrê-los todas as horas do dia, muitas vezes em uma emergência nos finais de semana, feriados, tarde da noite, ao amanhecer.
Quem dizia que o corretor não estava preparado para utilizar ferramentas tecnológicas modernas, queimou a língua. Desde o início da pandemia, há 20 meses, o corretor tem se destacado pelo foco na qualificação, no uso do digital, na busca de novos negócios. Independentemente do porte do profissional.
O antigo “pastinha” virou “senhor notebook” neste momento pós-pandemia. Pronto para oferecer soluções diferentes e adequadas para cada necessidade do cliente, sejam apólices de seguros, planos de previdência complementar ou até mesmo na certificação digital, nos investimentos financeiros e em ferramentas que podem ajudar o cliente a se adequar mais rapidamente aos dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
É justo destacar que a Fenacor e os Sincors têm participação importante nesse processo. Pois, igualmente desde o começo da pandemia, em março do ano passado, organizaram diversas ações e disponibilizaram uma série de serviços e benefícios para ajudar a categoria a atravessar esse momento tão difícil para toda a sociedade.
Foi assim quando, em poucas semanas, organizamos um ciclo de debates virtuais, o “Conexão Futuro Seguro”, para apoiar, ajudar e orientar o Corretor de Seguros a se adaptar mais rapidamente à nova realidade, que exige o uso do digital, o treinamento constante e a qualificação. O sucesso foi tão grande, superando até mesmo nossas expectativas mais otimistas, que realizamos uma segunda edição desse ciclo este ano.
Além disso, temos oferecido um treinamento específico para que o Corretor esteja pronto e preparado para cumprir a LGPD.
Paralelamente, através da Central de Gestão de Serviços e de Produtos – CGS – a federação e os sindicatos desenvolveram diversos produtos e serviços personalizados para a categoria, incluindo seguros de vida e de responsabilidade civil profissional e o inovador portal Seguro com o Corretor (https://www.segurocomcorretor.com.br/) que ajuda o consumidor a encontrar um Corretor de Seguros na sua região para ter um atendimento qualificado, diferenciado e confiável.
Há ainda o CBCor, o Clube de Benefícios dos Corretores de Seguros, clube de compras exclusivo para associados aos sindicatos. As novidades não pararam por aí. Diante da importância de se seguir os dispositivos da LGPD, foi desenvolvido especificamente para o Corretor de Seguros o LGPDCor, a melhor ferramenta para ajudá-lo a se adequar à Lei e que pode, inclusive, ser comercializado pelo profissional para os seus segurados e até para prospectar novos clientes. Assim, com um único produto, ele fica mais protegido e ainda aumenta sua carteira de negócios.
Nesse mesmo sentido, há a nossa certificação digital, com tecnologia da Certisign, uma das maiores Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil. Neste caso, o Corretor de Seguros, pode escolher entre empreender como uma AR (Autoridade de Registro) ou ser apenas um indicador. Em ambos os caso, é remunerado pelo serviço prestado aos consumidores e pode diversificar seus negócios. A Fenacor e os Sincors desenharam ainda um projeto inovador, em parceria com a MAG, que treina o Corretor de Seguros para atuar também como agente de investimento, um dos segmentos que mais crescem no Brasil.
Por fim, convido a todos para participarem do 22º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que será realizado entre os dias 3 e 5 de março de 2022, em um dos mais conceituados resorts do país, o Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP). As inscrições inicialmente foram abertas apenas para associados dos Sincors. Contudo, logo estarão disponíveis também para os demais Corretores de Seguros. Será o primeiro grande encontro presencial do setor após dois anos. A nossa intenção é oferecer a melhor programação de um congresso de seguros de todos os tempos.
Até lá!
*Armando Vergílio é presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor)
Assessoria de Imprensa Fenacor
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