00:00:00
23 Oct

Sandbox segunda edição – o que esperar?

13 de outubro de 2021
111 Visualizações

Não se pode negar que a SUSEP vem buscando inovar a indústria de seguros nos últimos anos, tendo este movimento ganhado força máxima a partir de 2018 com a chegada de uma nova diretoria executiva que trouxe consigo a visão de transformação no setor.
Dentro destas ações, uma das mais discutidas foi o chamado Sandbox que, em sua primeira edição, selecionou 11 projetos inovadores dentro dos pré-requisitos estabelecidos pela autarquia, sendo que 4 já estão efetivamente operando e, apesar de o tempo destas operações ser curto, a visão é de que o resultado tem sido positivo e os frutos seguirão sendo colhidos durante os próximos anos.
Muitas discussões a respeito das operações escolhidas na primeira edição do Sandbox ainda ocorrerão e é difícil prever seus resultados e quantas iniciativas estarão presentes no mercado daqui a 5 anos. De toda forma, vemos um movimento geral da indústria em busca de inovação, eficiência e melhoria na experiencia do cliente, sendo que essa busca se acentuou com a ação da SUSEP – uma vez que houve a necessidade de mudanças rápidas com a chegada de novos players e suas visões disruptivas.
Independente de concordar ou não, todo o mercado sentiu a necessidade de mover-se ainda mais rápido para estar mais ajustado à realidade atual do cliente, com produtos mais simples, novas ofertas e uma experiência mais digital e eficiente. Este movimento do mercado tradicional, junto às iniciativas escolhidas no Sandbox 1, resultou em uma mudança no setor que já era necessária há tempos e em vários âmbitos. Inclusive é possível arriscar dizer que os benefícios foram além dos esperados pela própria autarquia quando definiu o projeto.
Foram esses benefícios que levaram à criação do Sandbox 2, apresentado há pouco mais de dois meses. Nesta edição, a ideia será aprovar até 15 projetos inovadores, que de uma maneira geral apresentem novos produtos, serviços ou melhoria na distribuição por meio de novas tecnologias e metodologias.
Quando analisamos de forma macro, tanto a primeira quanto a segunda versão do Sandbox são muito parecidas no que se refere às condições de participação, transmitindo a ideia de continuidade em relação à proposta inicial. Mesmo contemplando ajustes pontuais, em sua essência, as edições são similares.
O que realmente será ponto-chave para definir o foco desta edição de agora será a escolha dos projetos por parte do regulador. Enquanto na primeira versão a inovação de produtos e melhoria na experiencia do cliente fizeram a diferença – e até mesmo na forma geral com que o mercado se comportou – desta vez, sem renunciar à inovação, o foco deveria ser em produtos que atendam a setores não amparados pela indústria de seguros nos dias de hoje, ou seja, produtos simples e de baixo custo, porém eficientes no que tange à proteção de seu público-alvo. Importante esclarecer que para chegar a esse público, a inovação principal não tem de ser especificamente em tecnologia e sim no produto em si, com precificação e simplicidade do modelo de contratação e indenização.
É importante lembrar que para obter a inclusão de novos segmentos da sociedade na indústria de seguros, precisamos entender suas necessidades e como de fato efetuam suas compras cotidianas para inserir a proteção nesta cesta. Isso sem deixar de notar que nem todos têm acesso à internet, smartphone, cartão de crédito e outros pontos, que trazem outros desafios e que demandam iniciativas para solucioná-los.
A partir dos projetos escolhidos, poderemos conhecer o principal foco desta segunda edição do Sandbox, assim como seus benefícios imediatos ao mercado.

* Newton Queiroz é CEO da Europ Assistance Brasil

Ketchum

You may be interested

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos
Previsul
6456 Vizualizações
Previsul
6456 Vizualizações

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos

Publicação - 24 de maio de 2019

A viagem foi a premiação final da Campanha Sou + Previsul de 2018 Dez corretores da Previsul Seguradora tiveram uma experiência com muita inovação e tecnologia na…

Revista Insurance Corp realiza 3ª edição  do “Melhores dos Seguros e Resseguro”
3ª Edição dos Melhores dos Seguros e Resseguro 2021
19 Vizualizações
3ª Edição dos Melhores dos Seguros e Resseguro 2021
19 Vizualizações

Revista Insurance Corp realiza 3ª edição do “Melhores dos Seguros e Resseguro”

Publicação - 22 de outubro de 2021

No próximo dia 26 de outubro, terça-feira, às 18 horas, a Revista Insurance Corp irá transmitir em seu canal no Youtube o '2021 Insurance Corp Awards –…

Mitsui Sumitomo faz doação ao projeto Unidos pela Vacina
Mitsui Sumitomo Seguros
21 Vizualizações
Mitsui Sumitomo Seguros
21 Vizualizações

Mitsui Sumitomo faz doação ao projeto Unidos pela Vacina

Publicação - 22 de outubro de 2021

A Mitsui Sumitomo Seguros (MSS), maior seguradora da Ásia e integrante do 8° maior grupo segurador do mundo, doou uma câmara conservadora de vacinas no último dia…

Relatório de Sustentabilidade da CNseg mostra comprometimento das seguradoras com ações ASG
CNseg
30 Vizualizações
CNseg
30 Vizualizações

Relatório de Sustentabilidade da CNseg mostra comprometimento das seguradoras com ações ASG

Publicação - 22 de outubro de 2021

O Relatório de Sustentabilidade do setor de seguros de 2020, produzido pela Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, chega a sua sexta edição destacando que, segundo os…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin