00:00:00
19 Apr

Open Insurance tem potencial para aperfeiçoar a relação entre clientes, corretores e seguradoras

5 de outubro de 2021
274 Visualizações

O conceito “Open” vem se popularizando à medida que vão avançando as fases do Open Banking no Brasil. Caminhando na mesma direção, a regulamentação do Open Insurance está em andamento. Com isso, clientes e mercado têm aprofundado as conversas e reflexões sobre como e qual será o impacto do Open Insurance na vida dos usuários finais, corretores e seguradoras. Mas, afinal, o que vai acontecer daqui em diante?

No último dia 3 de agosto, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) definiu a estrutura
inicial responsável pela governança do processo de implementação do Open Insurance, dividida entre Conselho Deliberativo, Secretariado e Grupos de Trabalho, que têm como objetivo a condução dos trabalhos técnicos, o diálogo com a sociedade e o setor, objetivando a viabilização de uma estrutura segura, inovadora e focada no cliente.

A partir de dezembro de 2021, inicia-se uma nova e importante fase no mercado segurador, em alinhamento com as três etapas previstas no cronograma do Open Insurance. A primeira delas, com previsão de início em 15 de dezembro, prevê o compartilhamento dos dados de canais de atendimento e produtos, por parte das empresas do setor. Em setembro de 2022 teremos o início do compartilhamento de dados pessoais e históricos e em dezembro de 2022 chegaremos ao compartilhamento de serviços, ambas etapas com troca de informações apenas mediante o consentimento dos donos desses dados.

Embora algumas seguradoras já possuam modelos de negócios em conjunto com Bancos (Bancassurance), o novo conceito propõe que o Open Insurance seja compatível e interoperável com o Open Banking, convergindo para a formação do Open Finance, que visa potencializar a inclusão e cidadania financeira dos clientes, possibilitando, por exemplo, o aumento do volume de seguro auto, que atualmente conta com cerca de 30% da frota de automóveis com até 10 anos segurada, enquanto em outros países, este volume é superior a 60%.

Outra possível consequência do Open Insurance é estimular que, com a permissão do compartilhamento de dados e históricos autorizados pelos clientes, as seguradoras tenham mais informações para análises e criem ofertas de seguros, com coberturas e assistências cada vez mais aderentes ao perfil de cada pessoa individualmente, gerando mais variedade, inclusão e autonomia para contratação.

Fazendo o papel de convergência entre os produtos que serão ofertados no mercado e os clientes está o papel do corretor, que se tornará cada vez mais um especialista na avaliação da real necessidade de cada pessoa até o encontro do produto ideal. Corretores autônomos e das corretoras de seguros já exercem um importante papel atualmente, principalmente ao considerarmos que a grande maioria das seguradoras não possuem relacionamento direto com os clientes, cabendo ao canal corretor esta interface de entendimento, consultoria e atendimento ao cliente.

Segundo a SUSEP, o setor de seguros já possui todas as condições e recursos operacionais e tecnológicos para que a agenda do Open Insurance não tenha as mesmas postergações ocorridas com as fases iniciais do Open Banking. De toda forma, é sempre bom observarmos as experiências vividas durante a implementação do Open Banking no Brasil e tirarmos proveito dos aprendizados. Neste sentido, a TecBan pode contribuir com todo o ecossistema, trazendo para o Open Insurance a expertise da implantação do Open Banking, reduzindo a complexidade de implementação e obtendo a conformidade com a regulação, agregando valor e permitindo que as corretoras, seguradoras e Sociedades Iniciadoras de Serviços de Seguros (SISS) possam continuar focadas em seus respectivos core business e no desenvolvimento de propostas de valor inovadoras voltadas para o benefício de seus clientes.

Assessoria de imprensa Máquina CW

* Fernando Tassin – Especialista em Novas Plataformas da TecBan.

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
29 Vizualizações
Luto no Setor
29 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo. O velório acontecerá amanhã (20/04) das…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
49 Vizualizações
CNseg
49 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
45 Vizualizações
Sindsegnne
45 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin