00:00:00
25 Apr

MAG discute como a transformação digital beneficia pessoas

23 de agosto de 2021
243 Visualizações

A MAG Seguros, seguradora de 186 anos especializada em seguro de vida e previdência, debateu, durante o evento da Amcham Rio de Janeiro, as principais dicas e estratégias para que empresas acompanhem as constantes mudanças tecnológicas. Ocorrido na última quarta-feira (18), a seguradora estava representada por Catia Tarabal, superintendente de Inteligência de Mercado e Produtos, Renata Brum Loyola, superintendente de Gestão da Inovação, e Patrícia Campos, líder do Comitê de Gestão de Pessoas e diretora de Gente e Gestão da MAG.

Renata Loyola iniciou a discussão expondo o quão importante é uma empresa ter em sua cultura a inovação e a metodologia de data driven. “Os dados são o petróleo do mundo, nossa moeda mais rica. Sem eles, não temos informação. Se soubermos captar, analisar e tirar o melhor proveito deles, teremos insumos riquíssimos, como o perfil dos clientes, colaboradores, o que esperam de nós e o mercado em que estamos inseridos. Mas, para que essa riqueza seja muito bem explorada e canalizada, as pessoas devem estar preparadas para isso, de nada adianta ter o ouro e não saber o que fazer com ele”, afirma Loyola.

Considerando que a empresa é formada por pessoas, a mudança precisa ser realizado no perfil comportamental do colaborador, que devem entender o valor do movimento e participar desse ecossistema. Pensando nisso, a MAG Seguros implementou uma área interna voltada para inovação, que desenvolve ações e estabelece parcerias focadas em novas tecnologias. Dentre elas, o Innovation Insurtech Program, programa com o objetivo de desenvolver alunos de graduação em conhecimentos de inovação e ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, machine learning, internet das coisas e blockchain, realizado em conjunto com a PUC-Rio e o IRB Brasil RE. Além disso, a seguradora possui um trabalho com a Endeavor, que possibilita que startups apoiem a companhia na resolução de problemas utilizando a transformação digital.

Catia Tarabal, complementou a fala de Renata lembrando que a cultura data driven pode ser usada na gestão de pessoas através da metodologia de people analytics, pensando no aumento da produtividade, desempenho das equipes. Com isso, é possível até mesmo diminuir o turnover, que é sempre um problema dentro das companhias. As equipes de Recursos Humanos, por meio desse método, podem entender os dados e avaliar atributos, variáveis e comportamentos que tornam os colaboradores mais produtivos, satisfeitos, eficientes e felizes no ambiente de trabalho.

Para a aplicação dessa metodologia, há quatro níveis de maturidade: a coleta de dados estratégicos, determinação de métricas a serem analisadas/objetivos alcançados (KPI), a observação do capital humano e foco em soluções para aplicação dos resultados. Com isso, é possível determinar a modelagem, o processo de previsão dos cenários futuros e aplicabilidade do modelo proposto. Dessa forma, Catia aponta que “o mais importante desafio das empresas é entender que deve haver um equilíbrio entre o uso da tecnologia, modelos preditivos e o olho humano, para podermos captar as nuances e manter a humanização no trato com as pessoas.”

Por último, foi discutido que a aplicação dessa cultura e metodologia deve ser um movimento top down, a mudança deve ser no olhar de gestão, na alta liderança, que precisam estimular e dar exemplo, de forma que todos tenham a cabeça aberta para o novo e tecnológico. “Ter na empresa o DNA de inovação, não está relacionado às pessoas e sim a uma cultura. Para isso, a mobilização de todos é necessária”, adiciona Patrícia Campos.

JeffreyGroup 

You may be interested

Globus Seguros cresce 62% em apólices emitidas
Interesse Mercado
47 Vizualizações
Interesse Mercado
47 Vizualizações

Globus Seguros cresce 62% em apólices emitidas

Publicação - 24 de abril de 2024

A Globus Seguros, corretora especializada em riscos diferenciados com mais de 40 produtos e atuação nacional, divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2024. A corretora registrou…

Executivos do Grupo HDI se encontram com corretores
HDI Seguros
59 Vizualizações
HDI Seguros
59 Vizualizações

Executivos do Grupo HDI se encontram com corretores

Publicação - 24 de abril de 2024

Para reforçar o lançamento do Cresça Corretor, novo programa de relacionamento com os corretores do Grupo HDI, a companhia iniciou uma série de encontros com parceiros com…

ADP aponta três dicas para empresas combaterem burnout
Artigo
44 Vizualizações
Artigo
44 Vizualizações

ADP aponta três dicas para empresas combaterem burnout

Publicação - 24 de abril de 2024

Um ambiente cada vez mais intenso e volátil, associado a fatores como excesso de trabalho, ambiente organizacional desfavorável, problemas de relacionamento com líderes e/ou colegas, entre outros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin