00:00:00
20 Apr

Desafios do mercado de assistência automotiva para este semestre

26 de julho de 2021
536 Visualizações

O ano de 2021, assim como 2020, está sendo um período de grandes mudanças para todos os setores da economia, inclusive para o mercado de assistência automotiva. Em 2020, a queda nas vendas de veículos novos em comparação a 2019 foi de 26%, segundo dados da Anfavea, somada a crise da pandemia, que não somente impactou o horário de funcionamento das concessionárias, mas também a situação econômica do Brasil, o que trouxe várias consequências para a população consumidora.

De acordo com Felipe Machado, Gerente Comercial da Allianz Partners, 2021 ainda será de extrema cautela para os negócios. “As empresas do setor estão se arriscando pouco e talvez até prorrogando contratos atuais para não se envolverem em grandes negociações. Será mais um ano de grandes desafios”, acredita.

Mudanças no atendimento
Sob a ótica comercial, o relacionamento com os clientes precisou ser completamente revisto, já que em meio à pandemia e ao home office, não foi possível fazer os encontros pessoais com os parceiros de negócios, tão importantes para o processo comercial. No entanto, a quantidade de touch points foi ampliada via telefone e videoconferências.

O implemento das soluções digitais, além de reduzir ainda mais os custos administrativos, levará tecnologia de ponta aos nossos clientes, o que é sempre bem-vindo”, afirma. Diversas ferramentas estão sendo introduzidas para garantir a melhor experiência do cliente final, como o Voice Technology, o Voicebot, o Digital RSA, por exemplo. “A Allianz Partners Brasil, por exemplo, já possui uma assistente virtual inteligente de reconhecimento de voz, a Allice. Dessa forma podemos ter mais agilidade ao acionar e monitorar socorros realizados. Essas plataformas tecnológicas otimizam o atendimento e o serviço prestado”, explica.

Novo perfil de consumidores
A transformação do consumidor se tornou muito mais evidente na pandemia. Isso porque os clientes avaliam detalhadamente os produtos antes de adquiri-los, especialmente os que não eram entendidos como essenciais, reduzindo assim a velocidade de troca dos veículos por outros mais novos.

“O volume de negócios no setor tende a aumentar no pós-pandêmico, embora não deva retornar a patamares de alguns anos atrás. Mas, a prática pelo digital deve se manter e ampliar, já que o consumidor percebeu a comodidade e a segurança deste canal, o que torna este investimento cada vez mais necessário”, explica o gerente.

Queda nos deslocamentos diários
Com a quarentena decretada e o regime de home office, o volume de deslocamentos diários em setembro e outubro de 2020 sofreu uma queda de 50% em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, de acordo com um estudo ainda não concluído pelo Centro de Excelência BRT+, da Universidade Católica do Chile, em parceria com o Instituto WRT Brasil.

Novas soluções
Segundo dados da Anfavea, com o agravamento da pandemia, 13 das 23 montadoras de automóveis do país sofreram com a paralisação total ou parcial, o que impactou diretamente o setor de assistência. “Uma saída que buscamos por conta do impacto no segmento automotivo é a procura por novos mercados como os Seminovos, Rent a Car, Gestoras de Frotas, apps de soluções automotivas e empresas de vistorias, por exemplo. Temos mapeado este mercado em busca de viabilizar soluções personalizadas a todos eles. E, claro, nosso apoio e investimento junto aos tradicionais parceiros montadoras continua ainda mais fortalecido. O objetivo é enfrentar estes desafios em conjunto”, explica Machado.

Agência Race

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
56 Vizualizações
Luto no Setor
56 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo.O velório acontecerá amanhã (20/04) das 10h…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
72 Vizualizações
CNseg
72 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
66 Vizualizações
Sindsegnne
66 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin