Já consolidado em alguns mercados do mundo, como os Estados Unidos, o conceito de MGA ainda é pouco conhecido no Brasil.
Afinal, o que é uma MGA?
Derivada da palavra Managing General Agent (Agente Administrativo Geral), é uma agência especializada de seguros que possui autoridade de subscrição para as seguradoras e resseguradoras. Um MGA está apto a desempenhar funções normalmente administradas apenas pelas seguradoras, como criar e modernizar produtos, subscrição, definição de preços, negociar comissões, lidar com reclamações, emitir apólices e endossos, analisar sinistros, entres outros.
Em sua essência, o MGA administra todo ou parte do negócio de seguros de uma seguradora, enquanto trabalha como intermediário entre segurados, corretores, seguradoras e resseguradoras. No mercado de resseguros, atua na oferta de capacidade de resseguro facultativo.
“Trabalhar com um MGA é benéfico para as seguradoras por possuir estrutura e experiência que as vezes podem não ter em sua matriz ou escritórios regionais, e também devido ao custo elevado para desenvolver sistemas internamente. O MGA também pode abrir negócios em áreas geograficamente isoladas, ou seja, traz capilaridade. Uma pequena cidade ou região pode não justificar a abertura de uma filial para uma seguradora, mas trabalhar com um MGA nessa área fornece à empresa acesso a novos clientes”, explica Vanessa Mendonça, diretora e Marketing & Branding da Albatroz MGA.
O MGA também traz tecnologia para a mesa, como plataformas online que se integram à canais de atacado e produtos que agilizam o processo de cotação, ajudando os corretores independentes a prestar melhores serviços aos seus clientes com a máxima segurança porque a plataforma está conectada com a seguradora digitalmente.
Semelhante às seguradoras, os corretores podem se beneficiar do conhecimento técnico e obter acesso a determinados produtos ou preços mais competitivos que sozinhos dificilmente conseguiriam por conta própria.
“A plataforma da Albatroz MGA foi elaborada com foco no dia a dia do corretor e do subscritor. Ela possui ferramentas que otimizam o processo e visam beneficiar com eficiência todos os lados: corretor, seguradora e segurado. Uma cotação que antes levava cerca de três dias para ser apresentada ao corretor, podendo chegar até a mais de uma semana sem retorno, na plataforma da Albatroz MGA o corretor terá a proposta finalizada em mãos em cerca de três a cinco minutos. Vale salientar que a plataforma Albatroz Digital otimiza todo o processo, e não apenas a cotação, e de forma descomplicada”, garante.
No caso específico da Albatroz MGA, sua plataforma oferece algumas facilidades como:
• Cadastro de Corretor;
• Cotação para todos os ramos de transportes;
• Possibilidade de adição de produtos complementares para ampliar a operação do cliente;
• Emissão de apólice;
• Emissão de Endosso;
• Inclusão de Beneficiários (para apólice de agente de carga/trading);
• Emissão de Certificado de Cobertura;
• Emissão de carta DDR;
• Faturamento;
• Acompanhamento de prêmio pendente;
• Emissão de cartas diversas (adimplência, inadimplência, cancelamento, entre outras)
• Relatórios exclusivos para gerenciamento da grade de cada corretor;
• Acompanhamento do Pipeline.
Primeiras MGAs sugiram nos EUA
Historicamente, o MGA surgiu entre o final do século 19 e início do século 20, quando as seguradoras localizadas no leste dos Estados Unidos, principalmente na cidade de Nova York, queriam expandir seus mercados para o oeste do país, mas não tinham os recursos para abrir um escritório regional ou local.
Um MGA atendeu a essa necessidade, fornecendo recursos locais que foram capazes de subscrever adequadamente os riscos, atender as apólices e lidar com os sinistros. Conforme a tecnologia evoluiu e muitos dos obstáculos associados à realização de negócios em uma localização geográfica distante foram superados, as seguradoras foram deixando de utilizar esse modelo de negócio.
No entanto, à medida que o mercado de seguros se fortaleceu, as operadoras agora estão usando os MGA´s como um meio de limitar custos e aumentar a lucratividade. Atualmente, existem algumas associações que representam MGAs em regiões específicas, como:
• Associação de Agentes Gerais de Gerenciamento (MGAA) no Reino Unido, que foi formada em 2011;
• American Association of Managing General Agents (AAMGA), que foi criada em 1926 e desde então se fundiu com a National Association of Professional Surplus Lines Offices (NAPSLO) para formar a Wholesale & Specialty Insurance Association (WSIA);
• Agentes Gerais Administrativos Canadenses (CAMGA), uma associação relativamente nova, formada em 2017;
• Underwriting Agencies Council (UAC), com sede na Austrália e formado em 1998.
Se você se interessou pelo assunto, saiba que a Albatroz MGA terá seu lançamento oficial anunciado em breve. Para não perder nenhuma novidade, faça sua inscrição no site www.albatrozmga.com e siga suas redes sociais.
Departamento de Marketing da Albatroz MGA
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…