Já consolidado em alguns mercados do mundo, como os Estados Unidos, o conceito de MGA ainda é pouco conhecido no Brasil.
Afinal, o que é uma MGA?
Derivada da palavra Managing General Agent (Agente Administrativo Geral), é uma agência especializada de seguros que possui autoridade de subscrição para as seguradoras e resseguradoras. Um MGA está apto a desempenhar funções normalmente administradas apenas pelas seguradoras, como criar e modernizar produtos, subscrição, definição de preços, negociar comissões, lidar com reclamações, emitir apólices e endossos, analisar sinistros, entres outros.
Em sua essência, o MGA administra todo ou parte do negócio de seguros de uma seguradora, enquanto trabalha como intermediário entre segurados, corretores, seguradoras e resseguradoras. No mercado de resseguros, atua na oferta de capacidade de resseguro facultativo.
“Trabalhar com um MGA é benéfico para as seguradoras por possuir estrutura e experiência que as vezes podem não ter em sua matriz ou escritórios regionais, e também devido ao custo elevado para desenvolver sistemas internamente. O MGA também pode abrir negócios em áreas geograficamente isoladas, ou seja, traz capilaridade. Uma pequena cidade ou região pode não justificar a abertura de uma filial para uma seguradora, mas trabalhar com um MGA nessa área fornece à empresa acesso a novos clientes”, explica Vanessa Mendonça, diretora e Marketing & Branding da Albatroz MGA.
O MGA também traz tecnologia para a mesa, como plataformas online que se integram à canais de atacado e produtos que agilizam o processo de cotação, ajudando os corretores independentes a prestar melhores serviços aos seus clientes com a máxima segurança porque a plataforma está conectada com a seguradora digitalmente.
Semelhante às seguradoras, os corretores podem se beneficiar do conhecimento técnico e obter acesso a determinados produtos ou preços mais competitivos que sozinhos dificilmente conseguiriam por conta própria.
“A plataforma da Albatroz MGA foi elaborada com foco no dia a dia do corretor e do subscritor. Ela possui ferramentas que otimizam o processo e visam beneficiar com eficiência todos os lados: corretor, seguradora e segurado. Uma cotação que antes levava cerca de três dias para ser apresentada ao corretor, podendo chegar até a mais de uma semana sem retorno, na plataforma da Albatroz MGA o corretor terá a proposta finalizada em mãos em cerca de três a cinco minutos. Vale salientar que a plataforma Albatroz Digital otimiza todo o processo, e não apenas a cotação, e de forma descomplicada”, garante.
No caso específico da Albatroz MGA, sua plataforma oferece algumas facilidades como:
• Cadastro de Corretor;
• Cotação para todos os ramos de transportes;
• Possibilidade de adição de produtos complementares para ampliar a operação do cliente;
• Emissão de apólice;
• Emissão de Endosso;
• Inclusão de Beneficiários (para apólice de agente de carga/trading);
• Emissão de Certificado de Cobertura;
• Emissão de carta DDR;
• Faturamento;
• Acompanhamento de prêmio pendente;
• Emissão de cartas diversas (adimplência, inadimplência, cancelamento, entre outras)
• Relatórios exclusivos para gerenciamento da grade de cada corretor;
• Acompanhamento do Pipeline.
Primeiras MGAs sugiram nos EUA
Historicamente, o MGA surgiu entre o final do século 19 e início do século 20, quando as seguradoras localizadas no leste dos Estados Unidos, principalmente na cidade de Nova York, queriam expandir seus mercados para o oeste do país, mas não tinham os recursos para abrir um escritório regional ou local.
Um MGA atendeu a essa necessidade, fornecendo recursos locais que foram capazes de subscrever adequadamente os riscos, atender as apólices e lidar com os sinistros. Conforme a tecnologia evoluiu e muitos dos obstáculos associados à realização de negócios em uma localização geográfica distante foram superados, as seguradoras foram deixando de utilizar esse modelo de negócio.
No entanto, à medida que o mercado de seguros se fortaleceu, as operadoras agora estão usando os MGA´s como um meio de limitar custos e aumentar a lucratividade. Atualmente, existem algumas associações que representam MGAs em regiões específicas, como:
• Associação de Agentes Gerais de Gerenciamento (MGAA) no Reino Unido, que foi formada em 2011;
• American Association of Managing General Agents (AAMGA), que foi criada em 1926 e desde então se fundiu com a National Association of Professional Surplus Lines Offices (NAPSLO) para formar a Wholesale & Specialty Insurance Association (WSIA);
• Agentes Gerais Administrativos Canadenses (CAMGA), uma associação relativamente nova, formada em 2017;
• Underwriting Agencies Council (UAC), com sede na Austrália e formado em 1998.
Se você se interessou pelo assunto, saiba que a Albatroz MGA terá seu lançamento oficial anunciado em breve. Para não perder nenhuma novidade, faça sua inscrição no site www.albatrozmga.com e siga suas redes sociais.
Departamento de Marketing da Albatroz MGA
You may be interested

A Chubb divulgou os resultados do primeiro trimestre
Publicação - 28 de abril de 2025A Chubb divulgou os resultados do primeiro trimestre com lucro líquido por ação de US$ 3,29 e lucro operacional por ação de US$ 3,68; Prêmios retidos consolidados…

Reguladores destacam desafios e oportunidades para o setor
Publicação - 28 de abril de 2025O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, deu o tom de seu discurso no evento de lançamento da nova Agenda Institucional do Mercado Segurador, promovido pela CNseg, no último…

Bradesco Seguros lança Franquia Negociável
Publicação - 28 de abril de 2025A Bradesco Seguros acaba de lançar uma novidade que visa trazer mais flexibilidade e personalização para os clientes dos seguros para frotas: a Franquia Negociável. Com essa nova opção, os corretores podem negociar os…
Mais desta categoria



