Durante a 26ª edição do Direto & Reto com Camillo, que foi ao nesta quarta-feira (28/04) pelo canal da TV Sincor-SP, no YouTube, o presidente da entidade, Alexandre Camillo, conversou com os corretores de seguros a respeito das recentes mudanças propostas pela Susep para o setor de seguros. Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa realizada pelo Sincor-SP com os profissionais, que demonstra grande desconhecimento da categoria sobre as medidas e suas implicações.
Camillo tratou sobre as atualizações dos seguros de danos massificados e grandes riscos, com a Circular Nº 621 e a Resolução CNSP Nº 407, o sandbox regulatório e o novo conceito Open Insurance. Situações que estão ganhando força neste ano.
Sobre as novas regras para os seguros de danos massificados e de grandes riscos, 42% dos corretores disseram não entender, 32% não concordam e acreditam que não é o momento adequado e 8% não concordam com o documento. “A proposta é dar autonomia para que as seguradoras criem produtos sem pedir autorização da Susep, que ficará responsável apenas pela fiscalização”, explicou Camillo.
Para o presidente do Sincor-SP, as mudanças correspondem à dinâmica dos novos tempos e estão em linha com as transformações do mundo. “Agora, cabe ao corretor de seguros estudar o documento para se adaptar e melhorar o serviço. E, para auxiliar os associados, o Sincor-SP disponibiliza a expertise das Comissões e da Assessoria Técnica”, completou.
Os corretores também foram questionados sobre o sandbox regulatório e 58% não sabem o que é, 24% sabem e não concordam e 18% sabem e concordam. O sandbox é um ambiente regulatório experimental, constituído com condições especiais para possibilitar a implantação de projetos inovadores em relação a produtos e serviços de seguros, desenvolvidos a partir de novas metodologias. Até o momento, 11 empresas já foram homologadas pela Susep.
Segundo Camillo, o sandbox é um avanço para o mercado, já que as empresas ganham autonomia e poderão escolher como comercializar os produtos. “No entanto, será equivocado não incluir o corretor de seguros no processo de comercialização. Vide a Youse, que gastou milhões para ofertar seguro sem a presença do corretor e hoje está esquecida”, declarou.
A mais recente decisão da Susep, o Open Insurance, que é a abertura de informações dos clientes entre as seguradoras, também é incompreendida pelos corretores, já que 44% responderam ter receio, 16% não entenderam e 12% não concordam. Na opinião do presidente do Sincor-SP, é difícil prever os impactos no mercado. “Com as informações dos clientes circulando entre as companhias, isso vai possibilitar a criação de novos produtos? Vai aumentar a oferta de outros ramos? Vai aumentar a concorrência entre corretores? No momento, é complicado saber, mas esperamos que traga avanços e melhorias na oferta de produtos aos clientes”, ressaltou.
Camillo ainda revelou que mais de 90% dos corretores gostariam que o Sincor-SP esclarecesse melhor as recentes propostas da Susep. “Com o objetivo de orientar a categoria, em meados de maio, vamos promover uma live técnica para abordar os assuntos discutidos durante essa edição do Direto & Reto.”
Sorteio entre os associados
Durante a transmissão, Camillo realizou seis sorteios de anuidade gratuita da Contribuição Associativa. Estavam concorrendo os associados que baixaram e fizeram login no APP Sincor Digital até o dia 31 de março. Os ganhadores foram: Luiz Carlos Roncaglione, Hugo Abib Aiub, Vania Maria Carbonari Castro, Fabio Pinto Ribeiro, Carlos Aberto da Silva e Claudino Jose Gomes Junior.
E nas próximas edições do Direto & Reto com Camillo, o presidente adiantou que serão realizados mais sorteios de prêmios. “Em primeira mão, falo pra vocês que agora todas as edições vão contar com sorteios para presentear os associados que estão inteirados nas atividades do Sincor-SP. Os corretores que já baixaram e fizeram o login no aplicativo vão concorrer automaticamente. Quem ainda não fez isso, dou a dica para não perder mais tempo. O APP Sincor Digital está disponível para download nas lojas de celulares e, em caso de dúvidas, basta interagir com nossas Regionais”, conclui Camillo.
Assessoria de Imprensa Sincor-SP
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…