00:00:00
28 Mar

30% das empresas estão indiferentes ou insatisfeitas com o administrador de seus Planos de Previdência

13 de abril de 2021
420 Visualizações

Pesquisa de Percepção do Benefício de Previdência Complementar, realizada pela consultoria e corretora de seguros norte-americana Lockton, revela que aproximadamente 30% das empresas estão indiferentes ou insatisfeitas com o administrador de seus Planos de Previdência. O levantamento ouviu 61 organizações de segmentos e portes variados, com média de faturamento anual de R﹩: 2,9Bi.

Segundo os respondentes, entre os principais pontos que os provedores têm deixado a desejar estão a rentabilidade do plano (24%), os serviços prestados aos colaboradores (20%) e o suporte às áreas de Recursos Humanos (16%), de grande relevância às empresas, já que as ajudam a demonstrar a importância deste benefício internamente.

Em relação à rentabilidade obtida, 45% das empresas alegam estar indiferentes ou insatisfeitas com os resultados. Os números revelam que algumas instituições ainda não se atentaram às inversões dos últimos anos relacionadas à gestão dos investimentos.

Por décadas, os planos de previdência foram ancorados em fundos conservadores, de renda fixa, que rendiam em torno de 1% ao mês. No entanto, a partir da redução da Taxa Básica de Juros (SELIC) ficou cada vez mais difícil que os planos permanecessem com esse nível de rentabilidade, sendo necessário que o investidor buscasse alternativas com mais riscos para atender suas necessidades futuras. “Um monitoramento técnico e mais próximo aos RHs e aos colaboradores, assim como uma eventual renegociação de taxas junto aos administradores do plano e dos fundos, poderia amenizar possíveis impactos na relação entre as partes.”, diz Demetrius Lima, consultor sênior de Previdência da Lockton.

Ausência de assessoria especializada
A pesquisa também aponta que 61% das empresas não contam com assessoria especializada para a administração do plano. “O acompanhamento profissional de uma Consultoria junto aos RHs e aos colaboradores é indicado, já que melhora a percepção do empregado em relação a este benefício, ampliando a adesão que também tem se revelado insuficientes.”, explica Demetrius.

Neste sentido, o levantamento indica que 53% das empresas têm adesão inferior a 50% do quadro de colaboradores. As que apresentam maior engajamento são as que estabelecem o acompanhamento e monitoramento frequente em relação à gestão do Plano de Previdência. “Outro ponto importante é que a empresa estabeleça uma esteira anual de comunicação aos colaboradores, diversificando os temas e a abordagem, como forma de conseguir atingir os diversos perfis de empregados.”, conclui o consultor.

Para auxiliar neste processo, os comitês internos de avaliação e análise são recomendáveis. Apenas 26% revelam que possuem o grupo e apenas 16% pretendem implantá-lo futuramente. “Recomendamos que implantem um comitê estratégico para avaliar ao menos uma vez por ano o plano de previdência que a empresa patrocina. Neles, são discutidas melhorias ou ajustes no benefício, seja alterando regras em função do perfil dos colaboradores ou até mesmo negociando melhoria de condições comerciais e implantação de novos fundos e serviços. Normalmente, é formado pela liderança da empresa, que ajuda a promover o benefício junto aos colaboradores”, diz Cassio Cabrera, superintendente Atuarial da Lockton.

TransMídia

You may be interested

Resultados anuais da HDI Global no Brasil
Grupo HDI
3 Vizualizações
Grupo HDI
3 Vizualizações

Resultados anuais da HDI Global no Brasil

Publicação - 28 de março de 2024

No relatório do ano de 2023, a seguradora HDI Global Seguros S.A. anunciou um crescimento de dois dígitos nas receitas de seguros e uma nova melhoria do…

MAPFRE dá dicas de segurança para quem vai viajar de carro na Páscoa
Mapfre
16 Vizualizações
Mapfre
16 Vizualizações

MAPFRE dá dicas de segurança para quem vai viajar de carro na Páscoa

Publicação - 28 de março de 2024

Com a Páscoa chegando, cresce o número de pessoas que vão pegar a estrada para passar o feriado em outras cidades. Para quem vai viajar com carro…

A epidemia do roubo de cargas e o impacto no seu bolso
Seguro Transporte
21 Vizualizações
Seguro Transporte
21 Vizualizações

A epidemia do roubo de cargas e o impacto no seu bolso

Publicação - 28 de março de 2024

Quanto o risco Brasil impacta no produto que chega até a sua casa? Esse é um questionamento que a sociedade deveria começar a se fazer para cobrar…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin