00:00:00
28 Mar

Alfredo Lalia Neto assume Sompo Seguros com a meta de conduzir expansão no Brasil

A Sompo Seguros iniciou 2021 anunciando a mudança de comando no Brasil. Desde janeiro, Alfredo Lalia Neto é o CEO à frente da companhia. E para esse novo ano o executivo já determinou sua meta: dar andamento aos planos de expansão da seguradora por meio dos investimentos em suas diferentes linhas de produtos e serviços para alcançar abrangência e market share, com sustentabilidade e foco no cliente. “A missão é conduzir essa nova fase da companhia no Brasil. Estamos falando de um grupo com mais de 130 anos de atuação no Japão e tem no Brasil uma operação consolidada, que há anos mantém os índices de classificação mais altos de solidez financeira pelas agências de rating e que é a segunda maior subsidiária fora do país de origem do grupo”, observa o executivo.
“Desde a minha chegada já realizei mais de cem reuniões temáticas com as lideranças da companhia, em que pude me aprofundar nos processos e reforçar nosso planejamento estratégico de foco no cliente e nos parceiros. Já definimos nossas metas de curto prazo e agora estamos construindo nossa ambição de médio e longo prazos. Decidimos orientar nossas ações para que a Sompo continue a incrementar a qualidade em termos de cobertura e prestação de serviços nas diversas linhas de produto que disponibiliza”, afirma Lalia Neto. Para isso, o processo de digitalização é uma peça fundamental.
Na Sompo Seguros, os investimentos em tecnologia da informação feitos nos anos recentes foram cruciais para a disponibilização de uma série de serviços que agregaram valor ao seguro e incrementaram a jornada do cliente junto à seguradora. Todas as informações das apólices e a Assistência 24 Horas podem ser solicitadas pelos segurados via App. Já os corretores de seguros acompanharam o lançamento de novos sistemas de cotação, processos digitais que tornaram as vistorias e regulação de sinistros ainda mais ágeis, além de novas ferramentas nos portais do corretor que contribuem com a gestão das carteiras mantidas junto à companhia.
Um fator relevante é que esse processo deve acontecer mantendo a reconhecida política de Portas Abertas da Sompo Seguros. A companhia conta atualmente com mais de 26 mil corretores e 69 assessorias de seguros parceiros em todo o Brasil e, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a equipe comercial manteve um ritmo de mais de 800 reuniões mensais de negócios e de suporte estratégico aos parceiros.
Lalia Neto avalia que a pandemia provocou mudanças profundas nas relações sociais e profissionais, o que vai exigir um esforço significativo dos agentes do mercado segurador para compreender e atender às novas formas de interação e demandas do novo consumidor. “O processo de digitalização será crucial, como também deverá acontecer uma adaptação do tradicional contato face to face”, analisa. “Mas, com certeza, o contato próximo e humano ainda será o principal diferencial para conquistar a confiança do cliente. Resumindo: acredito que o balanceamento adequado entre o ‘físico’ e o ‘digital’ será o diferencial competitivo no futuro”, ressalta o executivo.

Trajectory

Apesar de recém-chegado, o novo CEO da Sompo Seguros já conhece bem e acompanha a evolução da companhia nos anos recentes. Inclusive, seu ingresso no mercado de seguros aconteceu em uma das empresas do grupo. “Quando jovem, não conhecia a indústria de seguros. Fiz um bacharelado e pós-graduação em Física e como decidi não seguir carreira acadêmica, comecei a buscar uma oportunidade. Tomei conhecimento de uma seguradora que havia aberto um programa e, depois de todo o processo de seleção, fui aprovado como trainee. Essa companhia era a Yasuda Seguros, uma das companhias que mais tarde dariam origem à marca Sompo Seguros no Brasil”.
Em quase quatro anos na empresa, amealhou resultados, como ser o mais jovem profissional a assumir uma posição executiva e estar à frente da carteira de automóvel, que representava 60% do volume de prêmios da companhia, com a qual alcançou redução de 6% na sinistralidade num período em que o mercado enfrentava desafios. “Foi nesse período que desenvolvi minha paixão pelo segmento e decidi construir uma carreira na área”, lembra.
Em mais de 27 anos dedicados ao mercado, Lalia Neto vivenciou as várias transformações do segmento. Também ocupou cargos como os de diretor Técnico e de Produtos em praticamente todos os ramos, incluindo Automóvel, P&C, Transporte, Vida, Previdência, Capitalização e Saúde. Também foi chief risk officer para o Brasil e América Latina e CEO em duas das dez maiores companhias do mercado. “Passei por várias companhias, convivi com muitos profissionais trabalhando em várias culturas e estive à frente de projetos bastante desafiadores. Agora decidi vir para a Sompo, com a motivação de voltar a uma casa em que aprendi muito, com valores muito alinhados aos meus e que foi o pilar de formação da minha carreira”.

You may be interested

Digitalizar a empresa é o caminho para ter mais eficiência
SIS Innov & Tech
47 Vizualizações
SIS Innov & Tech
47 Vizualizações

Digitalizar a empresa é o caminho para ter mais eficiência

Publicação - 27 de março de 2024

Embora o meio físico e as relações interpessoais sejam importantes, não considerar os canais digitais pode limitar significativamente o alcance e o engajamento de uma companhia com…

CNseg e demais Confederações aprimoram políticas públicas por meio de Fórum
CNseg
75 Vizualizações
CNseg
75 Vizualizações

CNseg e demais Confederações aprimoram políticas públicas por meio de Fórum

Publicação - 27 de março de 2024

Com o objetivo permanente na defesa dos interesses do mercado segurador e estreitamento na discussão de temas comuns a diversos setores econômicos do país, a Confederação Nacional…

Grupo Bradesco Seguros lança cursos preparatórios das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA
Grupo Bradesco Seguros
117 Vizualizações
Grupo Bradesco Seguros
117 Vizualizações

Grupo Bradesco Seguros lança cursos preparatórios das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA

Publicação - 27 de março de 2024

O Grupo Bradesco Seguros passou a disponibilizar, este ano, em sua plataforma Universeg, voltada para o aprendizado dos corretores, cursos preparatórios para as certificações ANBIMA (CPA-10, CPA-20…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin