00:00:00
24 Feb

Distribuição de produtos são destaque em boxe da Conjuntura CNseg nº 38

25 de março de 2021
296 Visualizações

O boxe de Produção Acadêmica da edição nº 38 da Conjuntura CNseg – publicada pela Confederação Nacional das Seguradoras – reúne seis artigos – quatro com foco na distribuição de seguros e dois na área de mercado e produto. No artigo Como Fidelizar Clientes de uma Corretora de Seguros na Era Digital, os autores avaliaram o desempenho dos produtos ofertados, a qualidade do atendimento, a probabilidade de fazer novos negócios, entre outros assuntos correlatos. A conclusão da pesquisa é que o preço figura, sim, como um fator muito importante para a escolha, mas destaca que a indicação por familiares ou amigos tem poder de influência muito alto na decisão de compra.

Outro estudo, Controle interno: um estudo de caso em uma corretora de seguros, busca entender como uma corretora nos dias de hoje executa o controle de seus ativos, passivos, despesas e receitas.

Já o artigo Competição em preços entre corretores de seguros de automóveis avalia como os corretores influenciam o prêmio final do seguro. Adaptando o modelo teórico de Stahl ao mercado de seguros de automóveis brasileiro, conclui-se que os corretores escolhem sua comissão em função decrescente do prêmio requerido pela seguradora.

Outro trabalho debruça-se sobre um Plano de negócio: Análise de viabilidade para abertura de uma corretora de seguros na região da grande Florianópolis. A rigor, estuda os diversos requisitos para se abrir uma corretora de seguros, como os conceitos de seguro, corretagem, planos de negócio, empreendedorismo etc.

O trabalho Efeitos longitudinais da concentração setorial sobre as receitas e lucros do mercado segurador brasileiro dedica-se a identificar o efeito da concentração em diferentes ramos do mercado segurador no Brasil sobre a arrecadação de prêmios e a lucratividade. Para cada ramo, calculou-se os principais índices de concentração adotados na literatura empírica: Índice Herfindahl–Hirschman, Razão de Concentração e Índice de Entropia de Theil.

Um diagnóstico de como a Operação Lava Jato produziu efeitos na venda e na sinistralidade da apólice de Responsabilidade Civil de Administradores e Diretores (D&O) consta também da nova edição da Conjuntura CNseg. O artigo Operação Lava Jato: Impactos no Mercado Segurador de Responsabilidade Civil de Executivos conclui que a operação contra corrupção teve papel significativo no aumento da oferta e da procura por seguro D&O no Brasil. Antes, contudo, produziu um aumento severo da sinistralidade.

Assessoria de Imprensa CNseg

You may be interested

Minsait firma parceria com Governo do Amapá
Interesse Público
16 Vizualizações
Interesse Público
16 Vizualizações

Minsait firma parceria com Governo do Amapá

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AP), firmou uma importante parceria com a Minsait, empresa de transformação digital e TI do…

A Lei Complementar 213 coloca em perspectiva um novo mercado
Artigo
12 Vizualizações
Artigo
12 Vizualizações

A Lei Complementar 213 coloca em perspectiva um novo mercado

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

A lei complementar 213, que regulamenta as associações de proteção veicular, sancionada em janeiro pelo presidente da República e publicada no diário Oficial da União em dia…

EZZE anuncia vencedores e já prepara nova edição da campanha
Ezze Seguros
34 Vizualizações
Ezze Seguros
34 Vizualizações

EZZE anuncia vencedores e já prepara nova edição da campanha

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

A EZZE acaba de anunciar os corretores premiados na primeira edição da campanha "EZZE do Milhão", iniciativa que computou a emissão de apólices de seguros Auto Individual,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

BVIX chega ao mercado com foco na inovação
Interesse Setor
51 Vizualizações
51 Vizualizações

BVIX chega ao mercado com foco na inovação

Publicação - 24 de fevereiro de 2025
Brasilseg alcança aumento de 13,6% no lucro líquido
Brasilseg
31 Vizualizações
31 Vizualizações

Brasilseg alcança aumento de 13,6% no lucro líquido

Publicação - 24 de fevereiro de 2025
Grupo HDI promove campanha Cresça com o Auto
Grupo HDI
33 Vizualizações
33 Vizualizações

Grupo HDI promove campanha Cresça com o Auto

Publicação - 24 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin