00:00:00
29 Mar

Seguro Condomínio: a importância da cobertura de responsabilidade civil

1 de março de 2021
278 Visualizações

Por mais eficiente e preventiva que seja a gestão condominial, situações inesperadas podem acontecer, como acidentes envolvendo moradores ou funcionários, e é preciso entender de quem são essas responsabilidades para a resolução rápida e correta do caso. Diante disso, o Porto Seguro Condomínio destaca os pontos fundamentais sobre responsabilidade civil do condomínio e do síndico, além das coberturas disponíveis para protegê-los.
Segundo Antonio Santos, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro, quando o assunto é responsabilidade civil, há uma grande oportunidade de esclarecer papéis e responsabilidades em situações inesperadas, sendo essencial uma cobertura que garanta respaldo ao condomínio — seja para terceiros, colaboradores, condôminos e até o próprio síndico.
O que acontece nas áreas comuns, como acidentes com pessoas ou avarias a bens materiais, normalmente é de responsabilidade do condomínio. Se o ocorrido for ligado à gestão, o síndico também pode ser responsabilizado. “O fato é que as situações que causam danos a terceiros nem sempre são fáceis de resolver, por isso um seguro bem contratado, amparando os riscos que o condomínio está sujeito, é um grande aliado do síndico”, pondera Antonio.
“Para isso, no seguro do condomínio existem coberturas específicas para danos causados à terceiros, como a cobertura de Responsabilidade Civil Condomínio, que garante os danos corporais ou materiais causados a moradores e visitantes, e a cobertura de Responsabilidade Civil do Síndico, que ampara os danos corporais ou materiais causados a terceiros, pelo síndico, por alguma falha em sua gestão”, reforça.
Outra situação que gera muitas dúvidas é quando ocorre algum dano aos veículos que estão no condomínio. “Para isso há a algumas coberturas, como a de Responsabilidade Civil Guarda de veículos Simples, que garante o reembolso em caso de incêndio ou assalto dos carros dos moradores, visitantes ou clientes, quando estiverem estacionados dentro do empreendimento”, explica o gerente. “Para garantir também a colisão é só contratar a cobertura Responsabilidade Civil Guarda de Veículos Ampla, no entanto para estar amparado o condomínio precisa ter manobrista”, alerta. “Há também a cobertura RC Portões, que cobre danos aos veículos por portões ou cancelas do condomínio”, complementa.
O síndico precisa conhecer as necessidades e os riscos que o seu condomínio pode correr. “Só a partir daí, terá condições de avaliar quais garantias e os tipos de cobertura que precisam ser contratadas e fazer a escolha mais adequada e completa”, aconselha Antonio. Essas informações deverão ser alinhadas com o Corretor de seguros habilitado, que poderá explicar quais são essas garantias, de forma que o síndico fique ciente sobre o que o condomínio terá direito. “Assim, é possível evitar gastos inesperados, que comprometam o fluxo de caixa, bem como a sustentabilidade financeira do condomínio”, alerta Santos. “Além de apoiar o Síndico, para que ele não seja prejudicado em situações mais graves”, conclui.
Para mais informações sobre as coberturas do Porto Seguro Condomínio, acesse: portoseguro.com.br/seguro-condominio.

Imagem Corporativa

You may be interested

Café CVG-SP promove debate com a Susep
CVG-SP
72 Vizualizações
CVG-SP
72 Vizualizações

Café CVG-SP promove debate com a Susep

Publicação - 28 de março de 2024

Não são poucas as dúvidas do mercado de seguros em relação ao Open Insurance, que já entrou em sua segunda fase de implantação. Para trazer mais luz…

Seguro empresarial para o segmento de estética, moda e beleza ganham espaço
Bradesco Seguros
63 Vizualizações
Bradesco Seguros
63 Vizualizações

Seguro empresarial para o segmento de estética, moda e beleza ganham espaço

Publicação - 28 de março de 2024

Em 2023, o segmento de Estética, Moda e Beleza representou mais de 16% do total em comparação com os demais segmentos na carteira do seguro Empresarial na…

Hero Seguros se destaca faturando mais de R$ 60 milhões em 2023
Interesse Mercado
72 Vizualizações
Interesse Mercado
72 Vizualizações

Hero Seguros se destaca faturando mais de R$ 60 milhões em 2023

Publicação - 28 de março de 2024

Em apenas dois anos, a Hero Seguros, insurtech disruptiva, emergiu como um dos principais players no setor de seguros-viagem e vem reinventando a forma como os brasileiros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin