Marcado para 24 de fevereiro, às 13 horas, no canal do Youtube do CVG-RJ: https://youtu.be/cz1CFgIIxXo “Os Desafios da Distribuição de Seguros pós Covid no Brasil e na Europa” será um dos maiores acontecimentos realizados pelas entidades do setor neste início de ano.
A grande atração do evento será e o especialista, de projeção internacional, o espanhol César García González. Advogado, doutor em Direito de Seguros, corretor, conselheiro do escritório RSA, em Portugal. Delegado da Associação Profissional de Mediadores de Seguros (Apromes-Portugal). É gerente de sinistros da Mapfre Brasil e diretor de sinistros de várias seguradoras, além de assessor jurídico.
Na avaliação de Garcia, “o evento vai ajudar aos profissionais da indústria seguradora brasileira a refletirem sobre o desenvolvimento das suas atividades”.
Conhecer o que está ocorrendo na Europa, segundo o expert, permitirá que “o Brasil se antecipe aos fatos”. Além disso, ele destaca que estarão participando do evento Nilton Molina e Henrique Brandão, “dois grandes profissionais e referências do setor segurador, que irão analisar os impactos mais relevantes no Brasil”.
Além da abordagem estatística, Garcia adianta que em sua participação no evento irá expor os caminhos da indústria seguradora na União Europeia.
O mercado brasileiro de seguros, bem como todos os mercados ao redor do mundo, “têm um potencial enorme de crescimento, pois cada vez mais, os riscos são maiores e os desafios também. Sem seguro nada disso poderá se desenvolver”, afirma Garcia.
Entretanto, ele acredita que “para crescer com firmeza, é preciso formação financeira, que não pode ser feita apenas nas escolas, mas também pelos distribuidores, pois quem não conhece os riscos de uma atividade não valoriza o seguro e quem não valoriza o seguro, não irá contratá-lo”, analisa.
Com relação à importância da indústria seguradora no PIB europeu, o especialista explica que “a Europa são muitas Europas. Não dá para comparar o perfil do PIB da Dinamarca, da Bulgária, e outros países, que não utilizam a moeda comum, o Euro, ao perfil do PIB da Itália, Bélgica, etc, que mesmo sendo da zona do Euro, possuem modelos de produção bem diferentes”.
Feitas estas considerações, o professor Garcia diz que “podemos considerar que a média de participação do seguro no PIB europeu gira em torno de 6%, levando-se em conta que o PIB da zona do Euro, em 2019, foi de 11.935.526,00 milhões de Euros, o montante aproximado dos prêmios foi de 716.131,56 milhões de Euros. Um dos efeitos da Covid-19 é a queda no PIB da zona do Euro de aproximadamente 7% (dados ainda por fechar)”, afirma, acrescentando:
“Considerando-se que os dados estatísticos ainda não foram fechados, estima-se uma queda na distribuição de seguros nas novas contratações de aproximadamente 55% e de cerca de 8% na arrecadação dos prêmios”.
Embora julgue prematuro emitir qualquer previsão de crescimento para o setor em 2021, Garcia afirma que a maioria dos analistas tem feito uma estimativa de crescimento em torno de 3% a 3,5%.
“Na minha opinião, esses percentuais vão variar muito segundo os ramos. Saúde, por exemplo, já experimenta um crescimento de dois dígitos e vida poupança/investimento, está em queda.
Para os profissionais do setor ele deixa algumas dicas para continuarem investindo e acreditando no seu crescimento: apostar na digitalização humanizada; procurar nichos de mercado atraentes para o cliente, não para a seguradora (riscos de baixa sinistralidade) e nem para o distribuidor (alto comissionamento.)
“A pandemia acelerou muitas mudanças no mercado e impulsou os processos de digitalização da economia, dos modelos de produção e do relacionamento com os clientes. Além disso, ajudou muito a valorizar o que é o seguro, e para que serve”, concluiu.
A primeira iniciativa internacional do CVG-RJ de 2021 é aberta ao público e será mediada pelo presidente do CVG-RJ, Octávio Perissé, e pelo vice-presidente do CVG-RJ, Enio Miraglia. Além de César Garcia irão participar do debate: o presidente do Sincor-RJ, Henrique Brandão, o presidente do Conselho de Administração da MAG Seguros e do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, Nilton Molina.
Serviço:
Evento virtual: Almoço com Seguro
Tema: Os Desafios da Distribuição de Seguros pós Covid no Brasil e na Europa
Palestrantes: César García González, Henrique Brandão e Nilton Molina
Moderação: Octávio Perissé e Enio Miraglia
Dia: 24 de fevereiro de 2021
Horário: 13 horas Canal do CVG-RJ no Youtube: youtube.com/watch?v=cz1CFgIIxXo&feature=youtu.be
VTN Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…