00:00:00
23 Jan

Mulheres conquistam mais espaço no mercado de Segurança Patrimonial

1 de fevereiro de 2021
143 Visualizações

A Security Segurança e Serviços, empresa com 40 anos de atuação no mercado de Segurança Patrimonial, facilities e tecnologia em segurança, tem, em parceria com seus clientes, contribuído para a ascensão das mulheres no mercado de vigilância. “Nossos parceiros têm atuado na busca da equidade de gênero e na inserção de minorias em suas atividades e estão abrindo um espaço cada vez maior para o efetivo feminino em posições de vigilância, reforçando que as habilidades emocionais e o perfil feminino podem ser um diferencial importante em determinados postos de trabalho, como naqueles que exigem comunicação com o público externo”, destaca Renata De Luca, Chief Human Resources Office da Security Segurança e Serviços. A executiva destaca ainda que os gestores de segurança de grandes empresas estão em busca de um equilíbrio nas contratações, oferecendo mais oportunidades para que as mulheres cresçam e ocupem os espaços.

Aposta do mercado na capacidade da mulher
Dois ótimos exemplos para ilustrar esse equilíbrio nas contratações são o que a Heineken Brasil e a Samsung vêm fazendo em parceria com a Security.

A Heineken tem atuado para fortalecer o empoderamento feminino dentro de suas instalações, inclusive na área de Segurança Patrimonial. “Temos uma agenda de inclusão e diversidade em nossa empresa. Esse tema é tratado em todos os níveis da companhia. Para nós, em Segurança Empresarial, não poderíamos agir diferente, pois estamos inseridos na estratégia de proteção das pessoas e do negócio”, destaca Antônio de Barros Mello Neves, Sênior Manager Corporate Security da Heineken Brasil. Para o gestor, “lugar de mulher é onde ela quiser”, por isso acredita que as empresas devem contratar pessoas por competências e não apenas pelo fator gênero. “Ainda que temas como equidade de gêneros, inclusão e diversidade, estejam sendo trabalhados pelas empresas, ainda se tem um longo caminho a percorrer”.

De acordo com o Estudo do Setor da Segurança Privada (ESSEG) publicado em 2019 pela FENAVIST (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores), apenas 9,7% do quadro de profissionais é composto por mulheres. “Aqui na Heineken Brasil temos o orgulho de anunciar um efetivo feminino de segurança em 42% e esperamos alcançar os 50% em 2021”, reforça Antônio de Barros Neves.

Já a Samsung apostou em uma mudança significativa do quadro de colaboradores que cuidam da segurança patrimonial da empresa ao abrir vagas para um maior número de mulheres nesta função. O analista de Segurança Patrimonial da Samsung, Darlan Lima De Santana, comenta que as mulheres são peças fundamentais na operação de segurança: “Elas são detalhistas e possuem bastante responsabilidade com a atividade exercida. Com a soma destes fatores, são cada vez mais ativas nos postos e operações de segurança. Hoje, 50% dos cargos são ocupados por mulheres, que marcam presença em áreas como portaria e VTR (viatura)”.

A desigualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho deve ser combatida pelos benefícios que a mulher pode trazer, por exemplo, na sensibilidade para perceber detalhes, administrar contextos de forma diferenciada, bem como no dinamismo no trabalho, o que gera resultados positivos para as organizações. A coordenadora de psicologia corporativa da Security, Ana Lucia de Barros Torres, comenta um pouco sobre essas características: “em nosso segmento as mulheres se diferenciam por características como: conseguir prestar atenção em vários pontos ao mesmo tempo, ser firmes sem perder a simpatia e por administrarem bem pressão e conflitos”.

A segurança na prática
A oportunidade e a paixão por querer ter uma profissão que é respeitada e não acreditar que existem atividades determinadas por gênero, tornou o setor de segurança uma área escolhida pelas mulheres. Como o setor tem particularidades de procedimentos, por exemplo a organização das tarefas por escala, o segmento permite conciliar vida familiar e trabalho. Para Renata De Luca, “isso é importante porque a mulher consegue alternar dias de folga e de serviço ou ter uma escala com horário limitado, o que ajuda muito na qualidade de vida”.

Para as mulheres, que são parte fundamental da renda familiar, trabalhar com segurança é importante, pois é uma profissão reconhecida, com boa remuneração e muitas empresas contratam em início de carreira, permitindo que a pessoa adquira formação dentro da própria companhia. “Acreditamos que há um consenso natural sobre a presença da mulher neste mercado, uma vez que a Segurança Patrimonial passou a ser percebida mais como uma atitude de prevenção, com equipe capacitada e formada, do que como força física ou presença ostensiva apenas”, finaliza a CHRO da Security.

Conheça mais sobre a Security acessando:
https://www.sousecurity.com.br/
https://www.sousecurity.com.br/blog

R S Press

You may be interested

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos
Previsul
6624 Vizualizações2
Previsul
6624 Vizualizações2

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos

Publicação - 24 de maio de 2019

A viagem foi a premiação final da Campanha Sou + Previsul de 2018 Dez corretores da Previsul Seguradora tiveram uma experiência com muita inovação e tecnologia na…

Fenacor cria projeto para orientar Sindicatos na CCT – Convenção Coletiva do Trabalho
Fenacor
50 Vizualizações
Fenacor
50 Vizualizações

Fenacor cria projeto para orientar Sindicatos na CCT – Convenção Coletiva do Trabalho

Publicação - 21 de janeiro de 2022

A Fenacor criou o “Projeto CCT” para servir de base nas negociações da Convenção Coletiva do Trabalho, seja no aspecto administrativo ou jurídico, entre outros. A coordenação…

Evolução da gestão de riscos ASG no setor segurador é tema de estudo
CNseg
52 Vizualizações
CNseg
52 Vizualizações

Evolução da gestão de riscos ASG no setor segurador é tema de estudo

Publicação - 21 de janeiro de 2022

A Confederação Nacional das Seguradoras - CNseg está apoiando um estudo conduzido pelos pesquisadores do Programa de Planejamento Energético da Coppe e da Coppead da UFRJ sobre…

Icatu foca em mercado imobiliário com atualização do Icatu Garantia de Aluguel
Icatu Seguros
79 Vizualizações
Icatu Seguros
79 Vizualizações

Icatu foca em mercado imobiliário com atualização do Icatu Garantia de Aluguel

Publicação - 21 de janeiro de 2022

A nova rotina de home office e ensino a distância trazida pela pandemia alterou a relação das pessoas com suas moradias, o que fez o mercado imobiliário…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin