00:00:00
22 Nov

Mulheres conquistam mais espaço no mercado de Segurança Patrimonial

1 de fevereiro de 2021
299 Visualizações

A Security Segurança e Serviços, empresa com 40 anos de atuação no mercado de Segurança Patrimonial, facilities e tecnologia em segurança, tem, em parceria com seus clientes, contribuído para a ascensão das mulheres no mercado de vigilância. “Nossos parceiros têm atuado na busca da equidade de gênero e na inserção de minorias em suas atividades e estão abrindo um espaço cada vez maior para o efetivo feminino em posições de vigilância, reforçando que as habilidades emocionais e o perfil feminino podem ser um diferencial importante em determinados postos de trabalho, como naqueles que exigem comunicação com o público externo”, destaca Renata De Luca, Chief Human Resources Office da Security Segurança e Serviços. A executiva destaca ainda que os gestores de segurança de grandes empresas estão em busca de um equilíbrio nas contratações, oferecendo mais oportunidades para que as mulheres cresçam e ocupem os espaços.

Aposta do mercado na capacidade da mulher
Dois ótimos exemplos para ilustrar esse equilíbrio nas contratações são o que a Heineken Brasil e a Samsung vêm fazendo em parceria com a Security.

A Heineken tem atuado para fortalecer o empoderamento feminino dentro de suas instalações, inclusive na área de Segurança Patrimonial. “Temos uma agenda de inclusão e diversidade em nossa empresa. Esse tema é tratado em todos os níveis da companhia. Para nós, em Segurança Empresarial, não poderíamos agir diferente, pois estamos inseridos na estratégia de proteção das pessoas e do negócio”, destaca Antônio de Barros Mello Neves, Sênior Manager Corporate Security da Heineken Brasil. Para o gestor, “lugar de mulher é onde ela quiser”, por isso acredita que as empresas devem contratar pessoas por competências e não apenas pelo fator gênero. “Ainda que temas como equidade de gêneros, inclusão e diversidade, estejam sendo trabalhados pelas empresas, ainda se tem um longo caminho a percorrer”.

De acordo com o Estudo do Setor da Segurança Privada (ESSEG) publicado em 2019 pela FENAVIST (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores), apenas 9,7% do quadro de profissionais é composto por mulheres. “Aqui na Heineken Brasil temos o orgulho de anunciar um efetivo feminino de segurança em 42% e esperamos alcançar os 50% em 2021”, reforça Antônio de Barros Neves.

Já a Samsung apostou em uma mudança significativa do quadro de colaboradores que cuidam da segurança patrimonial da empresa ao abrir vagas para um maior número de mulheres nesta função. O analista de Segurança Patrimonial da Samsung, Darlan Lima De Santana, comenta que as mulheres são peças fundamentais na operação de segurança: “Elas são detalhistas e possuem bastante responsabilidade com a atividade exercida. Com a soma destes fatores, são cada vez mais ativas nos postos e operações de segurança. Hoje, 50% dos cargos são ocupados por mulheres, que marcam presença em áreas como portaria e VTR (viatura)”.

A desigualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho deve ser combatida pelos benefícios que a mulher pode trazer, por exemplo, na sensibilidade para perceber detalhes, administrar contextos de forma diferenciada, bem como no dinamismo no trabalho, o que gera resultados positivos para as organizações. A coordenadora de psicologia corporativa da Security, Ana Lucia de Barros Torres, comenta um pouco sobre essas características: “em nosso segmento as mulheres se diferenciam por características como: conseguir prestar atenção em vários pontos ao mesmo tempo, ser firmes sem perder a simpatia e por administrarem bem pressão e conflitos”.

A segurança na prática
A oportunidade e a paixão por querer ter uma profissão que é respeitada e não acreditar que existem atividades determinadas por gênero, tornou o setor de segurança uma área escolhida pelas mulheres. Como o setor tem particularidades de procedimentos, por exemplo a organização das tarefas por escala, o segmento permite conciliar vida familiar e trabalho. Para Renata De Luca, “isso é importante porque a mulher consegue alternar dias de folga e de serviço ou ter uma escala com horário limitado, o que ajuda muito na qualidade de vida”.

Para as mulheres, que são parte fundamental da renda familiar, trabalhar com segurança é importante, pois é uma profissão reconhecida, com boa remuneração e muitas empresas contratam em início de carreira, permitindo que a pessoa adquira formação dentro da própria companhia. “Acreditamos que há um consenso natural sobre a presença da mulher neste mercado, uma vez que a Segurança Patrimonial passou a ser percebida mais como uma atitude de prevenção, com equipe capacitada e formada, do que como força física ou presença ostensiva apenas”, finaliza a CHRO da Security.

Conheça mais sobre a Security acessando:
https://www.sousecurity.com.br/
https://www.sousecurity.com.br/blog

R S Press

You may be interested

Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Icatu Seguros
29 Vizualizações
Icatu Seguros
29 Vizualizações

Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…

Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
180 Seguros
37 Vizualizações
180 Seguros
37 Vizualizações

Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
57 Vizualizações
Lojacorr
57 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin