A 5ª edição do SURA Talks, série de lives realizada pela Seguros SURA para apoiar micro, pequenas e médias empresas, abordou as perspectivas e o novo olhar do varejo em um mundo em transformação, onde o comportamento do consumidor muda constantemente e as empresas reinventam o modelo de negócios para entregar experiências em todos os pontos de contato.
Durante o bate-papo mediado por Cristiano Saab, Vice – Presidente de Canais e Subscrição da Seguros SURA, os convidados James Mattos, Diretor de Vendas e Novos Negócios da Motorola Mobility, e Paula Blini, Gerente de Franchising da Arezzo&Co, compartilharam suas visões sobre a transformação digital acelerada no varejo e as perspectivas para este segmento que, segundo Saab, “é um importante termômetro para entender as mudanças no comportamento do consumidor”.
De acordo com Paula Blini, a aceleração da transformação digital nada mais é do que a concretização de tendências que já estavam acontecendo há alguns anos. Para ela, o que faz a diferença para as marcas se relacionarem com o consumidor é a humanização, “é a empatia somada à tecnologia, que é um meio. O diferencial da transformação digital é o caminho da humanização e da conexão real com o cliente”. Para passar essa percepção ao consumidor, Blini comentou que “a chave é não focar apenas na comunicação do produto, e sim se conectar com o cliente para saber do que ele gosta e assim construir uma comunicação assertiva sobre o que é importante no seu dia a dia, o que vai muito além do produto”.
Para isso, James destacou que o ponto fundamental é aumentar o valor do serviço ou produto para o consumidor de forma progressiva. “Pequenas mudanças em processos e no olhar para o comportamento do consumidor podem fazer grande diferença no negócio, pois as pessoas vão continuar a experimentar novos modelos de consumo e as empresas devem acompanhar esses movimentos”. Como exemplo, James comentou que boa parte da população que comprou pela primeira vez no e-commerce nos últimos meses “experimentou produtos e serviços diferentes no ambiente digital e quem entendeu o valor da tecnologia em benefício próprio, certamente continuará nessa realidade conectada”.
Diante disso, os executivos enfatizaram que ações orientadas para que o consumidor se sinta acolhido, independente se estiver no ambiente físico ou digital, é um dos caminhos para a comunicação transparente e assertiva desta nova era.
A 5ª edição do SURA Talks está disponível no canal do Youtube da Seguros SURA Brasil. O projeto é resultado da iniciativa Empresas SURA, ecossistema de conhecimento com orientação gratuita para aumentar a competitividade das MPMEs.
DFREIRE Comunicação e Negócios
You may be interested
Evento aborda desafios para mulheres na área de tecnologia
Publicação - 15 de maio de 2024A promoção da diversidade e da inclusão ainda é um grande desafio na área de tecnologia. Para entender esse processo é preciso refletir sobre as questões estruturais…
Allianz aumenta lucro operacional
Publicação - 15 de maio de 2024“Os robustos resultados da Allianz demonstram a qualidade dos nossos fundamentos, o valor da consistência na execução da nossa estratégia e a vantagem da amplitude dos talentos…
GFT inicia 2024 com trimestre sólido
Publicação - 15 de maio de 2024A GFT Technologies SE (GFT) continuou o seu sólido crescimento no primeiro trimestre de 2024, apesar do contínuo ambiente de mercado desafiador. A receita do Grupo aumentou 13% em comparação com o mesmo…