00:00:00
20 Apr

Presidente da Bradesco Saúde participa de webinar sobre Saneamento Básico

21 de julho de 2020
900 Visualizações

O Diretor-presidente da Bradesco Saúde, Manoel Peres, participou na última sexta-feira, 17/7, da webinar “O Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico”, promovida pelo Fórum Inovação Saúde (FIS). O encontro contou com a participação também do Senador Tasso Jereissati, relator da proposta do marco regulatório; de José Gomes Temporão, ex-ministro da saúde; e de Aspásia Camargo, ex-Presidente da Comissão Permanente de Saneamento da ALERj.

Na última quarta-feira, 15/07, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o novo marco legal do saneamento básico, depois de já ter sido aprovado pelo Senado e Câmara dos Deputados. A atualização tem como objetivos a universalização do saneamento e o fornecimento de água potável para 99% da população até o fim de 2033. O texto prevê a prorrogação do prazo para o fim dos lixões e a privatização de estatais do setor, além de extinguir o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto. O projeto também torna obrigatória a abertura de licitação, envolvendo empresas públicas e privadas, e amplia o papel da Agência Nacional de Águas (ANA) como órgão organizador dos investimentos no setor. O novo marco segue à sanção presidencial.

Um estudo do Instituto Trata Brasil mostra que, hoje, no país, cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada e 104 milhões não contam com serviços de coleta de esgoto. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que “15 mil pessoas morrem e 350 mil são internadas no Brasil todos os anos devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico, situação agravada pela pandemia da Covid-19”.

“Sabemos que o saneamento básico está diretamente ligado às questões de saúde e meio ambiente. As doenças infecciosas e contagiosas crescem proporcionalmente à falta de saneamento. Os indicadores de saúde só melhorarão com o desenvolvimento social, a educação e o saneamento básico. Neste período de pandemia do novo coronavírus, essa temática é ainda mais relevante e se faz necessário o debate”, destaca Peres.

Para quem não assistiu, a webinar está disponível no canal do FIS no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_VM8pOC7Mr8

Approach Comunicação

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
56 Vizualizações
Luto no Setor
56 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo.O velório acontecerá amanhã (20/04) das 10h…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
72 Vizualizações
CNseg
72 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
66 Vizualizações
Sindsegnne
66 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin