00:00:00
20 Apr

Como as empresas devem se preparar para o retorno dos funcionários

6 de julho de 2020
594 Visualizações

Enquanto você lê este artigo, seis em cada dez brasileiros (60%) estão trabalhando de casa, segundo pesquisas publicadas nas últimas semanas. São, em sua imensa maioria, pessoas que seguiam suas rotinas profissionais normalmente, o que incluía deslocamentos físicos por diferentes lugares (o escritório, a fábrica, os clientes, parceiros, etc.)… Isso até o final de fevereiro.

Especialistas e instituições do mundo todo têm tentado compreender os impactos sociais e psicológicos dessa mudança tão abrupta em nosso dia a dia, em que muitas pessoas tiveram, quase do dia para a noite, que adequar cotidianos inteiros no espaço de suas casas. Os estudos já observam aumento de estresse, ansiedade e até depressão, segundo os resultados divulgados de forma inicial.

No entanto, empresas de diversos ramos de atuação devem se preparar desde já para que o retorno de seus funcionários seja mais organizado do que a forma repentina e necessária da ida para a quarentena, suavizando os possíveis impactos dessa volta para um cotidiano diferente daquele deixado no final de fevereiro.

Esse retorno inicia-se antes do retorno. É isso mesmo: a primeira ação deve ser colocada em prática agora, disponibilizando aos funcionários palestras curtas, gravadas em cerca de 20 minutos, com temas motivacionais que tragam equilíbrio emocional à situação atual e demonstrando que isso é passageiro. Temas como performance em casa para a organização dessa nova rotina de trabalho, de transparência de ações da própria empresa no sentido da saúde organizacional e ações para manter o sentimento de equipe mesmo estando separados.

Tão importante como as ações acima, é criar um canal de interação para identificar os funcionários que apresentaram os sintomas comuns da covid-19, testaram positivo para a doença durante o confinamento, e/ou conviveram com alguém (parente ou amigo) infectado, mantendo a privacidade e preservando a saúde de todos. Neste caso, o RH precisa possuir um plano estabelecido de como lidar com cada caso, isto é, com prazos, medidas e respostas possíveis a cada um.

É fundamental que a empresa prepare um plano de comunicação para o efetivo retorno, que poderá servir tanto para marcar o fim do período crítico da crise, agradecendo a todos pelos esforços durante a quarentena, como para apresentar os novos protocolos de segurança.

Esses protocolos – que também devem estar sendo produzidos desde já – incluem ações internas de higienização de espaços e objetos, regras de convivência entre os funcionários e a criação de novas normas de descarte de qualquer ferramenta ou objeto compartilhado. Em alguns casos, será necessária a própria abolição deles.
Vale lembrar que, nas regras de convivência pós-pandemia, deverão estar claras também medidas temporárias, como espaçamento entre as pessoas, uso de máscara durante a jornada de trabalho e a suspensão de reuniões e encontros com aglomeração presencial.

Os desafios financeiros da empresa devem ser apresentados a todos e, tão importante quanto, é dizer que cada um será peça fundamental para se vencer toda recessão causada pela quarentena. É o momento de falar que todos estão no mesmo barco e que as decisões serão sempre tomadas e executadas com transparência. Isso ajuda a quebrar possíveis circulações de boatos e informações falsas pós-retorno.

Os membros do RH são importantes na orientação dessa primeira semana de retorno: posicionados estrategicamente, podem servir de guias para os novos protocolos da vida social.

Disponibilizar material online para que os empregados possam tirar dúvidas e acessar informações sobre as regras criadas também deverá estar no plano.

MARIO MORAES – Gerente Executivo de RH

Foto: revistanovafamilia.com.br

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
52 Vizualizações
Luto no Setor
52 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo.O velório acontecerá amanhã (20/04) das 10h…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
71 Vizualizações
CNseg
71 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
65 Vizualizações
Sindsegnne
65 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin