00:00:00
22 Nov

Durante os blocos de rua, automóvel é alvo de bandidos

18 de fevereiro de 2020
303 Visualizações

Amplamente divulgado, a cidade de São Paulo realiza esse ano o maior carnaval da sua história e um dos mais importantes do Brasil. Com expectativa de público de 15 milhões de pessoas, segundo estimativa, a festa paulistana se consolida como uma das principais do País. Esse movimento também desperta a atenção dos bandidos: um levantamento inédito feito pela Ituran Brasil, líder global em rastreamento veicular analisou dados do carnaval em 2019 e constatou que o Palio é o veículo mais visado pelos bandidos durante o carnaval. Outros modelos como Ford KA (16%), HB20 (13%), Fox e Gol (11%) também compõem a lista de predileção em caso de roubo e furto.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran Brasil, o risco aumenta no período – uma vez que os automóveis ficam estacionados na rua por longo espaço de tempo. “Um veículo demora poucas horas para ser totalmente desmontado e, até o folião perceber a perda, o patrimônio já desapareceu”, explica Boutti.  A proporção de roubo é 53% durante os Festejos de Momo, enquanto furto registrou 47%.

As cores Prata (30,11%), Preta (24,27%) e Branca (22,07%) são preferidas pelos bandidos durante o período. A cor Prata lidera o ranking em todas as zonas da capital e litoral.

Os bairros de São Mateus (17%), Taboão da Serra (13%) e Itaim Paulista (13%) são os que registram o maior volume de furtos e roubos.

São Matheus (21%), Vila Matilde (14%) e Fazenda da Juta (14%) são os locais de maior furto de veículos. Já Taboão da Serra (20%), Guaianazes (13%), Grajaú (13%) e Itaim Paulista (13%) concentram o maior índice de roubo. “Os foliões estacionam os veículos próximos de estações de metrô ou pontos de conexão com transporte público e, posteriormente, se deslocam para os blocos e eventos. Sabendo disso, os ladrões atacam!”, analisa Boutti, que dá uma dica importante de prevenção: “deixem os veículos em estacionamentos fechados e com seguro, pois isso previne o furto e a abordagem no embarque e desembarque do veículo”.

Segundo o especialista, alguns equipamentos eletrônicos usados por bandidos possibilitam escapar dos rastreadores via satélite. “O nome do aparelhinho é jammer, mais conhecido como capetinha. Os criminosos compram o equipamento pela internet. Oficialmente, ele serve para bloquear o sinal de telefones celulares, mas os ladrões usam o aparelho para impedir que o sinal dos chegue até o satélite. Por isso, também utilizamos RF (Rádio Frequência), que o sinal não consegue ser inibido nas grandes metrópoles”, enfatizou Boutti. O levantamento mostra que 40,6% dos sinistros ocorrem no período da noite.

Boutti destaca que o uso do Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou o conceito de percepção de um evento de roubo e furto. “A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Na prática, a Inteligência Artificial (IA) já nos permite detectar padrões não usuais no comportamento dos clientes, ou seja, o sistema nos comunica automaticamente de um comportamento fora do padrão. Muitas vezes localizamos o carro, antes mesmo do cliente se der conta que sofreu um furto”, alerta. O estudo mostrou que os carros populares são os preferidos no período de carnaval 79,12%.

Tamer Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
41 Vizualizações
Unimed
41 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
50 Vizualizações
Bradesco Seguros
50 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
43 Vizualizações
Allianz Partners
43 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin