A diretora executiva de Clientes da Qualicorp, Juliana Pereira, participou nesta semana de dois diferentes fóruns que tiveram como tema principal a proteção de dados no Brasil. Na terça-feira (15), Juliana integrou o “Seminário de Proteção de Dados”, realizado em São Paulo (SP) pelo Grupo Padrão.
Durante o evento, os participantes abordaram os principais aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para entrar em vigor no Brasil em 16 de agosto de 2020. Entre os assuntos debatidos no contexto da nova lei estavam: como se adaptar, quais as consequências, o que muda no relacionamento entre empresa e cliente, a possibilidade de Autorregulaçao e o papel da ANPD.
Juliana ministrou uma palestra que teve como tema “LGPD: Os principais desafios para o setor de saúde”. A executiva destacou que o segmento de saúde lida com dados pessoais sensíveis e que o compartilhamento de informações é inerente a essa área. “A principal incumbência de quem trabalha com dados do consumidor é entender, do ponto de vista prático, como a questão da privacidade está sendo tratada e como a empresa conversa com o cliente sobre esse assunto”.
A diretora lembrou que uma tendência da área da saúde é o resgate do médico de família, ou médico de referência, e o conceito de atenção primária à saúde (APS). “Porém, para promover esse cuidado com visão holística da pessoa é preciso reunir informações e tratá-las, de forma a oferecer um cuidado contínuo e integrado à saúde.”
Na quarta-feira (16), Juliana Pereira participou do “Seminário Privacidade, Mercado e Concorrência: perspectivas para a proteção de dados pessoais no Brasil”, realizado em Brasília (DF) pela Universidade de Brasília (UNB) e pela Universidade de São Paulo (USP).
O evento contou com painéis sobre temas relativos à proteção de dados, autorregulação e Direito da Concorrência. A diretora da Qualicorp integrou o debate que teve como tema “Autorregulação regulada: perspectivas para a construção de uma modelagem regulatória responsiva na proteção de dados”.
A executiva destacou a trajetória e a importância da criação da Lei Geral de Proteção de Dados e a necessidade de as empresas se adequarem às novas normas. “A LGPD traz inúmeras oportunidades e até incentiva as empresas à adoção de boas práticas na governança do tratamento de dados. Podemos começar pela nossa atuação na transparência com o cliente, na clareza da finalidade e no consentimento, que é ato de soberania do titular dos dados, o consumidor”, ressaltou.
Segundo Juliana, assim que a lei foi sancionada, a Qualicorp iniciou um processo interno de adequação. Para isso, a companhia está revisando todos os seus processos, dos mais elementares aos mais complexos, para avaliar as atividades internas que envolvam o tratamento de dados pessoais, incluindo também parceiros e fornecedores.
GBR Comunicação
Foto: Juliana Pereira, Diretora executiva de Clientes.
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…