00:00:00
16 Jan

Zurich se destaca por ações contra os riscos climáticos

26 de setembro de 2019
861 Visualizações

A Zurich Insurance Group (Zurich) toma a frente de ações contra os riscos da mudança climática. Como membro fundador da Net-Zero Asset Owner Alliance, lançada no último dia 23 de setembro pela ONU, a Zurich se compromete com uma carteira de investimentos de emissão zero até 2050. Além disso, a companhia também planeja um novo serviço para ajudar as empresas a administrar melhor os riscos referentes à rápida evolução do clima.

Mario Greco, CEO da Zurich Insurance Group, afirma que os negócios têm uma função essencial na transformação da economia global para abordar a mudança climática. “Na Zurich, estamos determinados a fazer a nossa parte. O Índice Dow Jones de Sustentabilidade recente mostra que a Zurich já ultrapassou 99% de seus colegas, mas queremos ir além. Em junho, fomos a primeira companhia de seguros a assinar o Compromisso Ambição das Empresas pela Meta de 1,5°C e continuamos buscando parceiros focados na promoção de um impacto significativo. Faz sentido em termos econômicos, estratégicos e, acima de tudo, é o certo a ser feito”.

Urban Angehrn, CIO da Zurich Insurance Group, disse que empresas em todo o mundo já enfrentam os desafios associados à mudança climática. “Por essa razão, acreditamos profundamente que proprietários de ativos, como a Zurich, devem tomar providências imediatas para abordar esses desafios, em particular, influenciando mercados de capitais a financiar soluções para os problemas ambientais. Após assinar o compromisso Ambição das Empresas pela Meta de 1,5°C, da ONU, temos o prazer de nos juntar à Asset Owner Alliance, que é um passo importante na transição rumo a uma economia de baixa emissão de carbono.”

Administração de riscos

Os riscos relacionados à mudança climática são, mais do que nunca, um desafio crítico e urgente para as empresas. A Zurich atualizou o seu White Paper “Mitigação dos impactos da mudança climática: respostas da administração de riscos”, que ajuda as empresas e entender a evolução e a situação de seus riscos. O documento também oferece orientações sobre como avaliar exposições, vulnerabilidades e riscos, além de sugestões para administrá-los. Inclui ainda o scorecard da Zurich, que mede o progresso e desenvolvimento em diversas áreas relacionadas à mudança do clima.

Planejando o futuro

A análise da Zurich mostra que as ações comerciais ainda não são suficientes para atender ao objetivo de longo prazo de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C acima de níveis pré-industriais. Ao mesmo tempo, existe uma demanda crescente entre os clientes da companhia para ferramentas de gestão que meçam o impacto da mudança climática. Em resposta, a Zurich lançará em breve um novo Climate Risk Advisory Service.

Construindo parcerias

A Zurich está participando do Fórum Econômico Mundial em diversos projetos relacionados ao clima e prestou suporte inicial ao recém-fundado Centro de Resiliência da Fundação Adrienne Arsht/Rockefeller. Participou também recentemente do Fórum de Desenvolvimento de Seguros, uma parceria público-privada que une o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha, o Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional e outras empresas do setor público-privado para aumentar a proteção de seguros em países expostos ao clima.

Outro programa de sucesso é o Zurich Flood Resilience Alliance, que entra em seu sétimo ano com o compromisso de ampliar a atuação e aumentar para 2 milhões o número de pessoas atendidas. O Zurich Flood Resilience Alliance é uma parceria multisetorial que busca maneiras práticas para ajudar comunidades a aumentar a sua resiliência às inundações – e salvar vidas. A Aliança está trabalhando com a sociedade e organizações humanitárias, tais como a Concern Worldwide, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), Mercy Corps, Plan International e Practical Action, bem como parceiros de pesquisa – o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), a Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE) e o Instituto para Transição Social e Ambiental-Internacional (ISET).

Conteúdo Comunicação

You may be interested

Fenix DFA lança “rastreador digital
Diversos
95 Vizualizações
Diversos
95 Vizualizações

Fenix DFA lança “rastreador digital

Publicação - 16 de janeiro de 2026

Com o avanço exponencial dos ataques de ransomware e o endurecimento das exigências regulatórias, o seguro cibernético tornou-se vital para a continuidade dos negócios. No entanto, muitas…

Expansão com segurança para empresas brasileiras
Allianz Trade
94 Vizualizações
Allianz Trade
94 Vizualizações

Expansão com segurança para empresas brasileiras

Publicação - 16 de janeiro de 2026

Com a recente aprovação do histórico acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que deve ser assinado no próximo dia 17, no Paraguai,…

Mapfre nomeia Fabio Lopes como superintendente comercial do Canal Parcerias
Mapfre
88 Vizualizações
Mapfre
88 Vizualizações

Mapfre nomeia Fabio Lopes como superintendente comercial do Canal Parcerias

Publicação - 16 de janeiro de 2026

A Mapfre, companhia global de seguros e serviços financeiros, anuncia a nomeação de Fabio Lopes como novo superintendente comercial do Canal Parcerias, responsável pelos segmentos de Cooperativas…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Grupo MAG completa 191 anos
MAG Seguros
124 Vizualizações
124 Vizualizações

Grupo MAG completa 191 anos

Publicação - 15 de janeiro de 2026
WordPress Video Lightbox Plugin