00:00:00
23 Nov

Empresas brasileiras não têm cultura de seguro ambiental

24 de setembro de 2019
899 Visualizações

Mesmo com os recentes acontecimentos envolvendo tragédias ambientais, assim como os acidentes que impactaram o meio ambiente causados por empresas de grande porte, ainda são poucas as companhias brasileiras que contratam seguros ambientais. Além de pouca informação sobre os produtos e suas garantias, a falta de obrigatoriedade e os valores praticados parecem ser alguns dos impedimentos para que estes seguros não sejam tão populares entre as empresas. O alerta da LTSeg, corretora de seguros, chama a atenção para uma reflexão dos empresários neste sentido.

O lado positivo é que em 2018 foi registrado um aumento de 18% na venda do seguro de Riscos Ambientais, de acordo com dados da Susep. No entanto, o número ainda é baixo se compararmos com outros países, como Estados Unidos, onde o mercado expandiu consideravelmente nos últimos 10 anos.

“Alguns editais de concorrências públicas incluem, de uma forma relativamente abrangente, a questão da responsabilidade de reparação por danos ambientais e para se adequarem às normas, as empresas utilizam a cobertura de Poluição Súbita dentro da apólice de Responsabilidade Civil. Apesar de amparar algumas ocorrências de danos de poluição, a cobertura possui uma série de restrições, daí a existência do Seguro Ambiental”, explica Caio Timbó, diretor financeiro da LTSeg, executivo com formação em engenharia ambiental.

De acordo com o profissional, o seguro não engloba, por exemplo, casos de poluição gradual ou quando ocorre a percolação de poluentes. Mesmo para os casos de poluição súbita existe um limite de 72 horas de início e fim de ocorrência além de a apólice concentra a proteção nos danos a terceiros sem amparar o próprio segurado. No seguro de Riscos Ambientais, mesmo se tratando de apólice do ramo de Responsabilidade Civil, o próprio segurado pode acionar um sinistro para tratar de uma ocorrência com poluentes em suas instalações, por exemplo.

Para Timbó, das empresas que contratam este tipo de seguro no País, pode-se dizer que a maioria são transportadoras que carregam produtos perigosos. Essas empresas lidam diariamente com o risco de acidentes e tombamentos e, portanto, não só têm uma compreensão maior do impacto direto que podem causar ao meio ambiente como a identificação e responsabilização do acidente ocorre de forma rápida pelos órgãos competentes.

O falso entendimento de que este tipo de seguro só traz custos para a operação, impede os empresários de enxergar outros benefícios ao negócio, como o aumento do valor da empresa no mercado. Atualmente, com as novas políticas ambientais das principais potências mundiais, o seguro ambiental tem se mostrado não somente uma ferramenta de proteção patrimonial, mas também um indicador que corrobora a política e comprometimento das empresas com o meio ambiente.

“A conscientização vem aumentando e a cada nova ocorrência ambiental, mais empresas se atentam para os riscos, mas ainda há muito o que ser discutido neste aspecto e é preciso que o assunto entre na agenda das empresas, seguradoras e poder público para viabilizar uma solução satisfatória”, conclui Timbó.

Mosaike

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
53 Vizualizações
Unimed
53 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
64 Vizualizações
Bradesco Seguros
64 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
49 Vizualizações
Allianz Partners
49 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin